Pertences do dia a dia precisam estar sempre por perto ou podem atrapalhar o bom funcionamento da sua rotina. Afinal, são itens que você utiliza com mais frequência e não é interessante perder preciosos minutos procurando por eles.
Para começar, você pode guardar em bolsas e mochilas seus itens de trabalho, de academia e até da faculdade. No entanto, outras ideias ajudam a manter tudo em ordem e facilitam a sua vida. Veja outras dicas que podem te ajudar!
Aposte em caixas organizadoras
As caixas organizadoras permitem colocar pertences semelhantes juntos e fica fácil enxergar o que tem ali, ainda mais se você optar pelos modelos transparentes. Você pratica um esporte? Deixe as meias próprias para exercícios todas juntas em um organizador, assim como os tênis.
Usa sapato social todos os dias? Tenha uma caixa organizadora apenas para eles ou, se o look inteiro é no mesmo estilo, para as gravatas e meias. Você também pode guardar objetos de escritório, como canetas, papéis e documentos importantes.
Deixe visível o que usa sempre
Se você usa todos os dias, o item precisa estar visível, ou seja, nada de guardar no fundo do armário, seja da cozinha, seja do quarto. As roupas mais usadas podem ficar em uma pilha visível na parte do guarda-roupa na altura dos olhos. Para facilitar, vale deixar uma pilha para roupas de sair e outra para as de usar em casa.
Vai mexer no armário da cozinha? Deixe fácil as xícaras e os copos que estão sempre em uso, fazendo parte das refeições, e as demais peças, aproveitadas apenas nas ocasiões especiais, podem ficar lá no fundo.
Tenha mochilas e bolsas com funções diferentes
Bolsas e mochilas são perfeitas para te ajudar no dia a dia, inclusive, você pode separá-las conforme o uso. Pela manhã, aproveite a bolsa saco para seus itens de academia, em seguida, use uma bolsa mochila para o trabalho. Para as saídas com amigos, vale ter uma bolsa carteira e aquela maior, para passeios mais casuais.
Dessa forma, você já deixa organizado tudo o que precisa. Você é alguém que viaja toda semana? Tenha uma mochila exclusiva para as peças de roupa que não podem faltar enquanto você estiver fora.
Defina lugares fixos para cada objeto
Um erro bastante comum é não retornar um objeto ao seu devido lugar. Então, uma caneta que deveria estar sobre a escrivaninha foi parar na cozinha e você não a encontra mais.
Para evitar o problema, defina locais fixos para cada item. Material de escritório deve ficar na mesa do home office, talheres na gaveta da cozinha, roupas de verão no gaveteiro do quarto. Quanto mais específico, mais fácil de encontrar.
Adote a ideia do “usou, guardou”
Usou um objeto? Não o deixe em qualquer parte da casa, mesmo que você não esteja no cômodo certo. Vá até o local dele e o guarde. A ideia vale desde os tênis — por mais que precisem de ao menos 24h fora da sapateira — até um bloco de anotações.
Ao retornar o objeto para o local dele, em uma próxima vez você sabe onde encontrá-lo e, mais, o item vai estar ali pronto para um novo uso. Assim, tenha a ideia do “usou, guardou” como uma regra na sua casa.
Etiquete gavetas, pastas e caixas
As etiquetas são ótimas para lembrar o que está guardado naquele local. Se você vai usar gavetas, pastas e caixas mais escuras, que não permitem ver o conteúdo, aproveite a praticidade da etiqueta.
Faça uma breve anotação do que está guardado naquele espaço. Pode ser uma única palavra, como: “canetas”, ou especificar bem o que foi deixado ali: “canetas coloridas de ponta fina”.