Para estudar na Inglaterra, além de alguns documentos necessários, é importante contar com a motivação necessária e um bom planejamento, afinal, é uma oportunidade única na vida. Saiba mais
Mudar de país não é uma decisão tão fácil. É preciso muita reflexão a respeito, principalmente em torno do real motivo para ponderar ter uma vida noutra nação.
Muitos desejam um trabalho melhor, outros, apenas estudar o idioma e a cultura. Há de se considerar a legislação do outro país, suas regras e exigências para cada finalidade, a fim de se preparar para esse objetivo.
Há de se considerar também e principalmente o domínio da língua estrangeira, pois alguma coisa é preciso saber falar para poder se comunicar com os nativos do outro país.
Para quem deseja estudar na Inglaterra, por exemplo, alguns documentos importantes precisam ainda passar pelo processo de tradução juramentada em inglês, para comprovar que o estudante realmente tem propriedade para estudar determinada área naquele país.
No site oficial do governo, é possível encontrar uma série de requisitos exigidos para obter vistos e apresentar documentações.
E quais são os documentos necessários que a lei exige para estudar na Inglaterra?
Universitário (graduação)
- Currículo;
- Carta motivacional;
- Carta de referência;
- Histórico acadêmico;
- Cópia do visto e passaporte;
- Certificado de conclusão do Ensino Médio;
- Certificado de proficiência em inglês TOEFL / IELTS / PTE Test;
- Cópia do passaporte / visto (se disponível).
Pós-graduando (especialização ou mestrado)
- Currículo;
- Carta de referência;
- Carta motivacional;
- Cópia do visto e passaporte;
- Certificado de graduação ou bacharelado;
- Histórico acadêmico;
- Certificado de proficiência em inglês TOEFL / IELTS / PTE Test.
Doutorando (PhD/pesquisa)
- Currículo;
- Proposta de pesquisa
- Histórico acadêmico;
- Carta de referência;
- Carta motivacional;
- Certificado de graduação / mestrado;
- Certificado de proficiência em inglês TOEFL / IELTS / PTE Test.
O que é a carta de motivação?
É a carta que o estudante redige para a instituição onde planeja estudar, contando as intenções com o curso, seja de graduação ou de pós-graduação, o porquê deseja estudar essa área no Reino Unido e o que espera fazer após o curso.
Em síntese: por que deseja estudar na Inglaterra. Também é recomendado contar um pouco sobre a própria trajetória acadêmica, explicando o porquê merece ter a chance de realizar tal intercâmbio.
O que é a carta de referência?
A carta de referência é a visão que um professor ou supervisor tem do aluno quanto ao seu comportamento na instituição de ensino, notas, pró-atividade em sala e no dia a dia, hábitos e dedicação aos propósitos.
A carta de referência retrata a visão do mestre sobre o aluno e não pode ser redigida por qualquer professor ou superior acadêmico. Precisa ser escrita por um professor ou supervisor da área em que o aluno já estuda e aspira avançar no exterior.
Para fazer faculdade na Inglaterra
Quem deseja se formar na Inglaterra, é preciso tirar o visto geral de estudante, chamado de Tier4, voltado para estudantes com mais de 16 anos.
Para ter direito ao visto é necessário:
- Estar matriculado em um curso elegível;
- Possuir nível básico de inglês;
- Comprovar renda para pagar o curso e se sustentar no país;
- Não residir em qualquer outro país da UE ou na Suíça.
E o estudante com menos de 16 anos?
Para as crianças e adolescentes com idades entre 4 e 17 anos, cujos pais ou responsável deseje que tenham educação estrangeira, será necessário que:
- Estejam matriculadas em uma Instituição de ensino com curso elegível;
- Tenham a autorização dos pais ou responsáveis legais;
- Possam contar com recursos para custeio de vida e da escola;
- Não residam em qualquer país da UE ou na Suíça.
Lembrando da importância de se pensar muito bem antes de tomar a decisão. Com consciência de que é preciso, planejar esse sonho se torna mais fácil e muito mais vantajoso à carreira.
Reflita e boa viagem!