Comprar um notebook geralmente é uma tarefa simples, mas não é segredo para ninguém que estamos diante de uma crise econômica mundial, no entanto, a situação é ainda pior no Brasil, basta notar que o nosso país figura como o pior desempenho do G20 em 2022. Ou seja, o poder de compra do brasileiro está em uma condição considerada crítica, principalmente quando se tratam de produtos importados.
Com isso, escolher um notebook se tornou uma tarefa complicada, pois não fosse suficiente o grande problema econômico, ainda se soma a crise global dos semicondutores, que, segundo o CEO da Intel, pode durar até 2024, os valores dos notebooks nunca estiveram tão elevados, além da escassez de dispositivos e lançamentos no mercado.
Ou seja, escolher um notebook não passa apenas por ter uma boa recomendação, é importante que os valores estejam dentro da margem que você possui para investimento, que o modelo seja facilmente encontrado e que atenda às suas necessidades.
Para facilitar o seu processo, elencamos abaixo um passo a passo do que fazer para escolher qual será o seu próximo notebook, confira como comprar um notebook corretamente:
1º – Estabeleça valores
O primeiro e mais importante passo a seguir antes de adquirir um notebook, é considerar qual o valor você está disposto a investir em um equipamento, pois existe uma margem muito grande entre um modelo de entrada e outro de desempenho profissional.
Com esse valor estabelecido, você consegue realizar um filtro mais interessante, tirar da frente modelos que são irrealistas e focar no que realmente importa.
2º – Se atente as necessidades
O melhor notebook depende exclusivamente de qual será o seu uso, ou seja, enquanto um dispositivo para uma vida acadêmica deve ser leve, com grande capacidade de bateria e muitas conexões, um equipamento para quem deseja jogar precisa contar com uma tela e taxa de atualização mais rápida, além da placa de vídeo dedicada.
Portanto, estabeleça qual é a finalidade que você dará ao notebook, ao comprar um notebook, se ele será para estudar, trabalhar, lazer ou qualquer outro processo, assim começa a compreender qual terá que adquirir.
3º – Elenque fatores relevantes
Estabelecido o quanto você pode investir e para que será o notebook, enumere as questões mais relevantes considerando esses dois fatores.
Ou seja, se você vai utilizar o notebook para estudar, as questões mais relevantes consistem na capacidade de duração da bateria, se a construção da carcaça é mais robusta e se o peso do equipamento é relativamente leve, assegurando uma capacidade maior para transporte em demérito de espaço para armazenamento, taxa de atualização da tela e outros fatores.
4º – Busque por condições atrativas ao comprar um notebook
Por fim, tenha em mente que com uma condição de compra mais atrativa, ao comprar um notebook é possível investir em um equipamento melhor, que tenha uma vida-útil prolongada e que o seu próximo upgrade e até mesmo troca seja efetuada.
Existem diversos aplicativos e serviços online que oferecem não só a comparação de preços, mas que também buscam pelas melhores ofertas e descontos disponíveis, talvez seja interessante contar com esta ajuda extra.
Agora que você conta com 4 passos relativamente simples para comprar um notebook, não deixe de colocá-los em prática quando for adquirir um novo equipamento.