Quando temos um bebê pela primeira vez, é fundamental conhecer os cuidados com os bebês nos primeiros meses de vida.
Dessa forma, poderemos dar o melhor cuidado possível ao nosso pequeno, priorizando o seu conforto e bem-estar.
Se você deseja saber mais sobre os cuidados com os bebês nos primeiros meses de vida, continue lendo esse artigo que preparamos para você!
Cuidados com os bebês nos primeiros meses de vida
Amamentação
A amamentação (materna ou artificial) é o cuidado básico com o bebê e, de fato, será sempre assim.
No entanto, durante as primeiras semanas e até que recupere o peso do nascimento, é provável que a amamentação esteja em oferta, ou seja, que seja a mãe que ofereça o peito ou a mamadeira ao pequeno.
De fato, você e seu bebê podem enfrentar um momento complicado: a sua primeira “crise” de amamentação. O seu bebê pega e solta o peito repetidamente e muda de um para o outro.
Embora às vezes isso nos leve a pensar que não temos leite suficiente e que o bebê não fica saciado com o peito, o que muitas vezes leva ao abandono de muitas amamentações.
Se não houver inconvenientes, a amamentação é geralmente estabelecida entre quatro e seis semanas após o nascimento.
Sem dúvida, esse é um dos principais cuidados com os bebês nos primeiros meses de vida.
Sono do bebê
Durante os primeiros três meses de vida, os bebês passam grande parte do dia dormindo. Neste momento, eles têm apenas duas fases de sono e não são capazes de diferenciar o dia da noite, além de ter um sono pouco profundo.
Embora seguir uma rotina seja importante para que o bebê seja mais calmo e feliz, é verdade que neste momento ele ainda é muito pequeno para ser eficaz.
Embora o sono seja muito variável e dependa de cada bebê, neste momento costumam dormir uma média de 16 a 17 horas.
No entanto, a chave para saber se um bebê dorme o suficiente é verificar o seu humor. Se ele está feliz durante o dia, é que suas horas de sono são reparadoras.
Para favorecer o sono do bebê, busque por um enxoval de qualidade, com tecidos confortáveis. Para isso, dê uma olhada na loja dorotéiababy, onde você encontrará tudo o que precisa.
Cuidados com a pele, umbigo e área da fralda
A pele do bebê é muito delicada, por isso é preciso cuidar especialmente dela. Embora o bebê possa ser banhado a partir das 24 horas depois do parto, quando já tiver regulado a sua temperatura corporal, recomenda-se atrasar o banho até que o cordão caia.
Portanto, a ideia é não dar banho até cair (entre 5 e 20 dias, normalmente), a menos que seja necessário porque há infecção.
Para limpar o seu bebê, basta passar alguns lenços úmidos pelo seu corpo.
Além disso, não devemos expô-lo ao sol direto nem é aconselhável usar protetores solares até os seis meses. E antes de estrear roupas, lembre-se de lavá-las sempre para remover a sujeira, bactérias e germes da peça de roupa.
Você precisará trocar uma média de seis a oito fraldas por dia, o que indica que seu bebê está comendo o suficiente. Embora os lenços úmidos facilitem muito o trabalho, o ideal é usar água e sabão e limpar de frente para trás, especialmente no caso das meninas.
Sem dúvida, esse é um dos principais cuidados com os bebês nos primeiros meses de vida.
Desenvolvimento
À medida que o bebê cresce, a comunicação com seus pais aumenta. Olhares, sorrisos, balbucios… Aos poucos ele está encontrando novas maneiras de interagir com as pessoas ao seu redor.
Nestes primeiros meses de vida, ele começa a olhar. Por volta da quinta semana aparece o sorriso social, diferente do sorriso angelical ou sorriso falso das primeiras semanas e que nada mais é do que um reflexo primário do recém-nascido.