Por mais que sejam duas roupas muito usadas em ocasiões formais, muitas pessoas não sabem a diferença entre terno e costume, e também, é bastante comum inclusive não saberem que existe o uso deste segundo termo para falar sobre tipos de trajes.
É importante ressaltar que essa diferença é algo linguístico que acontece apenas em nosso idioma, porém realmente existe uma diferença entre terno e costume, por mais que seja bastante sutil. Por isso, trouxemos para você um guia completo sobre os dois trajes e quais as melhores ocasiões para utilizá-los!
O que é um terno?
Um terno se trata de um conjunto de roupas em alfaiataria compostas por um paletó, colete social e calça feitos na maioria das vezes sob medida com o mesmo tipo de tecido e também compostos pela mesma cor.
Como já foi mencionado anteriormente, a palavra terno é algo existente da língua portuguesa, que significa “trio”, ou seja, se trata de um traje constituído por três peças de roupas diferentes.
O terno é utilizado em ocasiões formais que requerem sofisticação dos membros presentes nele, o traje pode ser utilizado em reuniões de trabalho que pedem maior formalidade, casamentos ou para marcar presença em bailes e eventos de gala.
O que é um costume?
Um costume se trata de uma roupa de alfaiataria que também pode ser utilizada em ocasiões formais. Assim como o terno, suas peças também são feitas do mesmo tipo de tecido e cor, porém ele é composto apenas do paletó e da calça.
Como dito antes, a diferença entre terno e costume é bem sutil e simples entre eles, no caso se trata da ausência do uso do colete social neste tipo de traje, algo que torna bem comum o fato das pessoas não saberem a distinção entre eles.
O costume é usado diariamente em trabalhos de escritório, reuniões que não pedem grande formalidade de seus participantes e, é claro, pode ser feito o uso de costumes para eventos especiais, como em casamentos, por exemplo.
Principais diferenças entre terno e costume
Apesar da principal diferença entre terno e costume serem as peças que compõem os trajes, existem alguns outros pontos que distinguem esses dois tipos de traje social masculino.
Abaixo explicaremos melhor sobre as outras diferenças entre terno e costume que vão além da sua composição, como o nível de formalidade das peças e a versatilidade delas na hora de realizar combinações e quais ocasiões elas podem ser utilizadas. Veja:
Composição das peças
Como já mencionado, a principal diferença entre terno e costume em sua composição é a inclusão do colete social nas peças que formam o terno. No restante, ambos os trajes são formados por um paletó e uma calça feitos com o mesmo tipo de tecido e cor.
Formalidade
Apesar de ambas serem consideradas roupas sociais, existem diferenças no nível de formalidade dos dois trajes. O terno é considerado uma roupa mais formal que o costume, este segundo inclusive pode ser utilizado em ocasiões mais casuais.
Versatilidade
No quesito versatilidade, o costume é mais versátil que o terno tanto para combinações com peças do seu guarda-roupa, quanto nas mais diferentes ocasiões sociais presentes em nosso cotidiano.
Ele pode ser usado no dia a dia em trabalhos de escritório, para reuniões, eventos mais sociais e também pode ser utilizado em ocasiões mais casuais, como jantares ou entrevistas de emprego. Já sobre suas combinações, ele pode ser utilizado com diferentes roupas do guarda-roupa, desde camisas de botão a camisetas mais básicas, criando visuais para o cotidiano.
Dicas de estilo para usar terno e costume
Por mais que o terno e o costume sejam roupas muito elegantes e que transmitem um ar de formalidade e sofisticação em quem esteja usando estes trajes, é necessário seguir algumas dicas de estilo para utilizá-las da melhor maneira possível nas ocasiões que você estiver presente. Confira:
Escolhendo o tecido
Na hora da escolha correta do tecido para o terno ou costume, precisamos nos atentar no tipo de corpo e na estação do ano para decidir o tipo certo, pois alguns tecidos são mais densos que outros e alguns podem acabar se ajustando melhor no corpo.
