O controle de odor industrial é fundamental para que as indústrias estejam de acordo com a legislação e para que não causem prejuízos à comunidade ao seu redor, evitando assim agressões à natureza. Este tipo de prática atua no sentido de inibir a fermentação dos gases e pode ser feito de formas diversificadas, como o encapsulamento.
Portanto, se você deseja saber mais sobre o controle de odor industrial, continue a leitura do artigo para encontrar mais aspectos sobre isso e conhecer alguns produtos que podem ser usados para boas práticas.
O que é o controle de odor industrial?
O odor industrial acontece sempre que uma substância é emitida e deixa um cheiro característico na atmosfera, onde é lançada pelas indústrias. Este cheiro, por sua vez, como é derivado de processos químicos, pode acabar causando prejuízos à saúde, tanto dos colaboradores quanto das demais pessoas que vivem nos entornos da indústria.
Desse modo, o controle de odor industrial é uma prática que visa purificar estes gases através de alguns processos, de modo que eles possam ser lançados com segurança na atmosfera. Assim, evita-se também impactos ambientais, que estão previstos por leis e caso sejam descumpridas, podem gerar prejuízos financeiros para a empresa.
Para fazer este controle, existem uma série de equipamentos, como os lavadores de gases, que operam através do choque entre estes componentes e partículas de água, de modo que os componentes tóxicos são eliminados e, portanto, se torna seguro liberar os gases na atmosfera.
Quais são os produtos de controle de odor industrial que não prejudicam o meio ambiente?
É interessante destacar que além das formas citadas, o controle de odor industrial ainda pode ser realizado através de algumas ações de cunho bioquímico. Atualmente, existem serviços que sintetizam e odorizam as partículas responsáveis por causar o mau cheiro, evitando a sua ocorrência.
Os produtos em questão podem ser considerados leves, de modo que não causam qualquer tipo de prejuízo à saúde das pessoas responsáveis por manuseá-los. Eles podem ser aplicados através de produtos orgânicos, fungicidas, bactericidas e também dos encapsuladores de odor.
Todas essas soluções representam uma inovação do mercado e receberam o nome de neutralização higroscópica. Elas funcionam através de um sistema de leitura ambiental que é capaz de detectar eventuais vazamentos de gás. Assim, uma nuvem de partículas é acionada para o local e neutraliza as reações químicas, fornecendo tempo à indústria para que o problema do vazamento seja controlado.