Muitas pessoas não sabem como usar eletrodoméstico 110 em tomada 220v, já que a maioria das pessoas só usa a corrente 110.
Sabemos que nem sempre o local em que estamos possui a mesma voltagem de onde moramos e isso pode ser um problema para ligar nossos eletrodomésticos.
Você não vai querer que a sua geladeira ou micro-ondas acabe queimando devido a uma sobrecarga de energia.
Aqui no Brasil, a maioria das tomadas em residências e também em prédios comerciais conta com tensões que podem ser de 127 V ou de 220 volts, e encontramos muitos eletrodomésticos com tensão 110 V.
Portanto, como fazer para adaptá-los em tomadas com 220 volts e evitar, assim, que os aparelhos acabem queimando?
E além disso, como saber qual eletrodoméstico consome mais energia no dia a dia? Todas essas questões são muito importantes na hora de comprar um equipamento.
Qual é o risco de ligar eletrodomésticos 110v em tomadas 220v?
Se você tem um eletrodoméstico, seja ele qual for, com tensão 110 V e o liga em uma tomada com tensão 220 V, então esse aparelho vai acabar recebendo o dobro da tensão elétrica que pode suportar.
Isso ocorre independente da marca do eletrodoméstico, podendo danificar o equipamento.
Logo, esse aparelho vai acabar queimando e, além disso, ainda há o risco de que a sobrecarga de energia comece um curto circuito e até mesmo um incêndio no local.
Já se você liga um aparelho com 220 V em uma tomada com 110 V, esse equipamento não irá queimar, entretanto, o seu desempenho será reduzido, visto que ele vai trabalhar em uma potência bem menor, pela metade.
Isso tudo ajuda a mostrar como é imprescindível ligar um aparelho em uma tomada que tenha a mesma tensão que ele para funcionar adequadamente.
A questão é que nem sempre isso é possível, então aí entra a importância de ter em mãos um transformador que converte a voltagem.
Com ele, você vai poder usar o eletrodoméstico sem risco de que ele queime ou que funcione com um baixo desempenho.
É lógico que se o seu aparelho for do tipo bivolt, funcionando nos dois tipos de tensão, será mais fácil fazer uso dele em qualquer local.
Os transformadores de tensão para aparelhos
Você possui muitos aparelhos que não são compatíveis com a tensão elétrica do imóvel que mora?
Então a melhor opção para usá-los sem nenhum problema é com o transformador de tensão, tanto para aqueles aparelhos 110 em tomadas 220V quanto no contrário.
Mas o que são exatamente os transformadores de energia? Como é seu funcionamento na prática?
Eles tratam-se de equipamentos que possuem como função principal a mudança da tensão elétrica, que é medida em volts, podendo aumentá-la ou diminuí-la.
Portanto, quando você usa esse tipo de equipamento é possível colocar o seu eletrodoméstico de 110 volts para funcionar em uma tomada de 220 V sem nenhum problema.
Não há porque ter medo de que o equipamento queime nem que ele funcione com um baixo desempenho.
De forma geral, esse tipo de equipamento costuma ter um custo-benefício muito bom para qualquer pessoa que tem aparelhos com tensão diferente daquela presente no imóvel.
Com toda a certeza, vai ser bem mais barato adquirir o transformador do que trocar todos os equipamentos ou mexer na instalação do imóvel, ou ainda ter que buscar por conserto daqueles que pararem de funcionar.
E dá para utilizar esse transformador para qualquer equipamento elétrico?
Sim, não há qualquer problema ou qualquer tipo de proibição em usar o transformador de energia para ligar seu micro-ondas que funciona 110 na tomada de 220 V.
Além disso, não há problemas em conectar sua geladeira 220 V em uma tomada de 110 volts, pelo contrário, isso vai evitar problemas.
Caso você não utilize esse transformador, talvez seja necessário acionar uma empresa de conserto de geladeira para que a sua possa funcionar adequadamente ao ligá-la em uma tomada com tensão diferente.
Você que costuma viajar muito e leva equipamentos como ventilador, chapinha ou secador, ou ainda o seu videogame ou notebook, poderá beneficiar-se bastante desse aparelho.
Não importa o local, você vai ter a possibilidade de usar seus equipamentos sem se preocupar com nada.
Opte sempre por um equipamento que seja bivolt
Tudo isso fez a gente perceber como é importante ter um equipamento que funcione de maneira bivolt, ou seja, que possa ser utilizado em tomadas que tenham diferentes tipos de tensão.
Atualmente, a maior parte dos equipamentos é produzido com esse tipo de tensão bivolt, então é fácil que você possa ir para qualquer lugar com eles, já que funciona nas duas tensões.
A diferença maior está na questão da adaptação de tensão dos aparelhos bivolts, que pode ser tanto manual quanto automática.
No caso da adaptação manual, você precisará acionar a chave que fica atrás do equipamento para que ele funcione na tensão desejada, ou 110 V ou 220 V.
A outra opção é escolher um equipamento automático, pois ele mesmo realiza o reconhecimento na própria tomada em que vai ser conectado e é feita a adaptação para aquela tensão.
O certo é sempre que você contrate o serviço de um eletricista para que ele possa fazer uma verificação na instalação elétrica do seu imóvel antes de começar a usar o transformador.
Todo cuidado com a questão elétrica é importante para que você não tenha riscos em seu imóvel e nem para os seus aparelhos, já que isso pode trazer não só prejuízos financeiros, mas também muito mais graves.
Conclusão
Como foi possível ver aqui, muitas pessoas querem saber como podem fazer para usar um eletrodoméstico que tem tensão diferente do imóvel, como é o caso daqueles com tensão 110 em uma tomada 220 volts.
Neste conteúdo, mostramos como é que isso funciona na prática através de um transformador de tensão, que ajuda a converter a tensão e assim você pode usar um aparelho com voltagem diferente de maneira segura e eficiente.