Entender melhor quem a sua marca quer atingir, entender com quem ela está se comunicando é uma das grandes maneiras de desenvolver sua empresa. Para isso, é muito importante entender a persona da sua marca.
Compreender a persona é um das principais estratégias do marketing que as grandes e modernas empresas vêm utilizando, assim como a estratégia de seo. Poder se comunicar melhor com seu público, gera melhores resultados e ranqueamento nos buscadores.
Portanto, se você deseja aprimorar a assertividade das estratégias de marketing da sua empresa, é muito importante que você confira as informações a seguir sobre o que é, como criar e também a importância de definir a persona.
O que é persona?
Persona nada mais é do que a representação fictícia do cliente ideal da sua empresa, a partir de dados e comportamentos reais. Ou seja, a persona é uma maneira de encontrar o perfil ideal de seu cliente, procurando ser mais assertivo na comunicação.
Definir a persona não é a mesma coisa que público-alvo, tópico que abordaremos mais adiante. O importante para a definição de persona é alta capacidade de apresentar características e comportamentos do seu cliente ideal.
Diferenças entre persona e público-alvo
Certamente um dos temos mais conhecidos do mundo do marketing, público-alvo vem perdendo espaço para a definição de persona no mercado de publicidade e vendas. O público-alvo é também uma definição de cliente, mas é infinitamente menos segmentada e precisa.
De maneira geral, o público-alvo visa estudar o grupo de pessoas que compartilham dos meus interesses e características. Portanto, ele é uma maneira mais genérica de direcionar o tom de voz e como sua comunicação deve ser feita.
Por outro lado, a persona é uma definição muito mais humanizada e personalizada. Portanto, ela consegue ser muito mais assertiva, através de conteúdos que realmente atinjam os resultados esperados, que, por sua vez, são melhores produzidos.
Para que seja mais fácil seu entendimento, acompanhe os exemplos abaixo sobre o que seria a definição de um público-alvo e o que seria um exemplo de persona. Certamente, você notará a diferença e especificidade que a persona oferece a marca.
Exemplo de persona
Carlos Vinícius tem 31 anos, é engenheiro formado e com mais de 5 anos de carreira e pai de 2 filhos. Pensa em se desenvolver profissionalmente através de cursos de tecnologia, pois acredita que o mercado de TI está cada vez mais aquecido.
Exemplo de público-alvo
Homens e mulheres, de 25 a 35 anos, formados em engenharia, com renda média mensal de R$ 5.500. Pretendem aumentar sua capacitação profissional através de cursos de tecnologia.
Você percebe que é muito mais fácil para a empresa desenvolver estratégias de marketing para um perfil ideal de cliente do que para um grupo muito maior e diversificado de clientes. Portanto, apesar de ter o público-alvo bem definido, é essencial criar sua persona.
Qual a importância de ter uma persona?
Agora que você já entendeu do que se trata o termo persona, é hora de entender a fundo para que serve e porque é realmente muito importante criar a persona para desenvolver sua marca no mercado que, certamente, já é muito competitivo.
1- Conhecer mais seu público
Certamente definir o nicho e público-alvo da sua empresa é extremamente importante. Entretanto, é a partir da persona que você e sua empresa terão a oportunidade de conhecer especificamente os desejos, as necessidades, os objetivos e o perfil do seu público.
2- Compreender a importância do seu produto para seu público
A partir do momento que a marca tem o conhecimento sobre as necessidades e os desejos de seus clientes fica mais fácil assimilar qual a importância que o seu produto tem na rotina do seu público, possibilitando entender como sua marca pode ser produtiva para o público.
3- Estabelecer os melhores canais de comunicação
É evidente que conhecendo profundamente seu cliente, a marca consegue determinar melhor os canais de comunicação que ele mais usa. Com isso, possibilita o direcionamento para esses canais, adaptando e melhorando as tomadas de decisão.
4- Definir dúvidas a serem respondidas
Ter bem definidas as personas da sua marca possibilita a melhor realização de conteúdos para a jornada de compra do cliente. Onde, como você já deve saber, a partir do funil de vendas, é possível apresentar respostas às questões dos clientes.
Com isso, a marca consegue criar conteúdos mais ricos e condizentes com as dores do seu público, sendo assim pode direcionar e levar o cliente para cada etapa de compra, dividido entre topo, meio e fundo do funil.
5- Linguagem e tom de voz
Como dito algumas vezes, a persona é importante para melhor o entendimento do público que a marca tem ou busca atingir. Portanto, é essencial para a criação e desenvolvimento da linguagem e tom mais compatíveis com seu público.
6- Melhora a experiência do usuário
Por fim, compreendendo bem a persona da empresa, é possível além de se comunicar melhor, entender a usabilidade do seu cliente, ou seja, as ferramentas que ele mais usa e também a maneira de sua navegação, possibilitando desenvolver sites e páginas que atendam as demandas do cliente.
Como definir a persona?
De maneira geral, como você já deve ter percebido, uma persona é resultado de um processo de pesquisa e análise de resultados. Portanto, para definir a persona da sua marca, é preciso seguir as seguintes etapas.
- Coletar as informações dos clientes
- Desenvolver e implementar as perguntas aos clientes
- Analisar os dados apurados
- Estruturar a persona
- Desenvolver a estratégia para a persona
Conclusão
Com tudo isso exposto, fica evidente que o desenvolvimento da persona é essencial para o bom crescimento da empresa para com seu público-alvo. Além disso, possibilita a produção de estratégias mais assertivas e uma melhor comunicação com seus clientes.
Por fim, é essencial que a marca tenha noção que a persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal naquele espaço de tempo. Portanto, se faz necessário a realização de novos estudos para manter o conhecimento fiel sobre a persona.