O controle de ponto para as empresas é um dos mecanismos mais importantes para o RH observar diversos aspectos relacionados a jornada de trabalho de um colaborador.
Para as empresas, a jornada de trabalho é bastante importante e deve seguir algumas leis trabalhistas, sendo que, sua função é determinar o periodo de tempo que o trabalhador fica disponível para desempenhar sua função dentro da empresa.
As jornadas de trabalho são limitadas em 44 horas semanais ou 220 horas mensais, podendo ser realizadas horas extras, de acordo com a necessidade da empresa.
Através do controle de ponto, a organização e o conhecimento de todos os setores da empresa passa a ser mais prático e rápido.
Nesse artigo, falaremos um pouco sobre o controle de ponto para uma empresa, suas funções e o porquê utilizar para facilitar nas atividades do setor de recursos humanos.
Qual a importância do controle de ponto?
O controle de ponto funciona de maneira a auxiliar e monitorar todos os horários de entrada e saída dos funcionários, suas respectivas horas extras, entre outras coisas.
Com isso, a facilidade para o setor do RH fica grande e favorece o desenvolvimento da empresa.
Esse controle de ponto funciona através do registro de horários de cada colaborar, ficando tudo anotado e armazenado, para posterior verificação.
Deste modo, através das anotações do controle de ponto, é possível realizar a folha de pagamento da melhor maneira, com todas as horas de trabalho contabilizadas.
Uma empresa que deixa de ter um controle de ponto por algum motivo pode estar perdendo tempo e complicando seu setor de RH, com dificuldades nas informações e informações distorcidas, já que nem tudo é catalogado.
Benefícios do controle de ponto para as empresas
Além dos benefícios do melhor controle da jornada de trabalho, fiscalização dos horários de entrada e saída, o controle de ponto pode ter um papel fundamental nas possíveis ações trabalhistas que o trabalhador faça contra a empresa.
O controle de ponto pode provar todos os horários que o colaborador estava na empresa e evitar diversas fraudes.
É bastante comum as ações trabalhistas nesse âmbito, quando questionado por horas extras, entre outros aspectos.
Através desse controle e organização nesse setor, a situação pode ser resolvida rapidamente, sem prejuízo para a empresa.
Vale destacar que, o custo que o controle de ponto tem é mínimo perante aos seus benefícios gerados, tornando o processo de controle de ponto bastante vantajoso e muito comum nas empresas.
Empresas de grande porte e organizadas buscam sempre boas tecnologias nesse setor, para que os mínimos de problemas possam ser gerados contra si.
Quais os tipos de controle de ponto?
No mercado de trabalho, é bastante comum encontrar diversos tipos de controle de ponto dentro de uma empresa, podendo variar bastante devido ao número de funcionários, tecnologias da empresa, entre outros aspectos.
Os registros de ponto mais comuns são os registros manuais de cartão de ponto, controle de ponto mecânico, controle de ponto eletrônico, entre outros. Basicamente, o que muda de um para o outro é a tecnologia empregada.
Por exemplo, no registro de ponto eletrônico, o colaborador insere sua digital no aparelho e rapidamente é marcado seu ponto, uma maneira bastante rápida e prática, que facilita bastante o RH da empresa.
Outros pontos mais simples podem ser os controles de pontos manuais, como o livro de ponto.
No livro de ponto, o colaborador anota seu nome, o horario de entrada e saída e, posteriormente, realizada sua assinatura.
Desse modo, o RH da empresa terá que fazer a verificação dia a dia, de maneira individual, de cada colaborador da empresa, gastando um tempo maior.
Recomendação de leitura: Design de logotipo da empresa – com nome ou sem nome?
O que é identidade visual? Sua empresa precisa pensar nisso