Saiba que investir o seu FGTS nesse momento é uma das melhores maneiras de aumentar todo seu patrimônio. Ainda mais se, através da contratação de um crédito com garantia, você aumentar substancialmente o valor desse investimento.
O objetivo geral da liberação desse valor é para estimular o comércio e aumentar o poder de compra dos brasileiros, mas a pergunta que temos é: vale a pena gastar esse valor ao invés de investir?
O FGTS quando está bloqueado praticamente não gera rendimentos e quando a inflação sobe diminui o poder de compra dos brasileiros. No texto de hoje você descobre por que investir é a melhor decisão. Leia e confira!
Por que vale a pena investir esse dinheiro?
- Não precisa de muito dinheiro para iniciar os investimentos.
- Grande potencial de retorno a curto, médio e longo prazo.
- Fácil Acesso.
- Margem de Garantia.
Pensamentos errados sobre investimentos
- É coisa de gente rica.
- Não vale a pena investir pouco dinheiro.
- É complicado demais.
- Não é seguro.
- Tem que pagar imposto de renda.
- Não vou conseguir mais utilizar o dinheiro por um bom tempo.
É coisa de gente rica
Quem disse isso está totalmente errado. Hoje as pessoas estão começando a compreender que nunca foi esse o ponto “precisa ter dinheiro para investir”, pois sempre foi acessível a todas as pessoas, elas só não sabiam disso.
Hoje com R$100,00 é possível começar um investimento que pode lhe render duas vezes mais R$100,00 do que o que está investindo inicialmente. Então por que tantas pessoas ainda acreditam que somente ricos podem investir?
Ou seja, a questão é buscar mais informações sobre o assunto, dessa maneira é possível compreender porque é tão vantajoso realizar investimentos que podem, em pouco tempo, duplicar todo o seu patrimônio.
É complicado demais
Tudo é difícil mas, é só até fácil se tornar… Basta aprender! E não, não é difícil. Na verdade é até simples demais. Basta criar uma conta em uma corretora, definir qual será seu investimento e enfim, começar a investir.
Não é seguro
Como assim não é seguro? Sabia que tem investimentos que são mais seguros que a poupança? Isso mesmo!
Aqui no Brasil, por exemplo, temos o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) que garante aplicações de até 250 mil reais por CPF ou CNPJ.
Nos EUA o Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) garante até 250 mil dólares em contas correntes, savings accounts, money market, certificates of deposit e term deposits.
Também nos EUA Estados Unidos existe o Securities Investor Protection Corporation (SIPC), que protege até 500 mil dólares contidos em corretoras, englobando ações, bonds, fundos, ETFs, money market e CDs.
Tem que pagar imposto de Renda
Em alguns casos sim, mas não em todos. Existe investimentos que não exigem o desconto de impostos, alguns exemplos são:
- LCI e LCA.
- CRI e CRA.
- Debêntures.
- Ações.
- Fundos imobiliários.
Não vou conseguir mais utilizar o dinheiro por um bom tempo
Então, você pode solicitar o resgate a qualquer momento, o que irá alterar é seu rendimento. Também é preciso conhecer alguns termos:
Prazo de cotização
Trata-se do tempo que um fundo leva para gerar o dinheiro em cotas a partir da data de solicitação de resgate.
Prazo de liquidação
O prazo que leva para o dinheiro ser repassado para sua conta após a cotização.
Prazo de resgate
Soma do tempo de cotização + prazo de liquidação, ou seja, é o tempo que leva desde que o seu pedido de resgate foi realizado até o momento de o dinheiro cair na sua conta.
D+n
D+n é a maneira que o mercado financeiro utiliza para medir os prazos de cotização, liquidação e resgate. A letra D corresponde ao dia útil e a letra n representa os dias úteis ou corridos a partir da data de solicitação.
O que preciso para começar a investir?
- Abrir sua conta: Será preciso abrir sua conta em uma corretora e precisar contar com o apoio de especialistas.
- Conheça seu perfil: Antes de qualquer investimento é essencial saber qual tipo de investidor você é. Se você ainda não sabe qual investidor você é, faça sua análise em Como investir de acordo com sua meta.
- Faça seu investimento: Escolha a categoria que deseja investir e aplique seu dinheiro.
Além dos itens citados, para que você possa começar a investir é essencial também ter um bom planejamento financeiro. Pois ele irá te ajudar a ter uma boa noção de quanto você pode ou não investir, o quanto isso vai lhe render e até mesmo se é viável contratar algum tipo de crédito para isso. Muitas pessoas hoje já entendem o quanto investir pode ser vantajoso para elas e, por isso, não descartam a opção de usar um veículo ou terreno como garantia de empréstimo para conseguir um valor maior e que possa lhe render ainda mais.