Olá amigos! Hoje vamos apresentar para você 6 dicas infalíveis para você aprender um novo idioma rapidamente. Eu sei, pode parecer uma promessa muito ousada, mas as dicas são REALMENTE infalíveis, contanto que você pratique da forma correta e é isso o que vamos mostrar para você.
Mas primeiro, porque aprender um novo idioma mesmo?
A importância do aprendizado de um novo idioma
Aprender um novo idioma é muito importante para diversos contextos da vida moderna. Nosso mundo está cada vez mais globalizado; a informação corre hoje pelo mundo sem fronteiras geográficas, a única fronteira realmente presente hoje é a linguagem, mas se você domina outros idiomas, você tem acesso a todo o tipo de nova informação e interpretação. E o legal é que você se beneficia disso independentemente de trabalhar ou não com informação. Seja você um acadêmico, um jornalista, um gestor em uma empresa, ou um vendedor… ter acesso a informações em outras línguas abre um leque profissional gigantesco. Novos negócios, novas ideias, novas interpretações, uma visão de mundo diferente são só algumas das coisas que você pode absorver ao aprender e dominar um novo idioma. E com a popularização do Home Office, saber um novo idioma te dá ainda mais possibilidades
E claro, além do aspecto profissional, tem toda a riqueza cultural que uma nova língua pode te proporcionar. Aprender um novo idioma te proporciona o contato com uma história e um mito cultural novo, uma visão de mundo totalmente nova e isso só te enriquece como pessoa. E claro, o aspecto mental também é muito importante ; pois vários estudos apontam que aprender um novo idioma ajuda muito o seu cérebro a criar conexões diferentes, processar e trabalhar em duas tarefas ao mesmo tempo. Aprender um novo idioma traz benefícios até para a saúde mental, e isso é especialmente positivo em pessoas de mais idade.
Acho que eu já te convenci, não é? 😉
Agora vamos ver na prática as 6 dicas infalíveis para aprender um novo idioma rapidamente.
I. Estabeleça metas realistas
Metas realistas são extremamente importantes no aprendizado de um novo idioma. E eu coloquei essa dica como a primeira de propósito. Você com certeza percebeu que o título desse artigo possui a palavra rapidamente não é? O que seria “rapidamente” no aprendizado de um novo idioma?
Posso te garantir que com menos de 1 ano você não terá aprendido o suficiente. Acho importante falar sobre isso já que existem vários cursos que prometem um aprendizado completo em 3 meses. Seja qual for o idioma, isso é mentira. Aprender um novo idioma leva tempo e dedicação. E a única coisa que encurta isso, é a sua dedicação ao longo do tempo. Deu pra entender? Quanto mais você estudar e manter contato com um novo idioma, melhor. Felizmente a internet facilitou muito esse contato, mas vamos falar mais sobre isso nas outras dicas. Por hora, considere que um tempo mínimo para você aprender é de 1 ano.
Para facilitar, você pode dividir isso em pequenos temas:
1º mês para aprender como se comunicar em um restaurante e em um aeroporto
2º mês para compreender comunicações simples em áudios
Ou você pode fazer isso de outra forma:
- Ler e traduzir com ajuda um artigo em espanhol/inglês por semana
Dividir essas metas em pequenas etapas de curto, médio e longo prazo, torna muito mais fácil acompanhar seu aprendizado e se sentir mais motivado ao longo do tempo.
II. Envolva-se na cultura do idioma
Essa dica é fundamental para aprender um novo idioma rapidamente. Aqui está a chave do ‘rapidamente’. Se você simplesmente faz 1 – 2 horas de aula na semana e não tem nenhum outro contato com a língua que estuda, vai demorar muito mais para aprender. Agora se você se envolver na cultura do idioma você vai ver como seu aprendizado será mais rápido.
Algumas dicas importantes para isso são:
Procurar conteúdos para assistir no idioma estudado
Se você quer realmente se envolver com o idioma que está estudando, precisa se manter sempre em contato com ele. Uma das maneiras de fazer isso é buscar conteúdos para assistir que sejam nesse idioma. Felizmente as facilidades tecnológicas tornam isso muito mais simples. Você pode simplesmente trocar o idioma de uma série que você já assiste na Netflix por exemplo e assistir com legenda mesmo. Isso vai forçar seu ouvido a se acostumar com o novo idioma.
Ler livros, jornais ou revistas no novo idioma
Uma das coisas mais complicadas no início é a leitura, ainda mais se for em um idioma muito diferente do português. O Espanhol seria o idioma mais simples para essa prática, mas isso também funciona com outros idiomas. E uma coisa que poucas pessoas pensam é na forma como nós fomos alfabetizados. Nós não começamos a aprender português lendo Dom Casmurro. Aprendemos lendo “Elefante azul” ou “Joãozinho e o balão vermelho”. Se você procurar os materiais iniciais de alfabetização de crianças em outros idiomas você vai perceber que um dos segredos para aprender um novo idioma rapidamente é introduzir o ciclo de alfabetização normal do novo idioma para você. Você não tem 5 anos de idade, então o contato com esse material vai ser muito mais fácil para você assimilar. E com o tempo você pode ir progredindo para leituras mais complexas. E não negligencie a leitura nos estudos, esse é um dos pilares da comunicação.
