Quem nunca foi até o supermercado e voltou de lá com mais itens do que o necessário, seja por impulso, seja por uma boa promoção, seja por planos que mudaram no meio do caminho? Essa é uma situação comum, a qual pode acarretar o desperdício de alimentos que acabam estragando ao longo dos dias.
Uma das alternativas para aumentar a durabilidade da comida é guardá-la na geladeira. Mesmo assim, é preciso ter outros cuidados e inspecionar os itens para evitar que eles se tornem impróprios para o consumo. Afinal, mesmo na geladeira os alimentos estragam! Abaixo, aprenda a identificar o início desse processo:
Observe o prazo de validade
A maneira mais simples e objetiva de saber se um alimento está próximo de estragar ou precisa ser usado logo é observar a data de validade. É ela que define até quando uma comida está boa para o uso e não apresenta riscos para a saúde de quem consome.
Em produtos prontos e industrializados, como pães, iogurtes, frios e congelados, a data de validade deve estar na embalagem, junto com as informações de fabricação e composição. Já aqueles itens de padaria ou mais “caseiros” também devem levar uma etiqueta de validade, produzida pelo próprio mercado.
Fique atento ao odor
Outro sinal marcante de que um alimento está estragado ou próximo de entrar nesse processo é o odor! É normal que alguns alimentos, como feijão, peixe e outras carnes, tenham um cheiro forte característico, mas qualquer aroma diferente do comum deve acender um alerta para o consumidor.
O processo de decomposição do alimento é o responsável por causar o mau odor. Por isso, é essencial desconfiar do cheiro e checar outros indícios, como a validade e a aparência da comida antes de consumi-la.
Observe a aparência
Você já deve ter ouvido o ditado “beleza não se põe na mesa”, mas quando falamos de alimentos, não funciona bem assim. A aparência de algumas comidas específicas pode não ser muito agradável, mas é preciso ter olhar crítico para identificar quando uma comida está fugindo muito do padrão.
Mudanças de cor, manchas, textura muito diferente, diminuição ou aumento de tamanho… vários indícios podem ser observados. Na dúvida, você pode recorrer aos outros sinais, como o odor e o prazo de validade, para confirmar se aquela comida está mesmo estragando.
Previna o processo
Identificar que um alimento está estragando é muito importante para fazer o consumo imediato ou descartar o que não pode mais ser aproveitado. Para evitar que esse problema seja recorrente, também é possível apostar na prevenção com atitudes simples, como guardar corretamente os alimentos na geladeira e organizar bem o espaço!
Como conservar alimentos na geladeira?
Para que os alimentos durem mais no refrigerador, é essencial que eles sejam guardados de forma adequada. Não existe uma regra única, considerando que cada alimento possui a sua especificidade e pode demandar cuidados diferentes. Entretanto, é possível ressaltar alguns em comum.
Higienizar bem o produto, garantir que ele está seco antes de guardar e manter o alimento em potes de vidro ou em sacos plásticos bem vedados ajuda na durabilidade da comida.
Como organizar uma geladeira pequena?
A organização também é essencial para a boa conservação dos alimentos. Afinal, fica mais difícil identificar e observar o estado de cada comida se elas não estão bem visíveis no espaço. Também é comum que se deixe de comer alguns itens quando eles estão em uma posição de difícil acesso, fazendo com a comida fique mais tempo do que o ideal no refrigerador.
A dica para organizar o eletrodoméstico, ainda mais quando ele é pequeno, é apostar nas caixas organizadoras e em potes transparentes que se “encaixam”. Dessa forma, é possível aproveitar melhor o espaço e ter uma visão geral de tudo.