Certamente você tem algum eletrodoméstico em casa que já foi branco, mas hoje está bem amarelado, com aspecto de antigo e desgastado. Certo?
Algumas pessoas acreditam que isso se deve ao tempo de uso e exposição ao ambiente, que não tem jeito de resolver e que o aparelho simplesmente está velho, não há o que fazer.
Pois isso é um grande equívoco!
O amarelado é muito comum mas pode ser muito fácil de ser retirado, basta se utilizar de alguns produtos de fácil aquisição, que talvez você já possua em casa, e fazer uma aplicação simples, embora cuidadosa.
Se você tem esse problema, fique tranquilo, esse conteúdo vai te ajudar!
Aprenda de uma vez por todas a tirar aquela cor amarelada horrível de seus eletrodomésticos, de forma simples e sem precisar de produtos químicos difíceis de encontrar.
Lembrando que esse conteúdo é uma parceria do WebCitizen com o EletroCozinha, no qual é um site especializado em eletrodomésticos para cozinha.
O que usar para tirar o amarelado?
Existem duas possibilidades, ambas funcionam bem: água e bicarbonato de sódio ou água oxigenada 40 volumes.
Embora ambas funcionem, escolha utilizar uma ou outra, pois a mistura de água oxigenada e bicarbonato de sódio gera um gás relativamente tóxico.
Não há necessidade de se expor a nenhum gás tóxico, uma vez que ambos os métodos funcionam e geram um excelente resultado.
Utilize o que for mais conveniente para você. Vamos às receitas:
- Se for utilizar o bicarbonato de sódio, basta misturar duas colheres de sopa de bicarbonato com um pouquinho de água (cerca de 10 ml) a idéia é que fique uma pasta grossa.
- Se for utilizar a água oxigenada, basta usar somente a água oxigenada, sem misturar nada.
Como fazer a aplicação?
A aplicação deve ser feita de forma suave e com movimentos circulares, utilizando-se de uma espuma ou esponja seca.
Atenção: não esfregue, isso pode danificar seu eletrodoméstico, especialmente em locais onde há inscrições ou informações gravadas no plástico.
Tanto a água oxigenada quanto a mistura de água e bicarbonato devem ser espalhadas de forma suave em toda a superfície que se pretende clarear.
Em seguida é preciso deixar o produto agir por cerca de 15 a 20 minutos, evite deixar mais tempo que isso.
Outra dica interessante é passar plástico filme em torno do eletrodoméstico para deixar agindo pelo tempo acima exposto, isso vai melhorar ainda mais o resultado.
Entretanto, não há necessidade de envolver sua geladeira inteira plástico filme, reserve este método para aparelhos menores como batedeiras e microondas.
Se o resultado não for satisfatório, repita o processo, sempre deixando o produto agir por pelo menos 15 minutos.
Nesse vídeo é mostrado melhor como você pode fazer a limpeza com água oxigenada:
Como evitar que os eletrodomésticos fiquem amarelos?
Como você pôde ver, o processo de clareamento é um tanto quanto trabalhoso e demanda tempo, então, uma boa ideia é se prevenir e evitar que os aparelhos fiquem amarelados muito rapidamente.
O maior causador do amarelamento é o calor, especialmente pela incidência dos raios solares.
Nunca deixe um eletrodoméstico branco exposto diretamente ao sol, isso é pedir para que ele fique amarelo muito rapidamente.
Não importa a qualidade e nem a marca do eletrodoméstico, nenhum produto branco aguenta ficar exposto ao sol.
O outro vilão, causador do amarelamento, é a gordura. Por isso, evite também deixar os eletrodomésticos brancos próximos a superfícies quentes e gordurosas como fornos e fogões.
Essas dicas simples já fazem a vida útil do seu eletrodoméstico aumentar, fazendo você economizar na compra de outros produtos.
Capriche na limpeza
Para minimizar os efeitos da gordura sobre as superfícies dos eletrodomésticos, faça uma limpeza semanal deles, utilizando-se de um pano úmido e detergente neutro, o que vai retirar a gordura e manter seu aparelho mais limpo e branco.
Também não é bom exagerar e fazer limpezas diárias, isso também pode causar um desgaste mais rápido da superfície, o ideal é a limpeza semanal.
Lembre-se de só utilizar produtos neutros! O uso de produtos químicos também pode causar manchas, sendo que algumas delas podem não ser tão fáceis de remover.
Então, agora que você já sabe tudo que precisa para evitar que seus eletrodomésticos fiquem amarelos e também o que fazer para clareá-los, não tem mais desculpas, mãos à obra e vamos deixar a cozinha branquinha e brilhando igual nova!
Para complementar ainda mais esse texto, deixamos abaixo um vídeo que mostrar como você pode cuidar dos seus eletrodomésticos de forma simples e fácil, veja: