Você já pensou em comprar backlinks para incrementar seu blog ou site, e dar aquele upgrade no seu negócio online? Backlink é um link para outro site, ou para seu próprio conteúdo, que deve ser inserido de forma estratégica em um artigo online.
É muito comum que blogs e sites insiram backlinks de forma espontânea. Ou seja, coloquem links em seus textos que não foram pagos, mas melhoram o posicionamento orgânico do site.
No entanto, também é cada vez mais comum, e vantajoso, fazer a compra de backlinks. Isso porque, embora seja simples fazer link build de forma espontânea, não é simples construir um bom perfil de backlinks.
E foi pensando nisso que elaboramos esse post. Continue lendo e entenda porque comprar backlinks pode ser a estratégia que você precisa para seu blog ou site engrenar de vez.
Porque comprar backlinks?
Antes de tudo, vamos entender melhor porque é vantajoso comprar seus backlinks. Afinal, os links que um artigo na internet menciona importam tanto assim?
A resposta é sim. Os links importam. Por que, os links que você menciona em um artigo online estão diretamente ligados à autoridade do seu conteúdo.
Então, compra de backlink é a estratégia recomendada para quem quer rankear seu conteúdo com palavras-chaves muito competitivas. Ou seja, aquelas com alta procura e muita competição nos resultados.
Já que a alta competição torna muito difícil conseguir ocupar os primeiros lugares das buscas, de forma espontânea e orgânica, nesses casos. Logo, a alternativa está na compra de backlinks, onde um site bem ranqueado nos resultados vai inserir links para o seu conteúdo.
O próprio Google admite que os links contam muito na hora do seu algoritmo classificar um texto como mais relevante ou menos relevante.
Portanto, um site ou blog com um perfil de backlinks provenientes de sites com elevada reputação é muito mais relevante para o buscador que seus concorrentes.
E ter um conteúdo classificado como confiável e relevante pelo Google e outros buscadores significa aparecer na frente nos resultados de buscas. Ou seja, não basta apenas fazer backlink. É preciso que o seu backlink seja de alta qualidade.
Como fazer para comprar backlinks?
Para comprar backlinks você precisa buscar uma empresa especializada no ramo. O que não é difícil, já que com uma rápida busca no Google você encontra várias opções. Mas, você também pode entrar em contato diretamente com o site visado e negociar.
No entanto, antes de fazer a sua escolha, você precisa entender uma diferença básica entre os tipos de backlinks. Porque, eles podem ser de dois tipos diferentes:
- Links no follow;
- E links do follow.
Na questão prática, eles funcionam da mesma forma. Pois, os dois ficam visíveis como links na página. E quando clicados direcionam o usuário para a página que apontam.
Entretanto, da perspectiva do algoritmo dos buscadores, ambos transmitem uma mensagens diferentes. Por que, os links do follow são acessados pelo algoritmo do Google, que confere se a fonte citada é válida. Então, são esses os links que transmitem autoridade.
Agora, os links no follow “dizem” aos algoritmos dos buscadores para não seguirem para a página que o link aponta. Já que não pretendem repassar autoridade ao usuário mencionado no texto..
Então, os links no follow não servem para nada ao comprar backlinks?
Os links no follow não são muito interessantes para quem quer comprar backlinks com foco no ganho de autoridade. Contudo, isso não significa que eles não possuem nenhuma serventia.
Porque, os links no follow são uma excelente forma de realizar a promoção de produtos, serviços e marcas. Essa estratégia tem até um nome próprio, chama-se branding.
E apesar de não ser tão comum a compra de backlinks para essa finalidade, ainda assim é uma alternativa válida. Pois, se o que você quer é vender produtos e serviços, e que as pessoas conheçam a sua marca, vale a pena.
Como funciona comprar backlinks de uma empresa especializada?
Você pode comprar backlinks em uma agência especializada em link building, ou até em uma agência de Marketing e SEO. Afinal, muitas agências de marketing também oferecem esse serviço.
Quando você opta por contar com um serviço especializado não precisa fazer mais nada. Já que a própria agência vai cuidar de:
- Entender o seu negócio, o seu tipo de conteúdo e objetivos;
- Definir quais são os melhores sites para backlink no seu caso;
- Entrar em contato com eles;
- Negociar e fazer a compra dos backlinks necessários;
- Produzir o artigo e inserir os backlinks de forma estratégica.
