Você já parou para pensar que toda empresa, assim como as pessoas, possui suas próprias crenças e valores? Elas norteiam a maneira como os colaboradores devem agir para o funcionamento sadio e próspero da empresa.
A cultura organizacional auxilia no processo de atrair novos colaboradores, através até de software de recrutamento e seleção, que através deles sentem que seus valores também são compatíveis com os da empresa.
Portanto, é muito importante entender como funciona esse processo e também a importância dele para o sucesso e desenvolvimento da organização. Com isso, confira agora tudo o que você precisa saber para entender sobre cultura organizacional.
O que é cultura organizacional?
Antes de explicar assuntos mais complexos sobre esse tema, é importante entender o que de fato é e para que serve a cultura organizacional. Ela se caracteriza pela maneira como a empresa se comporta com seus stakeholders, sejam internos ou externos.
Portanto é o conjunto de normas, valores e hábitos que ela busca passar para seus colaboradores e clientes. Isso faz com que todos entendam claramente qual a missão que a empresa se propõe a fazer.
O grande desafio da cultura organizacional é de fato colocar em prática todos os pontos colocados no papel como seus comportamentos cruciais. Para isso, é preciso um esforço dos colaboradores e atração de pessoas que compartilhem dos mesmos valores.
Por que ela é importante?
Agora que você já sabe o que é a cultura organizacional fica fácil de entender a relevância dela para o desenvolvimento da empresa. Ela tem a função de fazer com que colaboradores e empresa tenham os mesmo objetivos e metas.
Para esse funcionamento sadio é importante que as práticas sejam condizentes com as teorias. Portanto, se é colocado flexibilidade de trabalho com um valor da empresa, é incoerente cobrar bater pontos.
A cultura organizacional bem implementada possibilita a sensação de satisfação e pertencimento àquele trabalho. O que por sua vez, diminui as taxas de turnover e agrega valor para a atração de mais e melhores colaboradores.
Portanto, ela tem a importância de aumentar a produtividade e os resultados através de uma política clara e harmônica para todos os setores da empresa. É ela que vai transformar o ambiente de trabalho extremamente competitivo em um lugar de cooperação e amizade.
3 pilares da Cultura Organizacional
Eles são divididos em missão, visão e valores de uma empresa. Entretanto, é importante destacar que eles não precisam ser definitivos. Portanto, eles podem se alterar à medida que prioridades e objetivos sejam alterados.
1- Missão
O primeiro passo para uma cultura organizacional bem implementada é definir a missão da empresa. Ou seja, uma palavra ou frase que explique o motivo do empreendimento existir. Ou seja, ele deve funcionar como identidade e refletir o propósito do negócio.
2- Visão
O segundo momento de construção da cultura organizacional precisa apresentar qual a meta, ou seja, onde a empresa almeja chegar no futuro. É muito importante que esse objetivo seja alcançável e alinhado com a missão da empresa.
3- Valores
Por fim, o terceiro pilar e último a ser desenvolvido é o de valores. Ele nada mais é que os princípios que precisam ser seguidos durante o trabalho e dentro da empresa. Com isso, os valores atuam como orientadores do comportamento dos colaboradores.
São eles que vão transmitir ao público externo a imagem e a credibilidade que a empresa deseja passar. Por isso, os valores devem fazer parte da rotina de trabalho e direcionar as mais diversas decisões da organização.
4 Benefícios da cultura organizacional
1- Melhor ambiente de trabalho
A empresa com uma cultura bem implementada tende a proporcionar um ambiente leve e sadio para todos os seus colaboradores. Ela possibilita que todos saibam sobre suas funções e sobre a importância de seu trabalho para o crescimento da empresa.
Portanto, profissionais com boa autoestima, sem pequenos ruídos de comunicação e estresses diários, tendem a produzir mais e propiciar um ambiente de trabalho mais harmonioso e próspero.
2- Aumento da produtividade
Em um efeito cascata, o bom ambiente vai possibilitar um aumento na produtividade da empresa. Uma vez que fica claro para todos os objetivos da organização e também a função de cada equipe e membro para atingir tais resultados.
Como fica claro, esse processo tem o objetivo de tornar mais simples o processo produtivo assim como mais sadio a rotina pesada de trabalho, favorecendo para que todos cresçam juntos, tanto pessoalmente quanto profissionalmente.
3- Melhores resultados
Dando prosseguimento ao efeito cascata, um bom ambiente e uma boa produtividade vão, certamente, favorecer melhores resultados dentro da empresa. As seguidas entregas de bons resultados vão motivar ainda mais os colaboradores e atrair novos clientes.
Portanto, fica evidente que a cultura organizacional tem um efeito positivo e série em diferentes esferas da empresa. É com ela bem desempenhada que será possível atingir a missão e visão definidos anteriormente.
4- Retenção e atração de talentos
Com todo o trabalho realizado perfeitamente, quem vai querer se aventurar em outra empresa? Portanto, ela tem o papel de estimular a continuação dos colaboradores na empresa, diminuindo a rotatividade, o que pode atrapalhar a produtividade.
Da mesma maneira, ela é importante para atrair novos colaboradores que são atraídos pela boa imagem e credibilidade que a empresa passa tanto para o mercado interno quanto para o externo.
Conclusão
Fica evidente que a cultura organizacional tem papel fundamental para o desenvolvimento e crescimento da empresa, tanto para seus colaboradores quanto para atingir os objetivos traçados pelas lideranças.
Portanto, se você não vem tendo resultados positivos, procure estudar mais sobre a cultura organizacional da sua empresa e aperfeiçoá-la para um melhor entendimento de todos os setores e colaboradores.
É muito importante que a missão, visão e valores da empresa sejam muito transparentes para os diferentes públicos de interesse da empresa, ou seja, seus stakeholders. Isso vai evitar que ocorra falhas na comunicação interna e externa da organização. Por fim, nunca se esqueça que os colaboradores são os principais responsáveis pelo sucesso ou fracasso da empresa. Por isso, busque sempre ouvi-los e proporcionar um ambiente saudável de trabalho.