O marketing local é a estratégia de publicidade de uma empresa que se concentra em alcançar clientes próximos de onde a empresa está localizada. É uma excelente escolha para todas as marcas que vendem em lojas físicas, como restaurantes, lojas, farmácias, supermercados e padarias.
Com ele, você pode tornar sua marca conhecida na região, se destacar de seus concorrentes e aumentar seu desempenho. Continue lendo nosso artigo para saber mais sobre o marketing local e como aplicá-lo!
O que é marketing local?
O marketing local é uma forma de marketing que segmenta o público com base em sua localização, ou seja, excluindo pessoas que não moram ou trabalham em sua área de atuação.
Essa tática é muito eficaz e aumenta suas chances de obter mais resultados para suas campanhas, sejam elas anúncios nas redes sociais, Google Ads ou qualquer outro canal digital. Você deve ter visto um anúncio em algum canal digital de uma loja e, ao clicar nele, percebeu que não estava atendendo a sua cidade.
Isso sugere que, apesar de ter um perfil semelhante ao dos consumidores da empresa, a localização não é fatorada, um grande erro para quem tem restrições geográficas de negócios.
Vale lembrar também que essa estratégia pode ser feita tanto digitalmente (como mencionado acima) quanto fisicamente, por exemplo, oferecendo folhetos em locais específicos.
Coloque-se no lugar do cliente em potencial: por exemplo, se você deseja comprar um item e ver uma loja nesse segmento a apenas 1 km de sua casa, pode entrar em contato para saber mais ou até mesmo passar por lá.
Mesmo que haja uma grande e conhecida loja de marca a 10 km, a escolha será sua. Esse é o poder do marketing local.
Aposte no Geomarketing
Muitos perguntam o que é Geomarketing, e isso é crucial para uma boa estratégia de marketing local.
Além de produzir publicações personalizadas em redes sociais e sites, também é importante focar em estratégias que possibilitem o uso da geolocalização, como:
- Google Ads: Crie anúncios pagos para pessoas da sua área;
- Anúncios do Facebook: segmente públicos-alvo e limite o alcance geográfico,
- Google Meu Negócio: crie um perfil neste canal e forneça conteúdo para se destacar no Google Maps.
Importância do marketing de rede local
Os smartphones estão sendo cada vez mais usados para pesquisas online. No Google, a palavra-chave costuma ser usada com o termo “perto de mim” – sugerindo que muitas pessoas usam a plataforma para pesquisar estabelecimentos em sua região, como lojas de roupas e restaurantes.
Esse fácil acesso capacita os consumidores e muda seus hábitos de compra. Hoje, os vendedores só podem ser contatados após extensa pesquisa e consumo de conteúdo.
É por isso que a presença digital é tão importante para as empresas e suas estratégias de marketing local. As empresas devem entregar valor ao cliente por meio de seus canais preferidos.
Princípios de marketing local
Marketing é um conjunto de estratégias desenhadas para avaliar um mercado e encontrar formas de competir e agregar valor a um público-alvo através da venda de um produto ou serviço.
O marketing local compartilha os mesmos princípios com a especificidade de focar em áreas geográficas.
Para isso, ele pesquisa concorrentes e públicos-alvo, desenvolve soluções, define preços e avalia as melhores formas de anunciar, inclusive na internet.
Integre o marketing local à estratégia digital
O primeiro passo é desenvolver um plano estratégico de marketing.
Deve incluir informações sobre o público-alvo, localização da empresa e concorrentes. Além disso, definir cronogramas e métricas de desempenho é importante.
Pesquise seu público-alvo e crie personas
Use soluções como o Facebook Audience Insights ou o Google Analytics da empresa.
Além disso, leia ou crie pesquisas de mercado para entender melhor o público-alvo da marca e use as semelhanças mais comuns entre os consumidores para criar perfis fictícios que representam os clientes ideais.
Anúncios segmentados por área geográfica
Segmente as campanhas de marketing local com base no público-alvo. Os anúncios de links patrocinados são uma ótima opção para alcançar públicos na região.
Nos mecanismos de busca, deve ser mais fácil encontrar clientes prontos para comprar, enquanto nas redes sociais, a geração de leads pode ser mais viável.
Lembre-se de segmentar seus anúncios por idade, sexo, interesses e, principalmente, localização geográfica. Isso é possível tanto no Google quanto no Facebook.
Ideias de marketing local
Podemos definir marketing como uma série de ações estratégicas que visam promover um serviço ou produto para conquistar clientes e aumentar as vendas.
O marketing local segue o mesmo caminho, mas a promoção se concentra na segmentação geográfica. Ou seja, o objetivo é atrair pessoas próximas ao seu negócio.
O empresário se diferencia por estar no mesmo ambiente cultural e econômico de seus clientes.
Por isso, investir em iniciativas para alcançar pessoas que trabalham ou moram perto de uma pequena empresa é fundamental para o seu crescimento. Com uma estratégia direcionada, você pode aumentar suas chances de conectar sua solução com clientes em potencial que realmente enxergam o valor do que você oferece.
O que é marketing digital?
Já ouviu falar que construir uma presença online é crucial para o crescimento de qualquer tipo de negócio? Bem, no mundo conectado que temos hoje, é quase impossível comercializar seu produto ou serviço sem usar o que chamamos de marketing digital.
Pare e pense: como você, seus colegas de trabalho, amigos e familiares normalmente tomam decisões de compra nos dias de hoje? Pois bem, o fato de estarmos online e conectados muda a forma como nos relacionamos com as marcas e ganhamos algo novo. Percebendo isso, as marcas também precisam se adaptar a essa nova realidade.
O marketing digital, que surgiu na década de 1990, transformou a maneira como as empresas usam a tecnologia para avançar em seus negócios.
O termo cresceu em popularidade à medida que as pessoas começaram a usar mais dispositivos digitais no processo de compra para pesquisar produtos ou comprar para si mesmos.
Para entender como isso mudou o processo de compra, por assim dizer, no passado, para entender um produto ou serviço, você tinha que ir a um vendedor, que poderia “puxar sardinhas” para o lado da empresa em questão, em vez de oferecer conselhos sobre uma solução com informações justas.