Então, ao comprar backlinks em uma empresa do ramo, você recebe o conteúdo pronto. Depois disso, tudo que precisa fazer é publicar o artigo no seu site e aguardar os resultados.
E para comprar negociando diretamente com o site desejado?
Nesse caso, você não vai contar com auxílio de um profissional especializado. Logo, você vai ter que fazer o trabalho de busca dos melhores sites para o seu nicho, entrar em contato e negociar você mesmo.
Uma vez que você consiga os backlinks necessários, terá que cuidar da produção do artigo onde eles serão inseridos. Essa tarefa, contudo, é possível terceirizar para um redator profissional. Nesse caso, tudo o que terá que fazer é passar as instruções necessárias e os links.
Foque em contextualização e o local de inserção
É muito importante que os backlinks sejam inseridos de forma contextualizada no seu artigo online. Por exemplo, se você tem um blog que fala sobre moda e beleza, não adianta publicar comprar backlinks de referência para o mercado automotivo.
Além disso, dentro do próprio artigo é preciso que a citação aos links seja feita de forma contextualizada também. Em outras palavras, é importante citar de uma forma que o texto mantenha coerência e coesão. E que a citação faça sentido com o conteúdo do parágrafo.
Como é necessário usar palavras-chaves para inserir os links, e chamar a atenção do leitor, é claro que isso deve ser feito de forma estratégica.
Já o local de inserção mais recomendado para inserir os links é no meio do texto. Pois, quando há muitos links no início ou no final do texto, o algoritmo do Google pode entender que o backlink não foi espontâneo. E, então, penalizar o seu site nos resultados das buscas.
Conteúdo de qualidade em primeiro lugar sempre
Considere ainda que o artigo onde os backlinks vão estar precisa ser construído com uma boa métrica de SEO. Deve ter um conteúdo relevante e autêntico, para não ser penalizado pelo algoritmo do Google.
Outro ponto importante é que o Google considera a compra de backlinks como uma forma de concorrência com o Google Ads. Ou seja, entende que os usuários que optam por comprar seus backlinks não usam o serviço de publicidade e anúncios do gigante da internet.
Como resultado, caso o algoritmo do Google identifique que os links inseridos no texto foram comprados, o seu site será penalizado. Portanto, ao optar por comprar backlinks você deve tomar cuidado com a redação do artigo.
Já que a melhor forma de evitar a penalização do Google é inserir os links de forma natural dentro do conteúdo. Ou seja, os links devem estar estrategicamente posicionados e com as palavras chaves corretas. Mas, sem otimizar demais e fazer citações que parecem forçadas.
Comprar backlinks em uma agência especializada ou sozinho: qual a melhor opção?
Do ponto de vista financeiro, comprar você mesmo pode ser uma estratégia mais econômica. Principalmente, se você mesmo cuidar da redação do artigo. No entanto, lembre-se que o seu trabalho também será muito maior, já que você fará tudo sozinho.
Além disso, uma vantagem de optar por uma agência especializada é que normalmente você pode comprar pacotes com backlinks. O que pode incluir até 10 ou mais citações mensais.
Outro ponto a considerar é a sua experiência e conhecimento no setor. Pois, muitas agências especializadas na compra de backlinks podem ter parcerias com sites e domínios de grande reputação online. O que torna muito mais fácil a negociação e pode render backlinks mais promissores.
Concluindo
Comprar backlinks pode ser muito vantajoso para seu site ou blog. Desde que os links adquiridos sejam relevantes para o seu nicho de atuação e estejam contextualizados com seu conteúdo.
Lembre-se também que tão importante quanto comprar os backlinks certos, é fazer um bom artigo para inserir o link build depois. Então, invista na elaboração de conteúdo de qualidade, que tenha relevância para seu público. E posicione bem suas palavras chaves.
Os backlinks são uma ótima forma de ganhar autoridade e melhorar seu posicionamento no Google e em outros buscadores. E eles também podem ser úteis para atribuir mais visibilidade a produtos, serviços e marcas.
Espero que você tenha gostado das dicas. Dúvidas? Deixe seu comentário!