Detetives particulares buscam e localizam informações, mineram fatos e analisam descobertas relacionadas a questões legais, financeiras e pessoais.
Eles fornecem uma variedade de serviços, incluindo verificar os antecedentes das pessoas, rastrear pessoas desaparecidas, investigar crimes de computador e trabalhar para celebridades, descobrir traições, investigação empresarial, e muito mais, as opções de trabalho de um bom detetive particular são bem amplas.
O que são os detetives particulares?
Detetives particulares são profissionais autônomos que trabalham por conta própria ou trabalham em agências de detetives e coletam dados e informações de natureza não criminal com a finalidade de esclarecer interesses particulares. Uma observação importante é que o trabalho de detetive não se confunde com o papel dos investigadores. Os investigadores, são funcionários públicos que atuam na Polícia Civil ou Federal.
Como é o local de trabalho dos detetives particulares?
Detetives particulares trabalham em uma ampla variedade de serviços e ambientes de trabalho, dependendo do caso em que estão trabalhando. Algumas pessoas passam mais tempo no escritório fazendo pesquisas no computador e fazendo ligações telefônicas. Outros passam mais tempo no campo, realizando entrevistas ou vigilância. O monitoramento pode ser demorado.
Os detetives particulares geralmente trabalham sozinhos, mas podem trabalhar com outras pessoas ao realizar vigilância ou rastrear assuntos. Parte do trabalho envolve confronto, então o trabalho pode ser estressante e perigoso.
Em alguns casos, como certos deveres de guarda-costas para clientes corporativos ou celebridades, os detetives particulares precisam estar armados. Na maioria dos casos, no entanto, as armas de fogo não são necessárias porque o objetivo principal dos detetives e investigadores particulares é coletar informações, não a aplicação da lei ou prisões criminais.
Os donos de agências de investigação precisam lidar com clientes exigentes e às vezes problemáticos, aumentando a pressão. Os detetives particulares geralmente trabalham em horários irregulares, pois precisam monitorar e entrar em contato fora do horário normal de trabalho. Eles podem trabalhar de manhã cedo, à noite, fins de semana e feriados. Além disso, eles podem ter que trabalhar ao ar livre ou em veículos em várias condições climáticas.
O que geralmente faz os detetives particulares?
Os detetives particulares geralmente fazem o seguinte:
- entrevistar pessoas para coletar informações;
- Vários tipos de pesquisas usando registros informatizados ou não informatizados;
- realizar vigilância (encontrar, seguir ou observar uma pessoa sem chamar a atenção dessa pessoa);
- Reúna provas para comparecer em tribunal;
- Verifique emprego, renda e fatos sobre a história pessoal;
- Investigue crimes de computador, como roubo de identidade e download ilegal;
- Assistência em casos de responsabilidade criminal e civil, casos de pessoas desaparecidas, reclamações de seguros e fraudes.
Os detetives geralmente trabalham para indivíduos, advogados ou empresas. Alguns têm seus próprios escritórios de investigação. Detetives particulares oferecem muitos serviços com base nas necessidades de seus clientes. Eles podem realizar uma verificação de antecedentes pré-emprego, investigar alegações de que alguém roubou dinheiro de uma empresa ou provar/refutar a infidelidade em um caso de divórcio.
Detetives particulares usam uma variedade de ferramentas ao investigar os fatos de um caso. Grande parte de seu trabalho é feito por computador, o que lhes permite acessar rapidamente informações como registros de prisões anteriores de um indivíduo, números de telefone, sites de redes sociais e detalhes de e-mail.
Eles ligam para verificar fatos como a renda de um indivíduo e o local de trabalho. Eles também entrevistam pessoas ao realizar verificações de antecedentes. Os investigadores podem se disfarçar, disfarçar-se como outras pessoas e passar despercebidos, obter informações ou observar suspeitos.
Os detetives também realizam vigilância enquanto investigam um caso. Muitas vezes, eles podem visualizar o site de um local ou veículo oculto, como a casa ou o escritório da pessoa. Os detetives usam câmeras estáticas e de vídeo, binóculos e sistemas de posicionamento global (GPS) para coletar informações sobre as pessoas.
Detetives e investigadores devem conduzir investigações tendo em mente a lei e estar totalmente cientes das leis federais e locais, como as leis de privacidade.
No entanto, como a legalidade de alguns métodos pode não ser clara, os investigadores e detetives devem usar o bom senso ao decidir como abordar um caso. Eles devem coletar evidências corretamente para usá-las legalmente no tribunal.
Os investigadores privados não são policiais e não têm poder judicial. Portanto, é um homem que precisa obedecer à lei como qualquer outro cidadão. Ele deve agir como um paparazzi na vida dos investigados, de forma eficiente e confidencial.
Post anterior: Transportadora tem direito ao crédito de ICMS sobre aquisições de insumos