Será que você está precisando de uma boa consultoria SEO para melhorar os seus resultados digitais?
Já não é mais tanta novidade, mas é sempre bom lembrar: a concorrência é cada vez maior. E a internet deu aos consumidores muitas ferramentas de pesquisa e informação sobre as marcas.
Portanto, os consumidores estão muito mais bem informados e exigentes do que jamais estiveram. Afinal, agora há todo um universo digital online que algumas décadas atrás não existia.
Então, como as marcas estão reagindo a esse novo cenário?
A solução é encontrada no marketing digital. E uma parte fundamental dessa estratégia é posicionar bem sua marca no mundo online, principalmente no que ser refere aos resultados da otimização do seu site/blog.
É aqui que pode ser necessária uma boa consultoria SEO. Mas, como escolher a consultoria correta para você? Como escolher uma agência de performance?
Para ajudar você a não errar na hora da sua escolha foi que surgiu a ideia desse artigo. E vamos começar entendendo do que se trata a consultoria SEO, e o que esperar dela.
O que é, e para que serve a consultoria SEO?
SEO, do inglês Search Engine Optimization, em português Otimização Para Motores de Buscas, é um conjunto de estratégias que tem como finalidade melhorar os resultados orgânicos de uma página na Web.
Isso significa:
- Mais visitas no seu site/blog;
- Uma maior taxa de conversões, sejam leads ou vendas;
- Melhor posicionamento em motores de busca, especialmente o Google.
Portanto, quem procura por um serviço de consultoria SEO quer ouvir um especialista no assunto para obter uma orientação em SEO personalizada para a sua empresa.
Ou seja, obter um bom serviço de consultoria em SEO serve para melhor otimizar seu site, página, blog ou todos esses de uma só vez.
Afinal, o objetivo desse tipo de serviço é encontrar as melhores estratégias, para usar da melhor forma todos os recursos que a sua empresa tem disponível para esse setor.
E para isso o especialista contratado precisa fazer:
- Fazer uma avaliação completa do SEO da sua página;
- Analisar o alcance dos seus resultados, principalmente o que precisa ser melhorado;
- Elaborar sugestões de melhorias e propor soluções para seus problemas de SEO.
Isso significa que identificar erros é um dos focos principais aqui, assim como definir quais estratégias devem ser adotadas para produzir melhores resultados.
Qual a diferença entre uma consultoria SEO e uma consultoria de marketing digital?
Você pode estar se perguntando em uma consultoria de marketing digital não seria melhor então. Pois, o SEO faz parte do marketing digital, não é?
No entanto, contratar uma consultoria de marketing digital pode não resolver todos os problemas de otimização busca no seu site.
Isso porque uma consultoria de marketing digital tem um foco bem mais amplo do que apenas otimizar seu blog, site ou página web. Portanto, vai abranger muitas outras estratégias para destacar sua empresa no mundo digital.
Já a consultoria SEO trata desse tema de forma específica, sendo muito mais aprofundada e detalhada. Dessa forma, se você escolher a consultoria em SEO dificilmente algum problema na sua otimização online vai passar despercebido.
Com isso sua página terá um melhor tráfego e será melhor posicionada em mecanismos de buscas.
Como funciona uma consultoria SEO
Bom, mas como funciona uma consultoria SEO na prática?
Antes de lhe falar sobre como escolher um bom serviço de consultoria em SEO, quero lhe explicar melhor o que você pode esperar ao contratar um consultor especialista em otimização de sites.
Pois, para obter um bom resultado uma boa consultoria segue algumas etapas como podemos ver a seguir.
1. Entender o desempenho SEO atual
Fazer uma boa análise da performance de SEO atual é o primeiro passo de uma consultoria.
Afinal, para saber o que precisa ser melhorado primeiro é preciso conhecer o que já está sendo feito.
Mesmo que seja necessária uma reformulação completa da sua otimização de buscas, isso também só pode ser feito a partir da avaliação do desempenho atual. Pois, é necessário averiguar a ineficácia das estratégias atuais.
2. Analisar sua concorrência
Um bom consultor SEO também fará uma análise completa da sua concorrência. Isso inclui:
- Quem são seus concorrentes;
- Desempenho dos concorrentes;
- Estratégias usadas pela concorrência;
- O que é necessário para posicionar sua marca a frente da concorrência.
Isso fundamental, uma vez que sua você concorre dia após dia com outras marcas do meu mesmo nicho que o seu. E elas podem estar na sua frente no quesito SEO.
