Você quer que sua empresa faça sucesso no mercado? Então você precisa estar sempre se reinventando e arrumando novas maneiras de criar mais oportunidades de negócio. Afinal, elas não vão cair do céu, certo?
Para atrair números cada vez maiores de potenciais clientes para o seu negócio, é fundamental contar com uma estratégia de geração de leads eficaz. Conheça seu público, personalize suas ações e, consequentemente, reduza o trabalho do seu time e aumente o lucro da empresa. É a conta matemática perfeita, né?
Mas como colocar isso em prática e aumentar a geração de leads qualificados? Se você ainda não tem uma estratégia de captação de leads definida, você está no lugar certo.
Com um planejamento adequado, você pode guiar seus usuários ao longo da jornada do consumidor, desde o momento da atração até a conversão. Para saber como, continue a leitura deste artigo e confira sete estratégias para ampliar a sua captação e geração de leads.
O que é geração de leads?
Gerar leads é o procedimento de transformar um usuário em uma oportunidade de negócio para a sua organização.
Para um lead ser criado é necessário que o visitante – ou usuário – forneça alguma informação que torne possível realizar a qualificação dele como um potencial comprador. E também para conhecer melhor suas reais necessidades.
Por que a geração de leads é importante?
A geração de leads é importante para aumentar as vendas do seu negócio e conquistar clientes fiéis à sua marca.
O primeiro ponto é bem claro: quanto mais pessoas interessadas na sua marca forem convertidas em clientes, maior será o faturamento do seu negócio. O que, claramente, impacta positivamente a organização.
Como diz a profissional de marketing, Laura Lake, em um artigo para a revista The Balance:
“A geração de leads pode ser uma maneira fácil de aumentar seu retorno sobre o investimento e expandir consideravelmente sua base de clientes”
O segundo ponto está diretamente ligado ao relacionamento que você deve construir com o seu lead. E como se faz isso?
Ao gerar e captar leads, você deve alimentá-lo com conteúdos para fazer com que ele se mova ao longo da jornada de compra. Quando você produz conteúdos relevantes, que agregam valor e oferecem soluções para as dores do usuário, são grandes as chances dele considerar sua marca como uma autoridade no assunto/área.
Dessa maneira, a partir do momento que ele precisar do produto ou serviço que a empresa oferece, é da sua marca que ele irá lembrar.
Ou seja, para se posicionar como referência no mercado e aumentar os índices de venda do seu negócio é primordial a geração de leads.
Principais canais para captação de lead
Segundo o estudo realizado Content Trends 2016, empresas que desenvolvem estratégias de marketing de conteúdo geram cinco vezes mais leads em relação às demais.
Dessa forma, fica claro que é necessário utilizar os canais digitais para captar leads. Os três principais são:
- redes sociais
- blogs
- landing pages
Como gerar leads?
A geração de leads é feita por meio de diversos canais digitais como sites, blogs, e-mails e diversas outras ferramentas – algumas já citadas neste artigo – que procuram transformar esse usuário em um lead por meio do compartilhamento de conteúdo e relacionamento.
A partir daí, o lead é conduzido através do funil de vendas até o momento de conversão.
Mas, além de ser multicanal, a parte mais importante de uma estratégia de conteúdo para geração de leads é focar na qualidade do material produzido e disponibilizado.
Como diz Mary Fernandez, autora da frase “O conteúdo é rei”, em um artigo para um site de software:
“Um ótimo conteúdo atrai um público. Com uma audiência, você pode gerar leads. Depois de capturar esses leads, você pode comercializar seus produtos e serviços para concretizar vendas”.
Ao oferecer conteúdo de qualidade, que entrega exatamente o que o usuário está buscando, ele começa a perceber valor na sua marca. O que torna muito mais fácil o processo de transformá-la em lead e, posteriormente, em cliente, já que ela deposita confiança em seu negócio.
Ou seja: primeiro, você desperta o interesse do usuário na sua marca, depois, você o persuade a ceder informações que o transformem em um lead.
Uma boa alternativa para empresas que focam em estratégias de conteúdo para prospecção e qualificação de lead é o uso de uma plataforma ou software CRM que te ajude no processo de alimentação do lead e registro de suas informações para possíveis contatos.
Agora que você já sabe a importância da geração de leads, fique atento e nessas sete estratégias que irão te ajudar a ampliar essa captação.
