Close Menu

    Webcitizen Google News

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    WebcitizenWebcitizen
    Contato
    • Tecnologia
    • Saúde
    • Negócios
    • Dicas
    • Apostas
    • Loterias
    • Finanças
    • Direitos
    • Casa
    WebcitizenWebcitizen
    Portal Webcitizen » Sustentabilidade » Dicas para ter uma empresa sustentável de sucesso
    Sustentabilidade

    Dicas para ter uma empresa sustentável de sucesso

    Redação Webcitizen26 de abril de 2021
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Nos siga no Google News
    Google News

    A produção sustentável dentro das empresas traz uma série de benefícios à sociedade. Além de destacar e diferenciar a sua empresa. A cada dia que passa, a sustentabilidade e responsabilidade ambiental se tornam mais importantes.

    Porém, há um grande tabu em relação à sustentabilidade e lucratividade. Muitos empresários acreditam que ambos são opostos. Acreditam que ser sustentável não trará retorno financeiro à sua empresa. Mas, é possível ser sustentável e ter sucesso e lucro. Ser sustentável pode trazer um retorno gigante a sua empresa. Porque, além dos ganhos ambientais, haverá ganhos sociais. Além de gerar um diferencial à sua empresa.

    O conceito de sustentabilidade pode parecer complexo e vago. Mas, ser sustentável é muito mais fácil do que parece. Para isso, basta aplicar ações que impactem no seu processo produtivo e a sua relação com seus clientes. O primeiro passo é identificar quais os pontos que precisam de atenção. Por exemplo, quais processos da sua empresa utilizam mais água? Essa água é reaproveitada? Onde os resíduos são depositados? A empresa já procurou um consultor ambiental?

    Essas perguntas são importantes para abordar possíveis medidas que podem ser implantadas no setor produtivo. Essas mudanças serão capazes de agregar valor a sua empresa e destacá-la no mercado consumidor. Por isso, pensando em ajudar a sua empresa a ser mais sustentável, trouxemos 3 dicas para te orientar nesse processo.

    1. Contrate um consultor ambiental

    Alguns processos da sua empresa podem ser complexos e específicos. Por isso, é importante contratar um consultor ambiental, que é um profissional capacitado na área ambiental. O papel do consultor ambiental é analisar os possíveis impactos ambientais da sua empresa e manter as operações dentro da lei com base nos órgãos ambientais comoIbama,CETESB e as Secretarias de Meio Ambiente Municipais.

    A consultoria ambiental trabalhará gerindo as licenças ambientais e implantando projetos de proteção ambiental. Dessa forma, ao contratar um consultor ambiental, a sua empresa dará o primeiro passo em direção à sustentabilidade e sucesso. Porque, o consultor será capaz de identificar os problemas ambientais da sua empresa e empregar ações para corrigir esses problemas.

    2. Gestão ambiental

    A consultoria ambiental pode te orientar em relação a gestão ambiental. De modo, a reduzir os tipos de poluição gerados pela empresa. Mas, quais seriam esses tipos de poluição? Por exemplo, uma empresa pode gerar poluição sonora e visual. A princípio, a poluição visual se dá em relação a tudo aquilo que impacta de forma visual um ambiente. Por exemplo, excesso de placas e cartazes colados nas paredes da empresa. Já o impacto sonoro está relacionado ao ruído dos equipamentos, isolamento acústico das salas e música alta, por exemplo.

    Outro fator a ser considerado é em relação aos resíduos gerados pela empresa. Toda empresa gera resíduos. Esse resíduo pode ser lixo comum como papel e plástico ou até mesmo resíduos perigosos, como produtos químicos e lixo industrial. Por isso, é importante realizar o gerenciamento dos resíduos de forma correta e conforme especificado nas leis ambientais.

    Uma forma de realizar o descarte correto dos resíduos é realizar parcerias com empresas especializadas. A destinação correta do resíduo gerado trará sustentabilidade a sua empresa. Por exemplo, realizar parcerias com cooperativas de reciclagem locais, implantar campanhas de redução de lixo e orientar os funcionários.

    3. Marketing Verde

    Mas afinal, o que é marketing verde? O marketing verde ou marketing ambiental é uma forma de marketing voltada em ações sustentáveis e positivas ao meio ambiente. O marketing ambiental busca promover a imagem da empresa em relação a área ambiental. Dessa forma, a empresa transmite aos seus consumidores a sua preocupação com o meio ambiente.

    É importante ressaltar que a empresa deve promover ações reais. Porque, para o empreendimento estar de acordo com o marketing verde alguns quesitos devem ser respeitados. Por exemplo, o empreendimento deve ser: ecologicamente correto, socialmente justo, economicamente viável e culturalmente aceito.

    Por isso, o marketing verde deve ser empregado com base em ações reais. A fim de mostrar o real compromisso da empresa com as causas ambientais e sociais. Desse modo, a empresa irá se destacar no mercado. Além de economizar energia e dinheiro nos processos produtivos, colaborar com a preservação do meio ambiente e gerar lucros.

    Conclusão

    Investir em sustentabilidade é uma forma de tornar a sua empresa mais lucrativa e preparada para o futuro. A questão ambiental pode ser a porta para o sucesso da sua empresa. Deste modo, o que você está esperando para tornar a sua empresa mais sustentável? Procure um consultor ambiental que possa te orientar nesse processo em direção ao sucesso.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleLingerie inteligente: conheça os benefícios
    Next Article Utilidades da informática em sua vida

    Related Posts

    O que é sistema Lidar: Tecnologia de Mapeamento a Laser

    14 de março de 2024

    Webcitizen Google News

    Ads by Evte Marketing Ltda
    i
    ×

    Melhor ferramenta de escrita por IA

    Clique para copiar o cupom de 15% de desconto: MARCOJEAN

    Webcitizen Google News

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Início
    • Contatos
    • Mapa do Site
    • Política de Privacidade
    • Sobre o Portal Webcitizen
    • Termos de uso do Portal Webcitizen
    © 2025 - Portal Webcitizen - CN​PJ: 46.​289.​446/​0001-​89
    Te​lefone: (19) 98​385-​5555 - E-​mail: webcitizen@​ev​te.​net
    En​der​eço: Rua Co​men​dador Tor​logo Dau​ntre, 74, Sa​la 12​07, Cam​bui, Cam​pinas SP, C​EP: 13​025-​270

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.