A Correia Poly V trata-se de uma correia extremamente importante no segmento industrial, exigindo um maior desempenho e mais performance dentro de um determinado sistema de transmissão de potência.
Devido a isso, esta correia precisa ser bem conhecida para quem vai utilizá-la, afinal, ela possui muitas particularidades e a escolha errada pode comprometer a sua eficácia e desempenho.
A correia Poly V tem vários nomes no mercado, conforme a marca, como é o caso das correias deste tipo vendidas pela Rexon, que tem o nome de poli-rib.
Para que seja possível comprar a melhor opção e utilizar adequadamente este tipo de correia, é fundamental conhecer mais a respeito dela.
Pensando nisso, resolvemos trazer este conteúdo completo explicando a correia Poly V, como ela funciona e para que é que ela serve, quais são suas aplicações mais comuns e as vantagens sobre outros tipos de correia.
Não deixe de acompanhar o texto até o fim para saber tudo a respeito do tema!
Correia Poly V: Conheça o que é este produto!
A primeira coisa sobre a qual é preciso falar neste conteúdo, é claro, é sobre o que significa uma correia Poly V.
Uma correia deste tipo trata-se de um produto formado por variados frisos no formato de V, sendo então uma correia de uso industrial que tem uma mistura de características de dois tipos de correias: planas e em V.
Os frisos presentes na correia, que tem formato de V, são todos projetados para que possam encaixar-se com maior precisão nas polias que tenham ranhuras com o mesmo formato.
A função deles é, então, transmitir o torque proveniente do motor da máquina para um sistema de polias, e este tipo de correia pode ser utilizada nas duas direções, e é isso que a torna mais flexível.
Qual a finalidade da correia Poly V?
A correia Poly V tem como função principal, como explicado, a transferência do torque do motor diretamente ao sistema de polias, portanto, elas transferem potência com alta eficiência.
Isso porque além delas terem uma maior área de contato, os frisos dessa poliam também fazem o efeito de cunha nas polias.
Resumindo, quanto mais essa correia é tensionada diretamente sobre a superfície de uma polia, então maior vai ser a força do contato entre as duas partes, logo, há uma taxa de transferência do torque do motor para essas polias que é bem mais alta.
Com esta eficiência alta na transmissão, os responsáveis por projetarem motores e também outros acessórios fazem uso de polias que têm um diâmetro menor nos projetos criados.
Como fazer uso da Correia Poly V?
Ficou claro como é que a correia Poly V é um tipo de produto extremamente versátil, e isso significa que ele atende muito bem a indústria e as máquinas utilizadas em sua produção.
Mas além disso, também é possível que essa correia seja usada nos eletrodomésticos (aqueles da chamada “linha branca”) e na linha fitness, no caso os equipamentos presentes nas academias.
Veja a seguir alguns exemplos de onde as correias Poly V têm a possibilidade de serem aplicadas:
- Sistemas do transporte aéreo
- Nos equipamentos das academias
- Nas escadas rolantes, em aeroportos, shoppings,
- Na fabricação do papel
- Nos motores industriais
- Nos equipamentos usados em jardinagem
- Nos sistemas de refrigeração
Leia mais: quer saber como calcular as correias de transmissão? Clique aqui.
Por que optar pelas correias Poly V ao invés das outras?
Quem conhece pouco a respeito das correias Poly V pode ter dúvidas sobre o porquê de optar por elas ao invés de outros tipos de correias.
A verdade é que esta correia tem diversas vantagens em comparação às demais, o que faz dela uma das mais importantes do mercado.
A seguir, veja quais são essas vantagens oferecidas pela correia Poly V:
- Há a possibilidade de usar somente uma correia ao invés de várias
- A distribuição da carga é feita de forma uniforme na seção transversal como um todo
- A razão de velocidade é sempre constante
- Ela é altamente flexível, pois possui uma espessura que é reduzida
- Ela é adequada para uso em unidades que contam com as polias internas e polias externas
- Este tipo de correia pode ser aplicado em unidades no verso e também em layouts que sejam compactos
- Ela gera menos ruídos, menos peso e uma vibração menor
- Ela tem uma velocidade alta de superfície que é combinada com as taxas de velocidade alta de diâmetros de polias menores
Com isso, fica muito claro como vale a pena apostar no uso da correia Poly V na indústria, nos equipamentos da academia ou mesmo em sua residência, nos aparelhos eletrodomésticos específicos.
Quais os cuidados principais a se ter com as correias Poly V?
Para finalizar este conteúdo, é extremamente importante falar sobre quais são os cuidados mais comuns que se deve ter com o uso das correias Poly V.
Afinal, esses cuidados são fundamentais para que o sistema de transmissão que usa correias deste tipo possa funcionar adequadamente, bem como as máquinas, equipamentos e eletrodomésticos nas quais elas fazem o trabalho.
Veja quais são eles:
- Há sempre um desgaste bem maior em um dos lados do perfil da correia: isso ocorre por conta de um desalinhamento ou de uma vibração que ocorre de modo excessivo. Se a causa do problema for o desalinhamento, é necessário alinhar essas polias. Já se a questão é a vibração excessiva, se faz necessário reajustar a tensão que é gerada sobre a correia
- A lateral da correia fica endurecida e tem um aspecto polido: esse é um problema que costuma surgir sempre que a tensão prévia é aplicada de forma incorreta ou que há danos diretos nos tensionadores da correia devido a uma montagem incorreta. Nesta situação, é preciso reinstalar a correia com a sua tensão ideal ou ainda trocar a correia
- Presença de ruído na execução do serviço: neste caso, é necessário verificar a tensão da correia e realizar o reajuste. Este sinal significa que a correia já ultrapassou o período da vida útil dela e que precisa ser trocada
- Há um desgaste que ocorre na lateral de todos os frisos no formato em V: há duas razões pelas quais isso acontece, sendo que o primeiro é quando há uma dificuldade no giro das polias, sendo necessário trocar as polias e a própria correia. Um outro problema é o desalinhamento que pode acometer as polias, sendo necessário alinhá-las ou substituí-las, ao passo que a correia precisa ser trocada
Quando você conhece esses cuidados necessários, então pode preveni-los ou, se já estão instalados, fazer a correção deles o quanto antes para evitar que as máquinas sofram com os problemas nas correias.
Conclusão
Como visto aqui, a correia Poly V é uma ótima opção para a produção industrial, sendo um dos produtos mais buscados do mercado, mas nem todos conhecem o que ela é e como funciona.
Neste conteúdo, trouxemos a explicação do que é este tipo de correia, para que ela serve e quais são as suas vantagens em relação às outras correias, além de quais são os cuidados mais importantes para se tomar com elas durante o uso.
O que achou do texto de hoje falando sobre o que é a correia Poly V?