Para ganhar dinheiro com o YouTube, é preciso ficar atento às diversas formas monetização do conteúdo. Com as constantes otimizações da plataforma, os canais devem estar sempre atualizados das novas ferramentas de rentabilidade. Leia o texto até o fim e saiba como alavancar corretamente seu faturamento na plataforma.
Tem como ganhar dinheiro com o YouTube?
Sim, é possível tornar o YouTube uma fonte de renda! Inclusive, com a expansão do uso de recursos tecnológicos, atuar como YouTuber passa a ser uma opção cada vez mais popular para ganhar dinheiro na internet.
De assuntos atuais em geral a conteúdos técnicos extremamente específicos, a plataforma permite que você exerça sua liberdade de criação. Obviamente, devem ser respeitadas as diretrizes gerais, evitando violações dos termos de serviço do YouTube. Para aumentar a rentabilidade do seu canal, entretanto, é preciso diversificar as abordagens de monetização.
5 dicas para ganhar dinheiro com o YouTube
Ganhar dinheiro com o YouTube pode ser desafiador no início, não é mesmo? Porém, saiba que com criatividade e planejamento é possível torná-lo muito mais lucrativo. Confira agora 5 dicas imperdíveis para ganhar dinheiro com YouTube conforme as diversas estratégias de monetização!
1. Faça parte do Programa de Parcerias
Uma das mais tradicionais formas de faturar com o YouTube é por meio dos anúncios, sendo que existem inúmeros formatos de publicidade que o canal pode aderir. Os valores são recebidos na faixa de US$ 0,25 a US$ 4 toda vez que a propaganda é clicada ou visualizada inteiramente.
Para acessar esse recurso de monetização, no entanto, é preciso que o canal seja aprovado no Programa de Parcerias do YouTube (PPY). Segundo a política da plataforma, o acesso da funcionalidade só é liberado se houver:
- Pelo menos 1 mil inscritos
- No mínimo 4 mil horas de conteúdo visualizado nos últimos 12 meses ou 10 milhões de visualizações de shorts.
2. Crie seu grupo de Membros do Canal
Para os assinantes mensais do seu canal, é possível criar um espaço de conteúdos exclusivos e benefícios. Essa abordagem é conhecida por “Grupo de Membros”, sendo que uma taxa mensal é cobrada de cada participante.
Segundo as regras da plataforma, o canal recebe 70% da receita obtida com as assinaturas. Para fins contábeis, os valores são depositados já com a dedução de tributos locais.
3. Habilite o Valeu Demais e o Superchat
O Valeu Demais é uma função que permite aos usuários da plataforma enviar contribuições financeiras para o canal. Por sua vez, o Superchat é o pagamento feito pelo espectador para que sua mensagem no chat fique em destaque.
As duas estratégias permitem dinamizar a geração de renda na plataforma. Entretanto, vale lembrar que para poder receber essas gratificações, é preciso habilitar o recurso nas configurações do YouTube.
4. Utilize a estante de produtos
Outra forma de gerar receita com o YouTube é divulgar suas próprias mercadorias e serviços. Para isso, a plataforma disponibiliza a funcionalidade da estante de produtos, por meio da qual é possível promover até 12 itens específicos durante o vídeo.
5. Feche contratos de publicidade
Conforme seu canal for crescendo, também se tornarão mais frequentes as oportunidades para atuar com publicidade de determinadas marcas. Assim você poderá fechar contratos específicos para mencionar ou avaliar produtos e serviços, o que pode gerar valores bem altos.
Para que o engajamento com seus vídeos mantenha-se em crescimento, lembre-se de fazer postagens frequentes. Para isso, planeje-se com antecedência e crie um cronograma de conteúdos.
Com persistência e organização, seu canal vai progressivamente adquirir mais inscritos e visualizações, aumentando cada vez mais o faturamento. Portanto, coloque em prática nossas dicas e impulsione a sua receita obtida com o YouTube!