Sabe quando você está andando na rua e acaba se deparando com um enorme cartaz anunciando que a sua banda favorita está vindo para sua cidade? Ou então quando você olha no pé de alguém e vê o logo de um tênis bem famoso que você adora.
O cartaz provavelmente é bastante objetivo com foto da banda, a data e local do show e uma frase de efeito, justamente para chamar atenção dos fãs e já ir direto ao ponto. Enquanto o logo do tênis, apesar de simples, já foi criado a mais tempo e está enraizado no mercado da moda, a um ponto que as pessoas sabem qual marca é sem nem precisar ver o nome.
Em ambos os casos provavelmente o responsável pela criação foi um design gráfico. Essa é uma profissão que estimula muito a criatividade e tem como principal objetivo trazer coisas inovadoras e criativas que chamam bastante atenção do público no meio gráfico.
As empresas de designer gráfico geralmente têm seus escritórios dentro de grandes startups, prédios comerciais ou então eles costumam buscar o melhor coworking da região em que estão para se acomodar.
O que faz um designer gráfico
O design gráfico tem como principal responsabilidade a criação de projetos de comunicação visual de forma que seja atrativa e possua todas as informações necessárias visualmente, facilitando o entendimento.
Os profissionais são muito conhecidos por utilizarem aplicativos e plataformas de edição de foto e ferramentas de desenho próprios para o meio gráfico com técnicas especializadas.
Áreas do design gráfico
O design gráfico está muito em alta, tanto pela a busca de empresas e pessoas que desejam contratar esse serviço, assim como é muito famosa entre as pessoas que buscam uma graduação que atue diretamente com a criatividade. A boa notícia é que a diversas áreas nesse meio veja quais são:
Identidade visual
atua fazendo pesquisa, realizando o alinhamento do estilo e o visual da empresa com a criação de logos, símbolos e peças publicitárias;
Designer industrial
tem como foco criar desenhos de equipamentos industriais, máquinas e automóveis;
Designer de rótulo
esse é responsável por realizar a tarefa de criar rótulos para embalagens de sucos, conservas, latas etc;
Designer digital
este fica responsável por desenvolver sites e demais plataformas para internet;
Programação visual
o profissional realiza a comunicação visual de uma mensagem geralmente na criação de logos, identidade visual e peças gráficas;
Execução e planejamento de anúncios
está relacionado ao marketing, este realiza a produção de banners, folhetos, faixas, etc.
Design gráfico exemplos
Assim como há uma grande variedade de áreas de atuação dentro do design gráfico, também existem diversos modelos de projeto de podem ser feitos. Alguns dos trabalhos mais famosos são:
- Projetos editoriais;
- Capas de livros;
- Design de revistas e jornais;
- Banners;
- Cartazes e panfletos;
- Adesivos;
- Estampas de camisetas e moletons;
- Personalização de itens de papelaria;
- Sinalização;
- Logos e símbolos;
- Elementos visuais para a internet.
Empresa de design gráfico
A empresa ou agência de design gráfico pode ser formada por um ambiente focado em uma das áreas de atuação do ramo, ou então ser uma empresa geral com profissionais de todos os tipos do design gráfico. O importante é que tenha como principal propósito oferecer planejamentos criativos e sistemáticos para os clientes passando uma mensagem visual através de conceitos e ideias.
Como montar uma empresa de design gráfico
O primeiro passo para abrir uma empresa de design gráfico é saber exatamente o que você deseja oferecer aos seus clientes com ela, ou seja, irá definir um tópico específico ou então se realizará serviços diversos dentro da mesma.
Porte da empresa
Para se ter uma empresa é preciso abrir um CNPJ de forma que o seu negócio fique dentro das leis. Nesse caso você deverá identificar o porte da sua empresa, veja quais são eles:
- MEI (Microempreendedor Individual) – faturamento anual de até R$81 mil;
- ME (Microempresa) – faturamento anual de até R$360 mil;
- EPP (Empresa de Pequeno Porte) – faturamento anual acima de R$360 mil e abaixo do R$4,8 milhões.
Local ideal
É muito importante saber exatamente onde ficará localizada a sua empresa. O designer gráfico não exige necessariamente que a agência seja física ou em espaço extremamente grande. Inicialmente é uma boa alternativa focar no meio digital e para os modelos impressos realizar uma parceria com alguma gráfica, assim você consegue montar a agência em sua própria casa.
Mas caso já tenha uma equipe, a melhor opção é se instalar no melhor coworking da região onde mora. Esse é um ambiente muito propício para o início de uma empresa de design gráfico, principalmente por ser um espaço que estimula muito a criatividade e possibilita o contato frequente com pessoas de outras áreas.
Nome da empresa
O nome da empresa deve ser pensado com cautela para que seja lembrado com facilidade e expresse criatividade. Por estar no ramo do design, uma boa alternativa é que você mesmo realize a criação do nome e do logo da empresa de forma que seja algo único.
Vantagens de abrir uma empresa de design gráfico
O ramo do designer gráfico já é muito vantajoso por ser uma área que trabalha muito com a criatividade e possui uma dinâmica mais descontraída. Além disso, veja todas as suas demais vantagens:
- Tem uma grande busca no mercado;
- Pode ser um trabalho independente;
- É possível trabalhar pela internet;
- Os ganhos de um designer gráfico são altos;
- Estimula muito a criatividade;
- A empresa possui grande potencial de crescimento no mercado;
- Sempre diante de novos desafios;
- É um ambiente que precisa estar ligado à tecnologia e a informação;
- A empresa avança juntamente a tecnologia.
Salário de uma designer gráfico
Que irá determinar o salário fixo de um design gráfico é o tamanho da sua experiência, mas há outras vertentes que podem influenciar em um ganho um pouco maior supondo que esse realize trabalhos de freelancer nas horas vagas. Entretanto, o salário médio de um designer gráfico fica entre R$1.470 reais a R$4.000 reais.