Marie Kondo é uma empresária e escritora japonesa que se especializou em organização pessoal. Ela nasceu em Tóquio, no dia 9 de outubro de 1984, e é autora de quatro livros, com milhões de exemplares vendidos e traduzidos para vários idiomas, incluindo o português.
Além disso, em 2015, a revista Time considerou a empresária uma das cem pessoas mais influentes do mundo, e seus vídeos dobrando roupas e organizando gavetas já foram vistos por milhões de pessoas.
Seu método de organização foi batizado como “KonMari” e, na teoria, ele pode parecer bem simples. Entretanto, na prática, é um tanto quanto complexo. A chave do sucesso está em categorizar todas as coisas da casa, sem exceção. Feito isso, é preciso analisá-los.
Em resumo, a teoria da japonesa da limpeza consiste em deixar na sua vida somente o que te faz bem. Sendo assim, o item que te faz feliz fica, caso contrário, deve ser descartado. Essa regra é válida para tudo, incluindo objetos de valor sentimental, como fotos, por exemplo.
Dicas de organização da guru japonesa
A seguir, confira quatro dicas de arrumação e organização da guru japonesa, Marie Kondo.
1. Defina como você gostaria que fosse sua casa e seu estilo de vida
Pare e pense como você gostaria que fosse cada cômodo da sua casa. Imagine todos os itens que gostaria de ter e onde eles ficariam melhor acomodados. Se você conseguir visualizar uma imagem desse cenário, o processo da arrumação fica mais rápido. Esse é o segredo.
2. Arrume tudo em um único dia
Há pessoas que reservam um dia para arrumar o quarto e outro para ajeitar o escritório ou os outros cômodos da casa. Contudo, para Marie Kondo, o maior problema de arrumar as coisas devagar é que a possibilidade de viver sempre arrumando algo são imensas.
3. Organize as coisas sempre por categoria, nunca por localização
Isso significa que você deve arrumar todos os livros e não somente a sala, visto que os livros podem estar espalhados pelos cômodos da casa. Ou seja, arrume uma categoria de cada vez.
Além disso, a melhor opção é sempre iniciar o processo pelas áreas mais fáceis, como roupas, documentos e livros. Se houver muitos itens dentro de uma mesma categoria, como no caso das roupas, crie subcategorias, como camisetas, jaquetas e calças.
Em relação aos objetos que têm algum valor sentimental, como cartas e fotos, tente deixá-los para o final. A japonesa aconselha guardar somente fotos que tragam boas lembranças a você e, consequentemente, um sentimento bom.
4. Descarte o excesso
Certamente você conhece todos os objetos da sua casa. Sendo assim, mantenha somente os que são úteis no momento ou poderão ser no futuro. Caso contrário, não hesite em descartá-los.
Dicas extras de Marie Kondo
Abaixo, veja algumas dicas extras da guru japonesa.
- A melhor forma de guardar as bolsas é pôr uma dentro da outra;
- Organize as roupas no sentido vertical;
- Se você recebeu presentes, mas nunca fez uso deles, descarte-os;
- Caso você seja uma daquelas pessoas que costumam guardar um monte de cabos que nem sabe de onde são, jogue-os fora;
- Não compre nenhum tipo de produto para organização. Lembre-se que o objetivo é diminuir o número de itens que você já tem e não adquirir mais.