Muitas empresas ignoram a importância dos designers na formulação de estratégias para se manterem competitivas na era digital. Os profissionais de marketing digital são os responsáveis pela criação de conteúdo e design da imagem da marca.
Porém, quando se trata de marketing de conteúdo, é mais do que criar links para texto, porque se não houver imagens que agradem ao consumidor, não basta um texto de alta qualidade.
Por isso, ter pessoal qualificado é tão importante para construir uma boa imagem de sua marca.
Os designers digitais atuam em diversos setores para melhorar a comunicação e o contato entre a empresa e o público.
Geralmente, eles são responsáveis por melhorar a experiência do cliente que leva à compra de um produto ou serviço. Em outras palavras, os designers gráficos moldam a estrutura e criam informações visuais para aproximar os clientes da empresa.
Os designers têm os conhecimentos necessários para se relacionar com os clientes, por exemplo, dominam a psicologia da cor, ou seja, sabem qual a cor que utilizam para evocar certos sentimentos nas pessoas que a tocam.
As funções de um designer gráfico incluem:
- Criar publicidade e diálogo direto com os consumidores;
- Desenvolver uma identidade visual representando a marca;
- Desenvolver o layout para construção de sites, blogs e portais;
- Projetar e criar logotipos e seus usos;
- Criar modelos para aplicações mobile;
- Desenvolvimento visual de jogos;
- Criar anúncios para sites e redes sociais;
- Criar campanhas publicitárias para e-mails;
- Criar animações para empresas.
Qual a importância de um designer digital para sua empresa?
Em primeiro lugar, os designers digitais da empresa são como uma ponte, conectando as necessidades dos clientes com o trabalho de marketing da marca.
A sociedade moderna está mais visível do que antes, com tantas imagens ao redor, os consumidores sentem que precisam ser representados.
Os designers usam esse recurso para criar imagens que representem os clientes, além de identificar suas necessidades e solucionar seus problemas.
Como os designers retrataram o conceito da marca, eles deram vida a propostas completamente abstratas e criaram uma imagem única que muitos outros na Internet irão se lembrar.
Os designers gráficos têm um papel fundamental no uso e na criação de imagens confiáveis para qualquer empresa.
O designer gráfico é, sem dúvida, um profissional versátil que pode desempenhar múltiplas funções em diferentes níveis estratégicos da empresa. O design não é apenas uma forma, mas também uma função que pode determinar o posicionamento da marca.
Não só pelo seu reconhecimento visual, mas também por proporcionar uma experiência positiva aos clientes que consomem ou interagem com a empresa, como um embaixador silencioso baseado nos objetivos e valores da qualidade do serviço. A imagem da marca tornou-se um importante símbolo de seu sucesso.
O valor de uma marca não está apenas incorporado em seu design, mas também está relacionado a ele de várias maneiras. Quer se trate de comunicação e marketing, design de produto e embalagem, logotipos gráficos, interface de usuário, web design ou design de interiores usado.
Para criar espaço para os consumidores visitarem a empresa, a estratégia de design está diretamente relacionada com a estratégia da empresa. O papel do designer é usar sua experiência para resolver problemas e encontrar novos métodos e soluções para os problemas que surgem a cada dia. Para uma empresa, deve estar sempre um passo à frente e antever as necessidades dos clientes e da sociedade.
Por meio do design, criamos novas opções para atender às necessidades e preocupações humanas.
A pandemia Covid19 acelerou a mudança nas percepções das pessoas sobre a relevância do design e da sociedade. As empresas e os consumidores estão começando a entender que o papel do design é compreender e reconhecer as mudanças em seu comportamento e fornece novas respostas para fornecer uma nova realidade para humanos.
Diante de uma grave crise que mudou os hábitos dos consumidores, espera-se que o mercado venha a exigir uma maior resposta dos designers devido a essa nova percepção do setor no pós-pandemia.
Os reflexos desencadeados pela crise levaram as pessoas a colocar o consumo responsável em primeiro lugar e a dar atenção a questões como a proteção ambiental, a responsabilidade social e a economia circular.
Quando o consumo consciente é muito popular, toda campanha de mobilização de combate e conscientização, como o coronavírus, aumenta o valor da marca.
Não é novidade que, no início da quarentena, grandes empresas de diversas áreas decidiram reescrever seus logotipos e slogans para estimular a exclusão social e o uso de máscaras, as duas principais medidas preconizadas pela Organização Mundial de Saúde.
Por exemplo, a Volkswagen removeu o “V” e o “W” de seu logotipo, o Mercado Livre mudou temporariamente sua aparência e substituiu o aperto de mão do logotipo por um toque de cotovelo e o McDonald’s Brasil removeu seu icônico “M” “O arco dourado”. disfarçou sua sirene e Audi removeu o anel de seu símbolo icônico.
A relevância passa a ser obrigatória. Para permanecerem significativas, as grandes empresas precisam se conectar com metas significativas. Cada vez mais consumidores desejam transparência e consistência nos valores da marca que compram, e o design é um excelente aliado para transmitir esses valores.
O Facebook é outro bom exemplo da influência das imagens e do design gráfico na comunicação. Nas redes sociais, a interação com o conteúdo visual é 37% maior do que a interação com o conteúdo escrito.
Não importa qual seja a sua mensagem, o importante é que ela seja visível e tenha uma imagem que corresponda à mensagem que está tentando transmitir.
Portanto, o design gráfico não é apenas a melhor ferramenta para a criação de uma identidade visual de marca, mas também a melhor ferramenta para a criação de conceitos, produtos, embalagens, experiências e diversos outros recursos que diferenciam a empresa de seus concorrentes.