O Comportamento do Consumidor é uma análise que te possibilitará considerar todas as perspectivas que podem exercer uma considerável influência sobre o seu consumidor.
A maneira que o consumidor se porta está em constante movimento. Dessa forma, a maneira que ele consome também é afetada. Portanto, é preciso que você se atente para deixar o seu estudo sempre atualizado para acompanhar o movimento que ocorre nos processos de compra do seu cliente.
Com o estudo do comportamento do consumidor você conseguirá focar em seus clientes e entregar os produtos ou serviços que eles estão procurando.
Um outro bônus que você pode alcançar é a possibilidade de entender quais são as dificuldades que os seus clientes estão passando e assim agir de forma rápida para corrigi-los de forma que eles não atrapalhem o momento de compra do cliente.
O que é o Comportamento do Consumidor
O Comportamento do Consumidor se relaciona com as diferentes formas de comprar de cada indivíduo. Está associado também com as tendências de mercado, com uma certa padronização de compras e também com algumas influências externas.
Apesar de possuírem uma ligação, o comportamento do consumidor não visa entender quem compra na sua empresa, mas de qual forma essa compra é realizada.
Esse estudo poderá oferecer insights muito preciosos do tipo: qual produto é mais procurado pelo seu público-alvo e como as suas estratégias comunicacionais estão sendo recebidas e percebidas pela sua audiência.
Isso abre portas para que você analise quais são os seus pontos fortes, e que podem melhorar ainda mais, e quais são os itens que não estão performando tão bem como o esperado. Dessa forma, você será capaz de pensar em alternativas que revertam esses pontos fracos.
Cada cliente tem suas particularidades e os seus processos de compra podem ser diferentes. Você pode entender quais são os 5 tipos de consumidores aqui.
Busque não fazer mudanças nos produtos que você comercializa ou em alguma função do seu site sem consultar a opinião dos seus consumidores.
Isso pode te causar um grande problema porque você não sabe se é isso mesmo que o seu público está procurando e pode acabar investindo tempo e recursos financeiros em algo que não irá gerar nenhum retorno.
Estudando o comportamento do consumidor você pode pontuar de forma certeira o que, como, por onde e como o consumidor busca pelos seus produtos ou serviços. Sendo assim, você tem a possibilidade de se posicionar e aparecer como primeira opção de escolha do seu cliente.
Existem 4 pontos fundamentais que influenciam o comportamento do consumidor e vamos falar sobre cada um deles agora.
Os 4 fatores que influenciam o Comportamento do Consumidor
Ao estudar o comportamento do consumidor, você perceberá que os fatores internos e externos podem fazer total diferença no processo de decisão de compra de um cliente.
Os 4 que trouxemos neste artigo vão te ajudar a entender de forma inicial a maneira como eles podem impactar os diferentes indivíduos.
Fatores Sociais
O primeiro fator é o social. Ele está relacionado com o impacto das opiniões das pessoas do convívio social do indivíduo que está efetuando a compra, podendo impactar diretamente no comportamento do consumidor durante o momento de aquisição de um produto.
Essas pessoas podem ser o cônjuge, amigos, família, colegas de trabalho, conhecidos da igreja… qualquer pessoa que esteja presente no dia-a-dia do consumidor e exerça uma influência no seu processo de compra.
No entanto, esse fator pode ser alterado caso a pessoa mude o seu círculo social.
Pessoas possuem pensamentos diferentes, então se o indivíduo estava em uma bolha segura de opiniões de pessoas próximas e tendo aquilo como única verdade, ao conhecer pessoas diferentes, talvez essas percepções sejam alteradas.
É necessário que fique claro, no entanto, que as pessoas só vão mudar de opinião em relação à determinada situação se elas estiverem dispostas a tal.
Quem nunca teve um amigo que pediu pela sua opinião só pelo desencargo de consciência mas que fez tudo ao contrário porque no fundo já tinha tomado a sua decisão?
Fatores Demográficos
Os fatores demográficos dizem respeito à classificação socioeconômica do seu público-alvo. Eles envolvem o sexo, idade, renda e escolaridade dos seus consumidores.
São as primeiras informações que você precisa mapear quando começa a estruturar o seu negócio, uma vez que você precisa saber para quem o seu produto é direcionado e elaborar uma estratégia direcionada para esse público.
Não adianta você fazer um saldão de roupas masculinas se o seu público majoritário são garotas na faixa etária dos 17 anos. Sua estratégia não terá retorno.
Fatores Culturais
O terceiro fator envolve a cultura do seu usuário, ou seja, o conjunto de crenças, tradições e costumes em que ele está inserido.
A maneira que a pessoa percebe as coisas do mundo, como ela distingue as coisas boas das ruins, tudo isso pode impactar na hora que ela estiver no seu processo de compra. Isso pode fazer com que ela dê preferência a uma marca em detrimento de outra.
Um exemplo bem simples: a pessoa sempre esteve inserida em um ambiente onde ela sempre comprou sandálias 1 número a mais do seu número correto. O comportamento do consumidor irá fazer com que ele procure por mais variedades de número de calçados. Se a sua loja fornecer apenas um número de sandália, ela irá procurar em outros sites.
Fatores Pessoais
Os fatores pessoais pontuam o que as pessoas possuem como valores. Eles são as crenças individuais de cada pessoa, porém podem ser impactados pelos fatores culturais e sociais.
Quando falamos de crenças individuais, estamos nos referindo às percepções que cada pessoa cria a partir dos estímulos que lhe são direcionados. Assim como as condições anteriores podem influenciar, em determinado momento da vida desse indivíduo elas poderão não fazer mais sentido para ele.
Assim, a pessoa pode formular as suas próprias opiniões baseada no seu atual repertório social e nas bagagens culturais que possui.
Como esse fator pode ser aplicado na prática? Vamos a um exemplo:
Uma pessoa cresceu em um ambiente onde as pessoas de sua família sempre comeram carne. À medida em que ela começou a fazer suas próprias pesquisas e a buscar conhecimento em diferentes fontes, ela entendeu que não queria fomentar a indústria da carne porque isso implicava no sofrimento animal, que é algo que essa pessoa não compactua.
Ao frequentar uma pizzaria, por exemplo, essa pessoa vai optar por uma pizza vegetariana. Há chances da sua escola ser mais cara do que os pedidos que contém algum tipo de carne.
Nesse caso, por ser um valor que essa pessoa carrega consigo, ela não se importará de pagar um valor a mais do que pagaria comprando uma pizza onívora.
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Conclusão
Compreendendo o que é o Comportamento do Consumidor e os fatores que o influenciam, você é capaz de propor estratégias mais assertivas para a sua empresa e garantir que elas serão direcionadas para as pessoas certas.
Esse estudo também te mostrará o que os seus consumidores estão procurando, bem como por onde e de que forma eles procuram por seus itens de desejo. Assim, você conseguirá otimizar as suas ofertas e se destacar no mercado e alcançar os seus potenciais clientes antes que a sua concorrência o faça.
Está pronto para colocar todo esse conteúdo em prática? Deixe nos comentários as suas considerações sobre o tema!