Os comprimidos sublinguais são remédios criados para uma rápida absorção, não sendo necessário o fígado metabolizar o comprimido, como ocorre via oral.
Esses comprimidos são colocados abaixo da língua, absorvidos e lançados na corrente sanguínea, surtindo efeito em poucos minutos.
São feitos para situações de emergência, como, por exemplo, crises de ansiedade e pânico, ninguém numa situação dessas quer ficar esperando o organismo processar um comprido oral, aí é que entra a rapidez dos sublinguais.
Já deu para ver que esses comprimidos são bem interessantes não é mesmo? Esse tipo de medicamento é uma conquista para os e pacientes e profissionais da saúde.
Então, se quer saber sobre os comprimidos sublinguais, continue a leitura, vamos dar as principais dicas sobre o assunto.
Como são feitos?
Os comprimidos sublinguais são feitos conforme a absorção da mucosa oral, por isso, nem todos os medicamentos podem ser transformados em sublinguais.
A farmacocinética e a farmacodinâmica estudam a produção e caminho que cada medicamento vai percorrer pelo corpo, garantindo que não haja problemas.
Dessa forma, é avaliado as substâncias do medicamento e como o corpo irá recebê-las, se for possível e benéfico para o corpo, esse medicamento pode ser produzido na forma de comprimido sublingual.
Benefícios
Os comprimidos sublinguais são indicados para pessoas com sensibilidade no fígado, e para casos emergenciais, como ataque cardíaco, em que nitroglicerina é utilizada como forma de evitar sequelas.
Alguns benefícios do uso desse tipo de remédio são:
- Rápida ação;
- Diminuição dos efeitos colaterais;
- Não necessita ser absorvido pelo fígado;
- Menor dosagem devido a absorção rápida;
- Não permite a ineficácia pelo suco gástrico;
- Fácil ingestão.
Vale ressaltar que as poucas desvantagens desse modelo de medicação são: ter curta duração e alguns medicamentos podem ter gosto desagradável.
São seguros?
Todo medicamento antes de ser disponibilizado no mercado é testado, por isso, a segurança e eficácia são garantidas e aprovadas.
Saiba os fornecedores e produtores dos medicamentos, e só compre de locais confiáveis. Vale ressaltar que a automedicação não é indicada, procure um profissional e saiba a quantidade e melhor remédio conforme o seu objetivo e necessidade.
Como ingerir de forma correta
Os comprimidos sublinguais não devem ser ingeridos com o auxílio de água ou qualquer outra bebida, ou alimento.
Devem ser colocados abaixo da língua e esperar a absorção completa antes de ingerir qualquer bebida ou alimento sólido.
É essencial respeitar o horário prescrito, assim como, o intervalo de tempo e o horário do dia para tomar o medicamento, pois são fatores decisivos quanto à eficácia do tratamento.
Portanto, se o médico passou que o medicamento deve ser ingerido, por exemplo, de manhã ou após o almoço, respeite e siga a instrução.
Outro fator muito importante é quanto à alimentação antes e após a ingestão do remédio. Alguns medicamentos precisam ser tomados em jejum, para que a absorção seja completa e eficaz.
Já outros medicamentos só podem ser tomados acompanhados de alguma refeição, ou após uma refeição, evitando, assim, a irritação do estômago.
Sempre peça informação quanto ao uso dos remédios, sejam eles sublinguais ou não.
Medicamentos
Medicamentos para dor, insônia, calmantes, vitaminas e demais remédios podem ser encontrados na forma sublingual.
Por isso, ao fazer a manipulação do seu fármaco em uma farmácia de manipulação, peça pela opção sublingual.
Agora que leu o texto até o fim, está convidado a deixar um comentário, conte nos comentários o que achou do texto, tem alguma informação que estava procurando que não falamos aqui? Tem alguma dica sobre o assunto?
Além disso, compartilhe essas informações com seus amigos, talvez eles não saibam sobre o assunto, ao compartilhar o texto você estará nos ajudando a difundir o conhecimento.