Conheça os principais indicadores para medir a eficiência da comunicação de um negócio
A comunicação é um dos fatores primordiais para o sucesso de qualquer empresa. Uma boa comunicação empresarial é essencial para gerar mais oportunidades de negócio, ampliando parcerias e criando diferenciais competitivos em relação à concorrência.
Internamente, uma comunicação fluida é essencial para os diminuir custos operacionais. Quando falamos em comunicação empresarial, estamos querendo abordar todos os processos de diálogo da empresa, seja com clientes, fornecedores, parceiros ou colaboradores.
É importante frisar que a empresa não pode apenas transmitir informações, mas dar voz para os stakeholders em todos os canais da maneira mais objetiva e clara possível. E para saber se a comunicação da empresa é satisfatória, será preciso encontrar métricas de análise. Aqui, vamos falar sobre algumas das formas de medir a comunicação empresarial de um negócio.
Por que a comunicação empresarial é tão importante para qualquer negócio?
O principal motivo para ter uma comunicação empresarial eficaz é o alcance de resultados expressivos. Um estudo da Willis Towers Watson, empresa de gerenciamento de risco, aponta que empresas com uma comunicação eficaz geram um retorno 47% superior para os seus acionistas.
E todos os pontos da comunicação empresarial são importantes. A comunicação interna, por exemplo, é um fator importantíssimo para os resultados externos da empresa. Um estudo da Microsoft aponta a falta de comunicação da equipe como um dos principais motivos da baixa produtividade de uma empresa, sendo 32% dos entrevistados.
Quais são as principais métricas para mensurar a comunicação empresarial de uma empresa?
A comunicação pode parecer que não é algo mensurável, mas há diversas formas de medi-la com eficiência. O diálogo interno e externo gera resultados, isso é um fato! Para te ajudar a medir a comunicação empresarial do seu negócio, vamos listar abaixo alguns dos principais indicadores usados pelo setor de RH das empresas:
Nível de produtividade
Como mostramos no tópico acima, a falha de comunicação é um dos principais fatores para diminuir a produtividade diária de uma empresa. Uma comunicação eficiente impacta positivamente a produtividade de todo o time.
A comunicação funciona como uma forma de alinhar expectativas e tornar o todo mais funcional e prático. Isso traz agilidade no dia a dia de trabalho. Então, se você quer ter uma ideia da eficiência de sua comunicação interna, meça a produtividade diária do seu negócio.
E isso é bem simples. Basta que você avalie a produção do dia e relacione-a com os recursos utilizados para a produção. Assim, você pode encontrar maneiras de corrigir as falhas de comunicação na origem e aumentar a produtividade, e consequentemente, os resultados obtidos.
Índice de Retrabalho
Uma comunicação ineficaz também aumenta o retrabalho no dia a dia. Isso se dá porque as falhas de comunicação ajudam a intensificar erros que geram altos custos operacionais para a empresa.
É importante monitorar o índice de retrabalho para avaliar a comunicação do seu negócio. Para isso, você deve avaliar o número de tarefas de retrabalho e relacionar com a produção diária. Dessa maneira, você consegue ajudar os colaboradores da empresa a trabalharem com mais qualidade, diminuindo o retrabalho e aumentando a produtividade da empresa.
ROI de Comunicação
Medir o ROI (retorno sobre o investimento) de comunicação é fundamental para saber se a comunicação com o público externo está sendo bem-feita. O cálculo é bem simples e serve para avaliar o retorno financeiro que as ações e o investimento em comunicação têm gerado para a empresa.
Confira abaixo o cálculo usado para medir o ROI da comunicação do seu negócio:
ROI = Retorno Obtido – Investimento Realizado / investimento realizado x 100
O cálculo faz com que você descubra a porcentagem de retorno de cada real investimento nas campanhas de comunicação da empresa. Se você investiu R$ 5 mil em comunicação e isso gerou um retorno de R$ 12 mil em vendas, o cálculo seria este:
ROI = 12.000 – 5.000 / 5.000 x 100
O resultado seria um retorno de 140% do investimento realizado. Quanto maior o ROI, melhor está a comunicação da sua empresa.
Métricas digitais
As métricas de marketing que você utiliza para analisar os canais de comunicação da sua empresa também podem ser usados como um termômetro da comunicação do seu negócio para o público externo.
E nisso podem entrar métricas como taxa de rejeição, tempo médio de sessão do site, taxa de cliques, taxa de conversão, feedbacks e comentários, taxa de abertura de e-mails e muitas outras. Todos esses indicadores ajudam a apontar se as ações de comunicação do seu negócio estão sendo efetivas e podem apontar falhas na comunicação com o seu cliente.
Como podemos ver, não é tão complicado medir a comunicação empresarial da sua empresa. Seja para o público externo ou para o público interno, uma comunicação fluida é essencial para gerar resultados para o negócio. Entender isto é o caminho para planejar ações de marketing e vendas com mais assertividade.