Sete estratégias para aumentar a captação de leads
Página de Captura
As landing page ou páginas de captura são um dos canais mais tradicionais para a captura de leads. Elas foram feitas exatamente para reunir, em um único espaço, todos os elementos necessários para aumentar a geração de leads.
O objetivo principal dessas páginas de destino é direcionar o cliente para uma oferta sem que haja qualquer tipo de distração.
Uma LP matadora deve ter um título excelente, uma oferta imperdível, uma chamada bem elaborada, um excelente design e um formulário para captar dados.
Vale reforçar: esse tipo de página não tem menus de navegação, seu uso é apenas para a captação de dados.
Conteúdo de qualidade
Não há dúvidas que o inbound marketing é a melhor forma de atrair possíveis clientes e ampliar sua geração de leads. Afinal, somente conhecendo bem o que deseja e busca o seu público, é possível criar conteúdos que sejam relevantes para ele e impactam sua vida positivamente.
Os formatos podem ser variados:
- ebooks;
- whitepapers;
- artigos de blog;
- infográficos;
- webinars;
- lives;
- posts de redes sociais;
- planilhas, etc.
Ao serem atraídos pelo seu conteúdo, os usuários acabam fornecendo algumas informações valiosas que serão fundamentais para a nutrição desses leads. A partir daí, é só partir pro abraço, ou no caso, para a conversão.
CTAs eficazes
Os chamados Call-To-Actions, popularmente conhecidos como CTA, tem a função de guiar o lead até a conversão e precisam cumpri-la com eficácia.
Ao contrário do que muita gente pensa, eles não são um artifício exclusivo das landing pages e podem estar presentes também em redes sociais, anúncios, e-mails marketing,etc.
E o mais importante: ele precisa estar visível e ser acompanhado por um texto direto e claro, que faça referência à oferta que você deseja que ele converta.
Como por exemplo:
- “Baixe o e-book X grátis”.
- “são as últimas unidades”,
- “seja o primeiro a experimentar”,
- “só para os 50 primeiros”
Esse tipo de frases de impacto levam o usuário a decidir rapidamente por sua oferta de conteúdo.
Sem muito tempo para pensar a respeito, o visitante precisa agir, aceitando ou não o seu convite.
Mas tem por que não aceitar uma oferta gratuita?
Design de qualidade
O design é como se fosse a roupa do seu conteúdo, ele deve valorizar o seu conteúdo e apresentá-lo de uma maneira que atraia ainda mais os usuários.
Formulários objetivos
A regra fundamental dos formulários para captura de dados do usuário é: ser objetivo.
Caso contrário, você pode espantar seus visitantes. Já que todo relacionamento, inclusive o de marcas e usuários, deve ser desenvolvido com cautela, aos poucos.
Quase ninguém acredita ter tempos sobrando para perdê-lo preenchendo vários dados em um formulário. Por isso, seu formulário deve ser pensado em um tamanho assertivo, considerando somente as informações que são fundamentais e sem sobrecarregar o lead.
Testes A/B
Tem duas ideias excelentes para a conversão de leads e não sabe qual teria mais sucesso de conversão?
Coloque as duas em prática por meio de um teste A/B e verifique qual delas é a mais eficaz.
A geração de leads é um trabalho de melhoria contínua, que deve ser sempre analisado e otimizado quando necessário. Justamente por isso, as estratégias de testes são positivas e devem ser trabalhadas sempre que possível.
Software de automação
Utilize softwares de automação que te ajudem ao longo do processo de geração de leads.
Além de auxiliar no processo de atração, te ajudam também no momento da conversão, já que eles transformam facilmente os visitantes do seu site ou blog em leads interessados em se relacionar com sua empresa, por meio de landing pages e formulários altamente customizáveis sem necessidade de conhecimento técnico.
Mas, mais do que te ajudar na geração de leads, o software te auxilia ao longo de toda a jornada do consumidor, desde o momento de atração, relacionamento com o lead, venda e análise (pós-venda).
Não deixe de investir em um para melhorar e otimizar os seus processos.
Mãos na massa
Agora que você já sabe o que é e o que deve ser feito para aumentar sua geração de leads, hora de colocar a mão na massa!
Coloque em prática tudo o que você aprendeu ao longo deste artigo e depois volte aqui para nos contar os resultados!