Aprenda a usar seu chuveiro com a mesma eficiência e com mais economia de energia elétrica.
Há um tempo atrás escrevemos um artigo mostrando 5 dicas para reduzir os gastos com energia e hoje falaremos de um item que é o grande responsável por esses gastos de energia elétrica: o chuveiro.
Todo mundo sabe que o chuveiro elétrico é um dos principais responsáveis pelo consumo de energia elétrica em uma casa.
Isso se deve ao fato de que o aquecimento da resistência realmente demanda um alto consumo de energia.
Entretanto, há algumas formas de economizar energia, e nesse artigo falaremos algumas dicas para você aprender a fazer essa economia.
1 – Escolha um modelo de chuveiro que consome menos energia
Todos os chuveiros elétricos recebem a etiqueta de consumo do Inmetro, com classificação que vai da letra A à G. Sendo que os da classificação A são os que possuem maior eficiência, portanto, menor consumo de energia.
Esta é a maneira mais simples de saber se um chuveiro possui uma boa eficiência energética.
De acordo com André Borges do site Topchuveiros, todos os chuveiros elétricos consomem bastante energia se comparados com outros eletrodomésticos de nossa casa.
Entretanto, é possível escolher de forma inteligente e optar por modelos que conseguem entregar o mesmo conforto, com um consumo menor de energia elétrica.
2 – Não exagere na duração do banho
Não tem jeito, se você quer economizar, não pode se dar ao luxo de tomar um banho quente de 30 minutos todos os dias. Todo conforto tem o seu preço!
Se você quer economizar, tome banhos normais, sem enrolação, a média boa é de cerca de 5 minutos. Se tem cabelos longos e precisa lavar, 10 minutos, no máximo.
3 – Desligue o chuveiro quando for se ensaboar ou cuidar dos cabelos
Outra boa dica é simplesmente fechar o registro enquanto se ensaboa ou passa shampoo ou creme nos cabelos.
É comum que, principalmente as mulheres, demorem mais para lavar os cabelos e fazer todos os cuidados que precisam fazer durante o banho, mas o tempo de uso efetivo do chuveiro elétrico pode ser diminuído simplesmente desligando a água enquanto ela não é necessária.
Os homens também são culpados em alguns casos, pois muitos fazem a barba debaixo da água quente, saiba que este conforto também tem seu preço.
O melhor seria fazer na pia do banheiro, onde não haverá gasto nenhum de energia elétrica.
4 – Nunca reutilize uma resistência que queimou
Talvez você nunca tenha pensado em fazer isso (que bom se nunca pensou), mas, infelizmente, é uma prática muito comum.
Alguns modelos de resistência parecem ser bem fáceis de consertar para serem reutilizadas, basta soldar em um ponto e, pronto, está novinha para ser usada. Não cometa este erro!
Além de ser perigoso reutilizar uma resistência, certamente ela vai causar um consumo muito maior de energia. É uma economia burra, você vai gastar mais energia e ainda vai colocar em risco você e sua família.
5 – Só ligue o chuveiro quando for necessário
Às vezes o dia está quente, mas ao invés de desligarmos o chuveiro, simplesmente abrimos mais o registro da água, assim a água acaba ficando mais fria.
Se você faz isso, está jogando dinheiro fora. Porque a resistência do chuveiro vai continuar funcionando, então o gasto de energia vai ocorrer da mesma forma.
É que, em locais com boa vazão de água, se você abrir muito o registro, a resistência pode não ter eficiência suficiente para esquentar todo aquele fluxo de água, mas ela está esquentando e está gastando energia para isso!
O correto é usar de acordo com sua necessidade. Se o dia está quente, desligue o chuveiro. Se está um pouco frio, ligue o chuveiro no modo verão, ou no estágio 1 (a marcação varia de acordo com o fabricante). Se está bem frio, ligue no mais quente.
Conclusão
Com certeza, seguindo estas dicas, você vai ser capaz de economizar bastante energia, mas sem abrir mão do conforto de um bom banho quentinho.
Seja inteligente em suas escolhas e aproveite o seu banho quente!