No momento do design de logotipo da empresa uma das principais dúvidas diz respeito a colocar ou não uma parte escrita.
Na verdade isso vai depender muito do perfil da empresa, do ramo de atuação e do que o mercado permite para determinado tipo de negócio.
Você pode pensar em alguns dos principais logos de empresas famosas mundialmente e ver como eles podem ser bastante variados.
Nesse artigo você verá algumas informações bastante relevantes sobre a elaboração de logotipos para a sua empresa e, se é melhor que ele seja com ou sem escrito.
A importância do logotipo para a empresa
Antes de mais nada o logo é um símbolo visual, que transmite muitas informações, sobretudo à respeito da personalidade de uma empresa, profissional ou produto.
Sendo assim o foco no design de logotipos é bem mais do que um simples desenho escolhido aleatoriamente, ele é realmente uma mensagem visual que deve ser cuidadosamente pensada, para que o observador consiga receber adequadamente:
- Informações;
- Conceitos;
- Sentimentos;
É importante considerar que no mundo moderno as pessoas são bombardeadas com grandes quantidades de informação o tempo todo e, por isso ter um logo marcante é essencial.
Os principais tipos de logos
Se você está em dúvida se o logo que você pretende criar deve ou não conter texto, é preciso conhecer os 7 principais tipos e as suas principais características. A partir disso você poderá escolher o mais adequado à sua empresa.
1. Logo de sigla
Esse é aquele logo composto pelas iniciais do nome da empresa e, em geral é usado quando o nome tem muitas palavras ou quando as palavras são muito longas e de difícil pronúncia.
Esse tipo já foi bastante usado por empresas tradicionais em que as pessoas usavam muito os seus próprios nomes nos seus negócios. É preciso apenas averiguar se a sigla formada não remete a nenhum termo indesejado.
2. Logos textuais
Os logos textuais são compostos apenas por palavras ou letras que geralmente são estilizados para que transmitam maior originalidade.
Com esse tipo de logo geralmente o nome da marca acaba se disseminando em velocidade muito superior, e não é à toa que muitas marcas famosas usam esse recurso.
Pode parecer que esse tipo de logo é mais simples e que a sua criação não demanda cuidados, mas não é bem assim.
Caso eles não sejam bem feitos, podem não transmitir nenhum tipo de originalidade. Além disso vale considerar que ele falha no sentido de não mostrar imediatamente a atuação da empresa.
3. Logo com figura
Os chamados logos com figuras icônicas contam com imagens de seres vivos ou objetos voltados para promover uma imediata identificação visual da marca.
Nesse caso para que as pessoas lembrem da marca não é necessário que o nome dela seja escrito. Mas justamente por isso esse tipo de logo é mais usado em negócios grandes, que já estejam consolidados.
4. Figura abstrata
As figuras abstratas são aquelas que não transmitem uma mensagem instantaneamente por não serem realistas.
O principal desafio aqui é justamente conseguir transmitir a mensagem adequada. Por isso esse tipo de logo é mais indicado também para empresas famosas.
5. Figura e texto
Por contar com recurso visual e da escrita, esse é o tipo de logo mais utilizado, pois ele consegue transmitir maior quantidade de informações rapidamente.
Empresas de pequeno e grande porte que ainda precisam conquistar o mercado e disseminar o seu nome devem dar preferência a esse tipo de logotipo. Depois de algum tempo a figura pode passar a ser usada sozinha.
6. Emblema
Um logo em emblema é composto por uma forma geométrica que carrega o escrito na sua parte interior e, tem como principal característica transmitir confiabilidade e também tradição. O problema aqui é que há muita falsificação, por isso, tenha cuidado.
7. Mascotes
Usar mascotes na composição do logo não é comum porque isso não transmite profissionalismo, mas em alguns casos pode acontecer.
Conclusão
É possível perceber que a escolha do logotipo correto tem uma grande importância no sucesso da empresa e deve fazer parte da estratégia.
Em geral os logotipos com imagens devem ser usados apenas quando a empresa já está bem consolidada no mercado e não precisa mais reafirmar o seu nome, enquanto que o escrito é essencial para a consolidação da marca.
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