3. Planejar as estratégias que serão implementadas
Após entender como anda o SEO atual e o que está fazendo a concorrência, é possível traçar as estratégias que serão aplicadas para otimizar seu site, blog ou página.
Então, o consultor fará um planejamento estratégico completo para melhorar o seu SEO e posicionar sua marca a frente da concorrência.
É nesse momento que são tomadas decisões de manter ou não estratégias já em andamento, e quais passos são necessários para a melhora do desempenho.
4. Criar o conteúdo otimizado
Caso seja solicitado, sua consultoria em SEO também pode prestar o serviço de criação de conteúdo otimizado já dentro das novas estratégias do seu site.
Mas, você tem a opção de produzir o conteúdo você mesmo ou até mesmo contratar redatores que possam criar esse conteúdo seguindo suas novas estratégias de SEO.
O mais recomendado é que você permita que a consultoria SEO inicie esse trabalho para definir:
- Formatos mais recomendados;
- Materiais úteis;
- Estratégias de link Building;
- Assuntos e palavras chaves relevantes.
Uma vez que você entenda bem o que deve ser feito, você pode dar continuidade ao trabalho você mesmo e / ou sua equipe de redação.
Então, como contratar corretamente uma consultoria SEO?
Uma boa consultoria SEO envolve: diagnóstico, análise e plano de ação eficaz. E somente um bom profissional pode oferecer essa qualidade de serviço.
Para isso, o mais indicado é procurar uma agência de SEO. Pois, assim você tem a certeza de deixar a sua empresa nas mãos de especialistas.
Mas, isso não é tudo. Também é preciso ter alguns cuidados na hora de escolher a sua agência de seo:
- Cheque o histórico da agência de SEO escolhida;
- Verifique a reputação da agência nas redes sociais;
- Faça uma busca sobre ela no Google e veja informações relevantes (tenha cuidado com as fontes);
- Se possível, peça referências a outros usuários;
- Peça para ver alguns exemplos de trabalhos anteriores.
Esse último ponto é um dos mais relevantes para escolher a agência certa de SEO. Afinal, a qualidade dos trabalhos anteriores é uma das melhores evidências do nível do serviço em SEO que você pode esperar.
Mas, também há outras questões para levar em consideração.
Os objetivos da sua empresa ao escolher uma agência para consultoria SEO
É importante que você escolha a agência ou profissional de SEO que mais combine com as metas e objetivos da sua empresa.
Portanto, você também precisa ter claro esses aspectos antes de contratar os serviços de uma consultoria de SEO.
Então, converse bem com a agência e, principalmente, com o profissional que vai trabalhar com você, e veja se há uma boa sintomia entre ambos.
É importante que o profissional entenda bem quais são as necessidades da sua empresa. Porém, também é relevante que você possa confiar nele para deixar a otimização do seu site em suas mãos.
Escolha uma consultoria SEO com resultados mensuráveis
Além de compreender os objetivos do seu negócio e ter uma boa sintonia, a agência ou profissional que você escolha precisa ser capaz de oferecer resultados mensuráveis.
Isso significa que a consultoria deve ofereça indicadores de desempenho através dos quais você possa acompanhar se as metas e objetivos do SEO estão sendo atingidas.
Ter essas ferramentas definidas de forma clara e ao acesso da sua empresa é fundamental para que possa acompanhar o desempenho da otimização do seu site mesmo após terminar o serviço de consultoria.
Então, faça uma lista das melhores agências e profissionais antes de fazer sua escolha
Confiar na primeira agência de SEO que você encontrar é um verdadeiro tiro no escuro. O mesmo vale para um profissional freelancer, caso escolha um.
Portanto, faça uma boa pesquisa das agências e profissionais que oferecem consultoria SEO no mercado e elabore uma lista com aqueles que mais lhe agradarem.
Em seguida, pesquise mais informações sobre cada um deles, e vá eliminando no processo agência e profissionais que não lhe despertem muita confiança.
E o mais importante: entre em contato com mais de uma agência e / ou profissional da sua lista de preferidos antes de fechar com um deles. Pois, somente dessa forma você pode verificar se há sintonia entre os objetivos do seu negócio e a consultoria SEO selecionada.
Dicas finais sobre Consultoria SEO
Após fazer a sua escolha da melhor consultoria SEO para a sua empresa, é fundamental confiar no trabalho dos profissionais que você escolher.
Portanto, acompanhe o processo de perto, mas não tenha receio de deixar tudo as mãos deles.
Confiar nas pessoas com você vai trabalhar é fundamental para a realização de uma boa parceria.
Espero ter ajudado você a entender melhor o que é a consultoria SEO e como fazer a escolha correta para a sua marca.
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