Atrair os visitantes certos para o site ainda é um barômetro extremamente importante para o sucesso dos negócios. Com 74 por cento dos consumidores citando a pesquisa orgânica como a forma como eles costumam encontrar os sites que visitam, seus esforços em otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) são extremamente importantes.
O sucesso de SEO não é um fenômeno da noite para o dia, você precisa dedicar tempo e paciência para ter sucesso. É fundamental ficar por dentro das mudanças mais recentes nos algoritmos do Google e desenvolver uma estratégia que atenda aos seus objetivos específicos.
Embora seja uma grande parte disso, isso vai além da simples análise de palavras-chave e leva em consideração a adequação à sua presença geral na internet.
Uma Agência de Marketing Digital deve ser capaz de desenvolver um plano de SEO forte que inclui uma variedade de áreas principais, incluindo: uma estratégia com metas, orçamento e táticas acordados; pesquisa de palavras-chave demonstrada que analisa volume, competição e relevância; otimização de sites que segue as melhores práticas de SEO; execução bem-sucedida de marketing de conteúdo, mídia social, listas de diretórios, etc .; e a capacidade de monitorar e avaliar classificações de sites e análises de visitantes.
Os benefícios de uma estratégia de SEO bem executada incluem maior visibilidade do site nos motores de busca e mais tráfego orgânico para o seu site. O SEO forte também oferece às organizações visitantes qualificados que acessam o seu site com base em dados relevantes, bem como credibilidade inerente no universo digital.
Agora vamos nos aprofundar nos princípios básicos de SEO.
Link Building
O link building é quase sempre a parte mais desafiadora do SEO, e também a mais crítica para a implementação de uma estratégia de SEO bem-sucedida.
Backlinks são links de outros sites para o seu. O número de backlinks, a relevância das páginas vinculadas e as palavras-chave usadas nos backlinks (texto âncora) influenciam a posição da sua página nos resultados da pesquisa. Links do mesmo domínio contam apenas uma vez.
Links naturais são links fornecidos por sites que optam por criar links para o seu conteúdo. Por outro lado, o link building de divulgação refere-se a links criados por blogueiros enviando um e-mail para conseguir backlinks, enviando sites para diretórios ou pagando por listagens de qualquer tipo.
Texto âncora
O texto âncora é um texto clicável em um hiperlink. Seu texto âncora deve ser relevante para a página para a qual você está criando um link, pois, as palavras contidas no texto âncora ajudam a determinar a classificação que sua página receberá.
Por exemplo, clique aqui, leia agora, etc., são todos exemplos ruins de texto âncora. Se você está escrevendo sobre os princípios de SEO, crie links para palavras-chave relacionadas a esse termo.
Por exemplo se uma empresa quiser conseguir autoridade para as palavras-chaves “FISPQ“ ou “aspiradores industriais” você deve conseguir backlinks com estas palavras no texto ancora.
Densidade de palavras-chave
A densidade de palavras-chave é a porcentagem de vezes que uma palavra-chave ou frase aparece em uma página de um site em comparação com o número total de palavras na página.
No contexto da otimização de mecanismo de pesquisa, a densidade de palavras-chave pode ser usada para determinar se uma página de um site é relevante para uma palavra-chave ou frase de palavra-chave especificada.
Texto alternativo
A tag Alt é provavelmente o fator de otimização de imagem mais importante. Alt significa “alternativo” e o texto na tag alt é exibido no lugar da imagem se a imagem não puder ser mostrada ou estiver demorando muito para carregar.
URLs amigáveis com SEO
Uma URL bem elaborada fornece aos mecanismos de pesquisa uma indicação fácil para entender sobre o assunto que a página do site cobrirá.
Embora o uso de uma URL que inclua palavras-chave possa melhorar a visibilidade de pesquisa do seu site, as próprias URLs geralmente não têm um grande impacto na capacidade de classificação de uma página.
Um grande erro que muitos sites cometem ao criar URLs sem valor simplesmente para incluir uma palavra-chave nelas.
Aqui estão algumas das principais práticas recomendadas:
- Mantenha as URLs o mais simples, relevantes e precisas possível;
- Evite o uso de parâmetros de URL;
- As URLs devem ser concisas e nunca maiores que 2.048 caracteres;
- Quando necessário para facilitar a leitura, use apenas hifens para separar palavras;
- Use letras minúsculas. Em alguns casos, letras maiúsculas podem causar problemas com conteúdo duplicado.
SEO On-Page
O SEO On-Page é a prática de otimizar páginas do site individualmente para obter uma classificação mais elevada e obter tráfego mais relevante nos mecanismos de pesquisa.
On-page refere-se ao conteúdo e ao código-fonte HTML de uma página que pode ser otimizada, ao contrário de SEO Off-Page que se refere a links e outros sinais externos.
O uso e a segmentação de palavras-chave ainda fazem parte dos algoritmos de classificação dos mecanismos de pesquisa e podemos aplicar algumas técnicas eficazes para o uso de palavras-chave para ajudar a criar páginas que são bem otimizadas para pesquisa.
Use a palavra-chave:
- Na tag de título, pelo menos uma vez;
- Uma vez no primeiro parágrafo de um texto;
- Pelo menos duas ou três vezes, incluindo variações, no corpo do texto da página;
- Pelo menos uma vez no atributo alt de uma imagem na página;
- Uma vez na URL;
- Pelo menos uma vez na Meta tag de descrição;
Tags de título (Title)
O elemento de título de uma página deve ser uma descrição precisa e concisa do conteúdo de uma página. É fundamental para a experiência do usuário e para a otimização para o mecanismo de pesquisa.
Sempre coloque palavras-chave importantes bem na frente e certifique-se de que suas tags de título sejam descritivas e legíveis.
Meta Descrição
A tag de Meta descrição existe como uma breve descrição do conteúdo de uma página. Os motores de busca não usam as palavras-chave ou frases nesta tag para classificações, mas as descrições meta são a fonte primária para o trecho de texto exibido abaixo em uma lista nos resultados de pesquisa.
As meta descrições podem ter qualquer tamanho, mas os mecanismos de pesquisa geralmente cortam os trechos com mais de 160 caracteres, portanto, geralmente é aconselhável permanecer dentro desses limites.
Quais são os fatores que podem impedir a classificação do seu site no topo?
Sua resposta às perguntas abaixo deve ser “Não” para ter uma estratégia de SEO eficaz.
- Você copiou conteúdo de outro site da Internet?
- Você duplicou o conteúdo?
- Você usa o mesmo título e metatags para várias páginas?
- Você usa esquemas para ter link building automatizado?
- Você compra ou vende links?
- Seus backlinks vêm de sites com spam?