Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens e Turismo (CNC), os últimos meses de 2021 prometem ser extremamente vantajosos para os comerciantes.
O órgão estima que, com o avanço da vacinação no país, o movimento de consumidores aumentará consideravelmente.
O ritmo será tão maior que o comércio varejista terá a melhor e maior contratação de trabalhadores temporários para o Natal desde 2013.
A expectativa é de mais de 94,2 mil novas vagas para atender o movimento sazonal de fim de ano, que sempre foi mais intenso que nos outros meses.
Tudo isso porque a CNC já repara em um crescimento consistente da circulação de consumidores no comércio e claro, se essa circulação tende a aumentar ainda mais nos próximos meses, a tendência é que os comércios precisem contratar mais para dar conta da movimentação.
Ainda mais quando temos em vista que muitos lojistas precisaram demitir vendedores durante a pandemia e está com quadro de colaboradores reduzido. Ou seja, o cenário é ótimo, está favorável e tende a melhorar a cada mês.
Uma oportunidade de emprego para as milhares de pessoas que infelizmente estão sem trabalho, mas também uma ótima chance para o comércio se reerguer e começar a crescer novamente, depois de meses com as portas fechadas ou pouco movimento.
Conteúdo, para agarrar essa oportunidade, além de contratar trabalhadores temporários, os empreendedores precisam treiná-los. Isso mesmo!
É fundamental ensinar essas pessoas a trabalharem na sua loja, técnicas de vendas e outros fatores importantes para que elas sejam eficientes durante os meses de alto movimento.
Elas precisam ser rápidas, educadas, prestativas, eficientes e muito mais. Afinal, esses trabalhadores representam a sua loja nesse momento. Qualquer erro deles, o nome da sua empresa será manchado.
Então, a seguir, indicaremos a importância de realizar treinamentos de vendas nos próximos meses e como aplicá-los da melhor forma, sem atrapalhar o desenvolvimento do trabalho atual.
Acompanhe!
Treinamento de vendas para trabalhadores temporários: entenda a necessidade
Os treinamentos são fundamentais para qualquer equipe, contudo, infelizmente, muitos empreendedores, líderes e gestores os deixam de lado.
Alguns acreditam que é perda de tempo, não reconhecem o potencial desses momentos de capacitação ou apenas estipulam outras prioridades.
São exatamente essas pessoas que perdem dinheiro e resultados por ter uma equipe com dificuldades, baixa produtividade e erros impactantes. Não fazer treinamentos corporativos é exatamente isso: abrir mão de resultados.
Desta forma, é fundamental encontrar maneiras eficientes para treinar os colaboradores do empreendimento, dando todas as ferramentas necessárias para que eles se desenvolvam.
Assim, o comércio vai se fortalecer entre a concorrência e aumentar a lucratividade. Ainda mais quando falamos de treinamentos comerciais. Já parou para pensar que a equipe de vendas é muito importante para o sucesso de uma loja?
Basicamente, sem ela, não há vendas, faturamento e tampouco sucesso. São esses profissionais que têm contato com os clientes e possibilitam as transações. Eles levam o nome da marca, são o primeiro contato do consumidor com a loja.
Sendo assim, o trabalho deles precisa ser mais do que excelente para evitar erros que afastam os clientes da marca. Quando a loja tem seu quadro de funcionários há anos, essas falhas costumam não acontecer.
Porém, estamos falando de trabalhadores temporários, os quais acabaram de chegar na loja. Eles são fundamentais e podem impactar o número de vendas no final do ano, por isso, mais do que nunca, as lojas precisam focar nos treinamentos.
Confira alguns benefícios de oferecer esses momentos de capacitação aos vendedores.
Treinamentos comerciais valem a pena?
Com certeza. Os benefícios são diversos! Ao oferecer treinamentos constantes, por exemplo, a loja proporciona aos seus clientes vendedores mais competentes, preparados e educados.
Também melhora o desempenho dos vendedores, torna os processos mais rápidos e otimizados, prepara os profissionais para reagir da melhor forma diante de desafios, os tornam mais eficientes, capazes e produtivos.
Como consequência, as vendas aumentam, assim como o faturamento e o nível de fidelização dos consumidores. Mas, afinal, como esses treinamentos funcionam? A capacitação de colaboradores pode ser feita de inúmeras maneiras, veja alguns exemplos:
Treinamentos por dinâmicas em grupo, workshops, oferecimento de cursos de vendas online, palestras, breves aulas sobre técnicas de vendas, criar uma cultura de feedbacks, promover discussões em grupo para solucionar problemas, entre outros.
Há várias formas, para escolher qual usar o empreendedor deve entender qual a necessidade da sua equipe. Se os vendedores precisam aprimorar técnicas de vendas, por que não procurar por bons cursos na internet e enviá-los?
Assim, quando eles tiverem um tempinho, podem focar no seu desenvolvimento. Como consequência, a loja terá mais resultados ao longo dos dias porque seus colaboradores estão se tornando ainda melhores.
Viu? Os treinamentos são muito importantes e podem ser simples, logo, não os deixe de lado em um momento tão vantajoso para o mercado com oportunidade de lucrar muito.