Alimento amazônico é consumido em todo o país
Consumido principalmente nos dias mais quentes, o açaí é um alimento que conquistou o país. Nos dias atuais, ele já disputa a preferência do sorvete, outra opção que agrada muito e ajuda a refrescar.
Apesar da popularidade, boa parte das pessoas ainda não conhece tão bem esse fruto. Quando se fala nos benefícios nutricionais, a falta de informações pode ser ainda menor. Por isso, veja a seguir as principais curiosidades sobre o saboroso açaí!
1 – Xarope de guaraná
A maior parte dos potes de açaí que se encontra nos mercados é com xarope de guaraná, como pode ser visto neste encarte de ofertas do Dia. Mas sabe por que esse ingrediente é usado? Ele é adicionado para adoçar o fruto natural.
Vale notar que, assim como o açaí, o guaraná é originário da Amazônia. Além do mais, ele é rico em cafeína e, por isso, é uma espécie de estimulante natural. Misturado ao açaí, ele garante reposição energética, sendo um ótimo aliado das atividades físicas.
2 – A lenda
Lá na Amazônia existem muitas lendas, sendo que uma delas é a da origem do açaí. Segundo a crendice popular, o fruto começou a ser consumido porque a população do Norte estava crescendo demais, e estava ficando difícil alimentar a todos.
Para contornar a situação, o cacique de uma tribo chamado Itaki resolveu que as próximas crianças teriam que ser sacrificadas. Um dia, porém, a decisão drástica chegou até a sua filha que deu à luz a uma menina. A mãe da criança ficou tão triste que pediu à divindade Tupã uma solução para a questão dos alimentos. Algum tempo depois, Itaki encontrou a filha abraçada à palmeira de açaí. Foi a partir de então que a tribo passou a colher o fruto, e nunca mais precisou se preocupar com a fome da população.
3 – Bastante nutritivo
Além de poder receber vários complementos, como frutas, leite condensado e granola, o açaí é querido pelos benefícios que oferece ao corpo. Confira a seguir alguns nutrientes do alimento:
- Vitamina A: ação antioxidante, ação anti-inflamatória, manutenção do sistema imunológico, renovação dos tecidos, preservação dos tecidos oculares e formação de colágeno;
- Vitamina B1: importante para a manutenção do sistema nervoso, dos músculos e do coração. A deficiência pode causar falha na memória, insônia, depressão, entre outros sintomas;
- Vitamina C: melhora a defesa do organismo contra vírus e bactérias, evita o envelhecimento precoce e deixa a pele mais bonita;
- Cálcio: essencial para os ossos e dentes, é um nutriente que atua na divisão celular, contração muscular e coagulação sanguínea.
4 – Parte da alimentação
Apesar de o açaí ser consumido como sobremesa em grande parte do país, no Norte, que é o local de origem, o fruto pode ser servido com comidas salgadas.
No Pará, é comum o consumo de açaí com farinha de mandioca ou tapioca. Muitas vezes, as pessoas adicionam ainda peixe. Vale notar que esse açaí não é com guaraná ou doce, mas na versão natural.
5 – O açaizeiro
A árvore do açaí pode chegar a mais de 30 metros de altura e, por isso, requer habilidade para a retirada dos frutos. Além do mais, ela frutifica o ano todo, o que faz com que a fruta esteja sempre disponível.
A madeira do açaizeiro é usada para fazer construções, as folhas podem ser usadas para cobrir as casas e até os cachos secos têm serventia, que é virar vassoura. Diante de tantas vantagens, é compreensível por que o açaí é tão querido dentro e fora da região amazônica.
É nítido como o açaí conquistou o Brasil. Originário da região Norte, o fruto é bastante consumido em todo o país, especialmente nos dias mais quentes. Aqui você pode conhecer as principais curiosidades sobre o alimento!