Participe de eventos culturais
Essa dica pode ajudar bastante se você tiver acesso a esse tipo de evento. Aqui eu vou ser sincero, se você mora no interior, isso será quase impossível. Mas se você mora em uma capital, esses eventos costumam ocorrer com certa frequência, especialmente se o idioma for mais popular como o inglês, espanhol ou francês. Nas universidades públicas inclusive, existem vários eventos que você pode participar mesmo sem ser aluno, o difícil é ter acesso a essa informação pois mesmo para quem está nas universidades essa divulgação costuma ser pequena. Mas se você procurar, vai achar eventos que possa participar. Eu já vi até eventos de polonês acontecendo em uma universidade. Os eventos existem, mas você precisa garimpar para achar. E isso pode te dar a oportunidade de praticar o idioma com pessoas nativas, o que é bem legal.
III. Pratique a fala regularmente
A prática oral é fundamental para aprender um novo idioma. Isso deve ser feito com cuidado especialmente se você estudar sozinho. Mas existem várias formas de praticar oralidade em outro idioma. Por isso o envolvimento com a cultura é importante, você só vai conseguir falar se ouvir o suficiente. Por isso treinar com filmes, vídeos e até músicas é tão importante. Felizmente hoje existem sites que permitem a prática de outro idioma de forma acessível, e você pode sempre buscar grupos na internet de pessoas como você, que estão aprendendo e precisam praticar um novo idioma.
IV. Use recursos online e aplicativos
Essa dica é um complemento das anteriores. Existem muitos recursos online e até aplicativos para você aprender um novo idioma. Você pode:
- ouvir podcasts no idioma que está aprendendo
- ouvir playlists de músicas
- acessar apps que conectam estudantes para praticarem um novo idioma
- procurar professores ou pessoas nativas para
Outra dica importante dentro dos recursos online, é a busca de materiais para aprender um novo idioma. E se você quer aprender espanhol, por exemplo, aqui já tem alguns materiais para você começar. Mas existem vários tipos diferentes de materiais que podem ajudar, como listas de verbos e conjugações, Livros para começar a aprender, cadernos de exercícios… essa busca de materiais gratuitos pode ajudar bastante no início, e se quiser, pode eventualmente comprar materiais pagos também. Com certeza eles ajudam no aprendizado, só tome cuidado com o tipo de material e a fonte; por isso busque indicações ou referências positivas antes de adquirir algo pago.
V. Mantenha-se consistente e disciplinado
Na sua jornada para aprender um novo idioma você certamente vai se deparar com momentos de desânimo ou a falta de consistência. Isso pode acontecer por diversos motivos. Pode ser que você simplesmente tenha uma semana tão cheia que não consiga separar um tempo para estudar. E essa semana “livre” pode ser o suficiente para te tirar dos trilhos. Por isso é importante você não desanimar, criar as metas que mencionamos na segunda dica e trabalhar para cumprí-las. Se envolver na cultura também ajuda nesse momento, pois se você misturar o aprendizado com sua diversão – com uma série que você alterou o idioma para o idioma que está estudando, por exemplo – você não vai perder 100% do contato com o novo idioma, e de alguma forma, vai manter uma rotina de prática. Seja com uma série, um podcast semanal com um tema interessante… o importante é buscar consistência e disciplina. Sem consistência você pode acabar se perdendo.
VI. Explore oportunidades de imersão
A imersão é uma forma excelente de você aprender um novo idioma rapidamente. Existem programas de imersão em outros países onde você pode misturar aquele tempo de férias com um período de estudos. E isso vai te ajudar bastante a aprender um novo idioma. Existem várias empresas que oferecem esse serviço em outros países e existem até empresas que oferecem esse serviço aqui no Brasil. É uma boa forma de praticar o ciclo completo de habilidades de um idioma – Compreensão, Fala, Leitura e Escrita.
Mas se você não possui a condição financeira para fazer uma imersão, não se preocupe. Você pode imergir em um novo idioma ao se cercar dele. Se você lê, escuta e assiste programas e conteúdos do novo idioma no seu dia a dia, você está imergindo de alguma forma. Não é a mesma experiência de uma viagem, mas já é próximo o bastante para acelerar seu aprendizado.
Com isso finalizamos as 6 dicas infalíveis para aprender um novo idioma rapidamente. Você já sabe porque aprender um novo idioma é importante e como levar essa experiência de aprendizado para o seu dia a dia e REALMENTE aprender de forma rápida. Os maiores poliglotas do mundo praticam essas pequenas coisas. O segredo é fazer tudo isso todos os dias, com consistência. Leve isso para o seu dia a dia independente do idioma estudado. E se você tiver parceiros com você nessa jornada, tudo fica mais fácil. Coloque as 6 dicas em prática e veja seu aprendizado decolar.