Sabe aquele sufoco no final do mês que você olha para o saldo do banco e não encontra dinheiro? Então, isso não pode acontecer, é preciso entender a necessidade de uma organização financeira.
Se você pensa em comprar um imóvel ou conhecer aquele lugar dos sonhos, nada melhor do que se programar com antecedência e não acumular mais uma dívida para se estressar diariamente.
A melhor maneira de conquistar seus sonhos é através de uma organização financeira bem delimitada e que não signifique cortes abruptos na sua vida. Consciência e sabedoria são as chaves para o sucesso de uma condição financeira estável.
Agora chegou a hora de conferir as 10 melhores dicas de como juntar dinheiro e evitar o acúmulo de dívidas atrás de dívidas e aquela sensação de nunca ter dinheiro suficiente. Tornando sua vida mais satisfatória e tranquila.
1- Calcule seu orçamento mensal
Antes de começar a juntar dinheiro você precisa entender quanto você ganha por mês e também quanto seus gastos fixos comprometem a sua renda. Para isso será necessário entender qual é o valor fixo mensal que você ou sua família precisam.
Portanto, encontre um valor juntando despesas como aluguel ou prestação de imóvel, contas de água, luz e outras, assim como média de despesa com alimentação e lazer. Só assim você saberá quanto sobra do seu dinheiro ou se sobra alguma coisa.
2- Defina uma meta
Agora que já tem conhecimento sobre o panorama dos seus gastos, chegou o momento de decidir quanto você deseja economizar no mês e para isso, precisa estudar onde estão os gastos que podem ser cortados ou enxugados.
Com esse procedimento, você vai entender o que realmente é essencial para o seu mês e abrir espaço na sua renda mensal para que possa juntar algum ou mais dinheiro! Evite atrasar pagamentos, para não conviver com multas e mais dívidas.
3- Escolha o objetivo daquele dinheiro
Juntar dinheiro não é uma tarefa fácil, mas também não é algo de outro mundo. Para facilitar esse processo, é aconselhável que você defina o destino daquele dinheiro. Ou seja, você está juntando dinheiro para fazer o que com ele?
Seja para comprar um imóvel, um carro, ou até mesmo para comprar aquele telefone que sempre desejou. Definir o motivo e qual o valor necessário para cumprir essa meta, vai auxiliar no seu engajamento e responsabilidade com as finanças.
4- Evite comprar desnecessariamente
Você já entendeu quanto ganha, quanto gasta mensalmente de maneira fixa, agora chegou a hora de cortar custos, principalmente aqueles supérfluos. Portanto, antes de comprar algum produto ou serviço, se pergunte se realmente vale a pena.
Com isso, você saberá se ele verdadeiramente será útil para você no seu dia a dia ou se está apenas se deixando levar pelo calor do momento ou uma necessidade momentânea. Aprenda a controlar seus gastos impulsivos.
5- Não acumule dívidas
Pode parecer óbvio, mas é uma tarefa bem complicada para a maioria das pessoas, porque elas costumam apenas consultar o valor das parcelas e não o preço cheio. Portanto, diminua o limite do cartão de crédito e evite parcelar suas compras.
Comprar à vista é uma maneira de evitar longos parcelamentos além de incentivar o hábito de economizar e comprar somente o necessário e o que cabe em seu orçamento. Portanto, primeiro junte o dinheiro que deseja e depois compre.
6- Multiplique seu dinheiro
Faça com que seu dinheiro trabalhe sozinho, não importa quanto você tenha disponível, existem milhares de tipos de investimentos e para diferentes perfis. Portanto, estude e encontre o melhor para você e aplique.
Essa é a melhor maneira de juntar dinheiro a um prazo mais curto de tempo. Cada investimento, de renda fixa ou variável, possui suas características e rentabilidades e certamente um deles é perfeito para o seu perfil.
7- Tenha uma renda extra
Se depois de todo o esforço, corte de gastos desnecessários, você ainda não está satisfeito com o valor que sobrou, busque algum tipo de renda extra. Embora muitos não possam exercer outra função, é uma alternativa rápida de acumular mais dinheiro.
Essa dica também vai ser norteada pelo grau de necessidade de cada pessoa. Se você precisa urgentemente juntar dinheiro, essa é uma alternativa muito importante para você colocar em prática.
8- Compare preços
Nem sempre o melhor produto é aquele com o maior valor, ou até mesmo não é o mais aconselhável para o seu perfil. Por isso, compare preços, qualidades, busque entender sobre o produto para que escolha o melhor para você.
Hoje já existem alguns aplicativos ou sites que comparam preços, é super fácil! Além disso, procure comprar em épocas de promoções, que ocorrem durante todo o ano de acordo com algumas datas comemorativas.
9- Recebeu, pagou
Procure pagar suas contas assim que receber seu salário, isso vai facilitar a você ter a noção de quanto ainda tem para usar durante o mês, evite atrasar pagamentos para não gerar multas e dívidas.
Essa estratégia vai fazer com que você destine o dinheiro restante para o que ele realmente foi determinado. Com isso, não vai precisar usar o dinheiro restante para cobrir gastos inesperados e desnecessários.
10- Reserva de emergência
Ao mesmo tempo que junta dinheiro para realizar um sonho, você precisa reservar uma grana para imprevistos que possam vir a acontecer. Esse processo é essencial para que durante algum momento turbulento você não desespere.
Essa tática pode até fazer com que você junte dinheiro em um prazo maior, entretanto vai proporcionar uma segurança financeira para que enfrente os obstáculos diários que surgem na vida de qualquer um.
Conclusão
A partir dessas dicas, você pode perceber que juntar dinheiro, seja para comprar um imóvel ou para comprar um tênis, não tem muito mistério. Para isso, você precisa de inteligência emocional e organização. Com as finanças equilibradas e administradas, certamente a sua vida vai melhorar em todos os aspectos, seja no profissional quanto no pessoal. Organização financeira não pode ser tratada como algo opcional e sim como uma regra.