A dor no tornozelo é um sintoma bastante comum, que pode se manifestar a partir de diferentes alterações — que vão desde traumas simples e que passam naturalmente em alguns dias, a problemas mais sérios de saúde. Caso esta manifestação perdure por mais de alguns dias ou esteja acompanhada por outros incômodos, como inchaço ou vermelhidão, o ideal é se consultar com um ortopedista.
O tornozelo é uma articulação muito importante para a sustentação do corpo e estabilidade da movimentação, e está frequentemente sujeito a uma alta carga de trabalho. Por isso, mesmo nos casos em que a dor no tornozelo é leve e suportável, uma investigação médica pode ser fundamental para garantir a qualidade de vida do paciente e evitar complicações ortopédicas.
Principais causas para a dor no tornozelo
O tornozelo é uma articulação que liga o pé do paciente à porção inferior da perna, sendo composta por ossos, ligamentos e tendões que proporcionam estabilidade ao corpo. Sua principal função é receber toda a carga de peso corporal, distribuindo-a para os pés.
Esta é uma estrutura que recebe muita sobrecarga, especialmente quando o paciente apresenta problemas de pisada, sobrepeso ou pratica esportes de impacto e alto rendimento. Este tipo de estresse se manifesta principalmente por meio de dor no tornozelo, além de incômodos na região dos pés e lesões repetidas.
A dor no tornozelo pode ser causada por várias razões, desde lesões até condições médicas subjacentes. Algumas das causas comuns de dor no tornozelo incluem:
- Entorse de tornozelo: Uma lesão comum resultante da torção, dobra ou virada anormal do tornozelo. Isso pode levar ao alongamento ou ruptura dos ligamentos que ajudam a manter as articulações do tornozelo no lugar.
- Fraturas: A fratura do tornozelo é uma ruptura dos ossos que compõem a articulação do tornozelo. Isso pode ser causado por impacto direto, torção excessiva ou estresse repetitivo.
- Tendinite: Inflamação ou irritação dos tendões que conectam os músculos aos ossos no tornozelo.
- Artrite: Inflamação das articulações, como a artrite reumatoide ou osteoartrite, que pode causar dor e rigidez no tornozelo.
- Gota: Uma forma de artrite causada pela deposição de cristais de ácido úrico nas articulações, levando à dor e inflamação.
- Infecção: Uma infecção na área do tornozelo, como a celulite, pode causar dor e inchaço.
- Síndrome do túnel tarsal: Uma compressão do nervo tibial posterior, geralmente causada por inflamação ou inchaço, que pode causar dor no tornozelo e na sola do pé.
Se você estiver enfrentando dor no tornozelo, é importante procurar a orientação de um profissional médico para determinar a causa e o tratamento apropriado. Dependendo da causa, o tratamento pode incluir repouso, aplicação de gelo, elevação, medicamentos anti-inflamatórios, fisioterapia, uso de órteses ou, em casos mais graves, cirurgia.
Justamente por causa de sua função, o tornozelo também está altamente sujeito a desenvolver lesões de desgaste, podendo ser afetado por doenças como:
- Osteoartrose;
- Tendinite;
- Gota (artrite relacionada a altas concentrações de ácido úrico no sangue, levando a deposição de pequenos cristais no tornozelo);
- Artrite reumatoide;
- Bursite.
Como aliviar a dor no tornozelo?
A maneira mais adequada de aliviar a dor no tornozelo depende diretamente das causas deste incômodo. A princípio, quando a dor é mais simples e tem origem inflamatória, o sintoma pode ser controlado por meio da aplicação de compressas frias. Esta mesma metodologia costuma ser indicada nos casos de entorse, uma vez que a temperatura baixa ajuda a desacelerar o processo inflamatório e reduzir o inchaço.
Outra forma de aliviar a dor e o inchaço no tornozelo nos casos de trauma é manter a região elevada, reduzindo também a carga de impacto sofrido pela articulação. Quando a dor está relacionada aos músculos e tecidos flexíveis, os sprays destinados ao tratamento de contusões esportivas podem aliviar o incômodo de maneira eficiente.
Quando procurar ajuda médica?
Conforme foi explicado, a dor no tornozelo pode estar relacionada a diferentes causas e condições de saúde, variando de um problema muito simples a doenças que demandam acompanhamento de um ortopedista especialista em dor. Em geral, é recomendado procurar ajuda médica nos casos de:
- Dor que não desaparece após uma semana, mesmo com a adoção dos cuidados acima;
- Suspeita de fratura óssea;
- Presença de deformidade;
- Redução da movimentação;
- Sintomas de infecção localizada, como vermelhidão ou febre;
- Dor intensa mesmo em repouso.
Nesses casos, o ortopedista irá avaliar as condições clínicas apresentadas pelo indivíduo, diagnosticando o quadro e indicando o tratamento mais adequado para aliviar a dor no tornozelo.