Um tecido mais denso é menos respirável, porém ele manterá melhor sua forma no corpo do que um tecido mais leve. Abaixo falaremos detalhadamente sobre alguns tecidos e as melhores situações para o uso deles:
- Lã: Muitos acreditam que roupas de lã são mais apropriadas para o inverno, no entanto, por ser um tecido bem respirável, ele pode ser utilizado tanto no frio quanto no calor. Porém, um problema sobre ternos e costumes feitos de lã, é que eles são mais volumosos, então caso você procure uma aparência mais elegante, opte por um traje de outro tecido;
- Lã penteada: Ternos de lã penteada são mais leves e planos do que um terno de lã, devido a sua leveza, eles são ideais para usar nas estações de primavera e verão;
- Caxemira: Feito da lã de um tipo específico de cabra, a caxemira é um tecido considerado de luxo, é incrivelmente macio e possui um peso médio, porém com um isolamento maior que a lã comum. Os trajes de caxemira são ótimos para a estação do outono, é justo, elegante e pode ser quente e frio na medida ideal;
- Algodão: Mais acessíveis que os ternos de lã, eles são uma solução alternativa nos dias mais quentes, porém é importante mencionar que o algodão não possui o mesmo caimento que a lã, então se você quer algo sofisticado, precisará procurar um com o crivo bem definido. Outro problema de trajes de algodão é que o suor fica visível neles, então evite usá-los em locais muito quentes;
- Linho: O linho é outra opção de tecido leve que é ótimo para ser usado em dias quentes, principalmente para passeios casuais. Porém, para usar um terno ou costume feito deste material você precisa aceitar as “rugas” que normalmente são formadas nele. O terno de linho também é uma ótima escolha para quem não gosta de roupas justas.
Ajuste e caimento
O caimento do terno e do costume é algo que precisa estar sempre bom para que você não tenha a impressão de que roupa não esteja larga demais ou curta e apertada demais no corpo. Cada peça do traje possui suas medidas ideais, e falaremos sobre cada uma delas abaixo:
- Paletó: O comprimento dele deve ficar dois centímetros acima de onde seus braços esticados na lateral do corpo terminam. Ainda sobre o comprimento, mas agora das mangas, elas devem ficar na altura do punho, cobrindo o ossinho dele. A cintura irá variar de acordo com o modelo, em ternos slim o paletó terá um caimento mais acinturado, enquanto no modelo reto ele ficará mais solto no corpo, mas sem parecer que está largo;
- Calça: Na hora de experimentar a calça, veja se ela está alinhada com sua cintura. A barra deve acabar dois centímetros acima do salto do sapato, cobrindo os sapatos enquanto está de pé e mostrando as meias quando estiver sentado. A largura deve ser coerente com o modelo do terno, mas ainda deixando o movimento livre. Em modelos retos a barra será mais aberta enquanto em modelos slim a barra será mais ajustada a perna;
- Colete social: A barra ou as pontas do colete ficam por cima do cinto e devem cobrir a camisa e a gravata na área da cintura e quadris. Quanto a largura, ela também irá variar de acordo com o modelo do traje, mas normalmente o colete é mais acinturado.
Acessórios
A gravata é o acessório mais tradicional quando o assunto é terno e costume, porém esse item não é o único que faz uma boa combinação com esses tipos de trajes, então separamos algumas opções de acessórios para compor seu estilo.
- Lenço de bolso: É um acessório que te deixa mais sofisticado e elegante, apesar de ser normalmente utilizado em ocasiões especiais, ele também pode ser utilizado no cotidiano. É uma boa forma de chamar a atenção para o rosto e tórax do usuário. Na hora de escolher o lenço evite que ele seja igual a gravata, se um for liso, use o outro com estampa;
- Pin de lapela: Se trata de um pequeno detalhe que adiciona mais personalidade e elegância no seu estilo. Você pode escolher o tamanho e o que vai ser, como uma joia, ou um símbolo que represente algo para você, o importante é ele ser discreto;
- Relógio de pulso: É uma das peças mais elegantes do vestuário masculino e uma boa maneira de trazer graciosidade para o look. Evite relógios muito chamativos ou de modelo esportivo, eles não combinam com esse tipo de roupa;
Cuidados e manutenção
Ternos e costumes são roupas delicadas que precisam de cuidados específicos para que a sua vestimenta tenha uma vida útil mais longa, então veja algumas dicas para fazer a manutenção dele de forma correta:
- Guardando: Antes de guardar lave o terno a seco para eliminar a sujeira, guarde a roupa em uma capa de TNT ou de outro material que permita o tecido respirar para não mofar;
- Limpeza: Ternos não devem ser lavados frequentemente, procure lavanderias especializadas para realizar a lavagem a seco. No caso de lavagem com água, o método irá variar de acordo com o tecido que a peça é feita. É importante lembrar de manter a roupa em um local arejado na sombra;
- Ferro de passar: O ferro de passar pode destruir as fibras do tecido do terno, no lugar dele use um steamer para prolongar a vida útil da roupa.
Apesar da diferença entre terno e costume acontecer devido à presença do colete em um deles, vimos que o diferencial entre as duas peças vai além da sua estética, com o costume podendo ser usado em ocasiões mais casuais mesmo considerado uma roupa social, enquanto o terno é uma mais formal e elegante para ocasiões mais especiais. Entendeu tudo? Então, não deixe de compartilhar esse artigo com seus amigos!