Para as pessoas que desejam uma maior autonomia no aprendizado de um novo idioma, trazemos uma ótima notícia: é possível aprender a falar inglês sozinho sim!
É preciso dizer, por outro lado, que não é uma missão fácil e simples, principalmente porque depende bastante de qual é seu nível de comprometimento em aprender o idioma.
Além disso, os recursos que irá escolher para ajudar a alcançar a fluência, já que eles serão muito importantes em seu aprendizado.
Dito tudo isso, trouxemos aqui algumas dicas excelentes para você aprender inglês de uma maneira eficaz e garantida.
Você verá, por meio delas, como é possível aprender a falar inglês sozinho!
Entenda qual método é melhor para seu aprendizado
Você pode escolher, basicamente, entre dois métodos para aprender inglês sozinho: escrevendo ou escutando.
Para tomar a decisão de qual método usar, primeiramente você precisa entender com qual deles é que a sua mente funciona melhor e assim desenvolver o seu aprendizado.
Existem muitas pessoas que aprendem bem melhor e mais rápido escrevendo ou lendo conteúdos, por isso apostar em livros e aplicativos é uma ótima forma de aprender esse idioma.
Por outro lado, pode ser que você aprenda melhor escutando, então assistir séries e filmes, bem como ouvir músicas e podcasts trará resultados bem melhores para tornar-se fluente em inglês.
Reconheça qual seu nível atual de inglês
Ainda que seja a primeira vez que você vai estudar inglês, pode ser que já tenha algum tipo de entendimento do idioma, seja porque leu livros ou assistiu filmes em língua inglesa e aprendeu algo com esses conteúdos.
Seja como for, antes de você começar efetivamente o estudo de inglês sozinho, o melhor a fazer é identificar qual o seu nível no idioma.
Isso vai lhe permitir reconhecer os pontos fortes e os pontos fracos na língua inglesa, sabendo se é preciso começar com conteúdos mais fáceis ou se pode iniciar com um aprendizado de nível intermediário, por exemplo.
Use métodos diferentes, ainda que tenha um favorito
Como dito no primeiro tópico, você deve reconhecer qual é o seu método preferido para aprender inglês sozinho.
Entretanto, por mais que seja importante identificar aquele com o qual você aprenderá mais facilmente, uma outra dica é usar métodos diferentes em seu aprendizado.
Busque ler livros em inglês, ouça as suas músicas preferidas, escreva os seus pensamentos, faça várias atividades ao longo do seu dia usando esse idioma.
Ao longo do tempo, você irá acostumar-se com ele, tanto para falar, quanto para ler e escutar em inglês, o que vai tornar seu aprendizado no idioma mais eficiente.
Acompanhe a sua evolução
É muito importante que para aprender a falar inglês sozinho você estipule metas e objetivos a serem alcançados dentro de prazos definidos.
Com isso, vai ficar muito mais fácil que você saiba onde deseja chegar e qual caminho já percorreu em busca do ponto de chegada.
Acompanhar a evolução no aprendizado é o que ajuda a manter você motivado para continuar o seu estudo, mesmo nos dias mais difíceis.
Além disso, ao acompanhar a sua evolução fica muito mais fácil saber quais métodos e escolhas durante os seus estudos estão dando certo e quais aqueles que devem ser modificados.
Crie a sua rotina de estudos
É possível aprender a falar inglês sozinho sim, mas para isso você precisará criar a sua própria rotina de estudos.
Da mesma forma que para perder peso ou ganhar os músculos tão sonhados você precisa ir à academia diariamente, o mesmo ocorre com os estudos.
Não adianta estudar uma semana inteira durante várias horas e na 2ª semana ler apenas um texto em inglês, a falta de consistência não ajudará você a aprender o idioma.
Portanto, crie a sua rotina, incluindo os horários e os dias da semana que irá dedicar aos estudos do inglês e sempre os cumpra, sem deixar essa atividade de lado por outros motivos.
Faça as aulas para aprender mais rápido e melhor
Como já foi dito, sim, é possível aprender a falar inglês sozinho, mas fazer aulas é também importante.
Ter a ajuda de um professor pode auxiliar muito a você aprender mais rápido e de forma mais eficiente.
Afinal, um profissional capacitado ajudará a tirar todas as suas dúvidas e também a orientá-lo sobre qual a melhor forma de aprender o idioma.
Conclusão
Como você viu, quem quer aprender inglês sozinho tem a possibilidade de alcançar o conhecimento e a fluência no idioma de maneira autônoma.
Neste texto, você conheceu mais sobre as dicas para aprender esse idioma em sua casa, dominando-o totalmente para ter benefícios em sua vida pessoal e profissional.
Gostou do artigo de hoje sobre é possível aprender a falar inglês sozinho?