As redes sociais estão desempenhando um papel cada vez mais importante na construção da imagem de uma empresa, bem como são as principais maneiras de atrair o público alvo e conseguir fazer deles clientes fiéis. No entanto, para que elas possam funcionar, é preciso estar sempre ativo e acompanhando as tendências.
Tanto para empresas físicas, quanto aquelas que são nativas do mundo digital, é importante utilizar a rede social correta para atrair o tipo de cliente que se espera ter. E por mais que todas as redes sociais sejam úteis e devam ser utilizadas, o Instagram é a principal delas, é aquela que é vital para construir e fidelizar uma audiência.
Pode até ser que você já faça uso do Instagram, mas talvez esteja notando que sua quantidade de seguidores e quantidade de clientes, continua a mesma a um bom tempo, ou até mesmo caiu um pouco, situação que, sem dúvidas, deve estar te incomodando e preocupando bastante.
Quem utiliza as redes sociais para negócios deve sempre ter uma coisa em mente, uma coisa que pode até parecer clichê, mas que todo mundo que empreende nas redes sociais deve lembrar: você não terá resultados diferentes, se continuar fazendo sempre a mesma coisa. Mas afinal, o que isso quer dizer?
Quer dizer que, se você quer aumentar a sua quantidade de clientes e de seguidores, não pode se manter estagnado. Você precisa estar sempre se atualizando, seguindo as tendências e oferecendo vários tipos de conteúdos interessantes, relevantes e diferentes para o seu público.
E por mais que possa parecer difícil fazer isso e ainda postar conteúdos todos os dias, o que também é muito importante, existem algumas dicas bem simples que podem te ajudar a variar o tipo de conteúdo que você posta, te ajudando também, a interagir de formas diferentes com o seu público.
Ainda que você tenha algumas estratégias de conteúdo que utiliza desde sempre e que continuam sendo eficazes, mesmo que você as mantenha, é importante diversificar e tentar coisas novas, pois pode ser que novas estratégias atraiam muito mais clientes do que você conseguia atrair antes.
E se você está lendo este artigo, significa que está interessado em novas maneiras de atrair clientes para o seu negócio com novos tipos de conteúdo no Instagram, e é exatamente neste aspecto que vamos te ajudar.
Aqui, iremos te dar 4 dicas de produção de conteúdo para Instagram que vão te ajudar nesta missão. Com nossas dicas, você será capaz de produzir conteúdos diferentes e super interessantes. Mas lembre-se de estar sempre atento às tendências e novidades do mercado.
Criação de Storytelling
Um dos melhores tipos de conteúdos para o Instagram, ultimamente, são as storytellings, que tratam-se de histórias que podem ser contadas ao seu público por meio de vídeos, textos, imagens ou áudios. Elas são a melhor forma de atrair pessoas, além de fazer com que elas confiem em você e no seu negócio.
Isso porque quando ouvimos uma história bem contada, nosso cérebro libera ocitocina, hormônio responsável por criar relacionamentos, o que faz com que a pessoa que está ouvindo a história, passe a confiar em você.
Carrossel
O Carrossel trata-se de uma sequência de imagens ou vídeos em uma mesma publicação, onde é possível colocar, no máximo, 10 fotos ou vídeos que sejam complementares.
Nele, você pode falar sobre um determinado produto, sobre uma coleção nova ou até dar dicas para seus seguidores a respeito de algum tipo de assunto que seja interessante para eles.
Fotos e vídeos da equipe
Não estamos falando sobre aquelas fotos onde todo mundo está arrumado e fazendo pose. Estamos falando de fotos onde sejam mostrados o dia a dia da sua equipe trabalhando ou até mesmo naquela pausa para o “coffe break” que todo mundo ama.
Este tipo de conteúdo permite que você crie uma relação mais íntima com seu público, o qual gosta muito de ver como o seu negócio funciona “nos bastidores”. As fotos e vídeos podem ser super variadas, indo desde um treinamento específico, da equipe trabalhando ou até mesmo de um momento de descontração.
Enquetes
Todo mundo ama uma boa enquete, literalmente. Seja um público mais velho, ou os mais jovens, todos eles gostam de sentir que suas opiniões são importantes para a marca que eles tanto acompanham e admiram.
Além disso, você não somente mostra a eles que se importa com suas opiniões, mas também consegue conhecê-los melhor, saber o que eles gostam mais, o que esperam da sua marca e, dessa forma, você consegue estar sempre dando a eles tudo que precisam.
Não importa se você faz as enquetes no feed do Instagram ou nos Stories, o importante é manter uma rotina. Inclusive, é ideal realizá-las, pelo menos, de 2 a 3 vezes por semana, para manter uma constância.