Sempre que uma substância é emitida, ela acaba transmitindo um cheiro bastante característico quando descartada na atmosfera. Assim, é importante contar com um bom equipamento para controle de odor industrial, evitando que isso se torne um problema para as atividades de empresas de diversos segmentos distintos.
Estes odores podem se fazer presentes na rotina de diversos empreendimentos, do setor alimentício ao que trabalha diretamente com produtos químicos. Portanto, é primordial investir em equipamentos para controle de odor industrial, visto que eles ajudam a manter a empresa em acordo com a legislação e também a preservar a saúde dos seus colaboradores, que pode ser prejudicada por essas emissões.
Veja mais sobre isso a seguir!
Quais são os equipamentos para controle de odor industrial?
Antes de abordar os equipamentos voltados para o controle do odor industrial, é interessante afirmar que existem leis específicas para esta questão no Brasil. Já faz algum tempo que a emissão de odores é prevista por estas leis como uma espécie de poluição ambiental devido ao desconforto que pode causar não somente para quem trabalha na indústria, mas também para a comunidade ao seu redor.
Portanto, a legislação exige que estes odores sejam devidamente cuidados, o que pode ser feito através dos equipamentos listados a seguir.
Equipamentos para controle de odor industrial: lavadores de gases
Os lavadores de gases são equipamentos que atuam na coleta das partículas dos gases e de outros vapores lançados no ambiente. Assim, eles possuem um mecanismo que funciona por meio de bicos pressurizados e de água pulverizada. Então, quando este equipamento se encontra em funcionamento, ele é capaz de estabelecer maior controle no que se refere à questão da poluição do ar.
Isso acontece porque os lavadores de gases conseguem remover os materiais particulados. Devido ao seu funcionamento, que acontece através da colisão entre as partículas e o sistema de lavagem com água, tais equipamentos são extremamente eficientes e grandes aliados no controle de odores industriais.
Em geral, os lavadores de gases usam água pulverizada e câmaras para funcionar. Uma vez que as partículas são devidamente coletadas, elas colidem com o líquido e com os resíduos. Então, é preciso empregar alguns processos de origem mecânica para que as impurezas detectadas sejam devidamente eliminadas.
Quais são os tipos de emissão atmosférica que fazem surgir os odores industriais?
Os odores industriais acontecem devido à emissão de alguns tipos de gases específicos. Um bom exemplo disso é o gás sulfídrico, que está diretamente ligado à degradação de matéria orgânica. Assim, ele pode surgir em algumas etapas do processo industrial, como nas operações preliminares.
Outro ponto que contribui para a emissão deste tipo de gás são os solventes. Entretanto, é interessante destacar que isso pode acabar acontecendo de forma acidental, visto que os vazamentos podem acontecer em alguns casos específicos. Logo, o sistema de filtragem da empresa precisa ser eficiente o bastante para enfrentar estes cenários.
Quais são os impactos da geração de odores industriais?
Diante dos fatos destacados, é possível afirmar que a geração de odores industriais é um problema bastante complexo e cujo gerenciamento pode ser difícil, especialmente quando se fala sobre a sua chegada aos grandes centros urbanos. Os males que podem ser causados por este tipo de poluição são bastante perceptíveis e não devem ser negligenciados pelas indústrias.
Entretanto, como o mau cheiro denuncia que algo está errado, ele funciona como um sinal para que as empresas mudem a sua forma de funcionar e o verifiquem o que está errado na sua operação, de modo que a situação possa ser contornada rapidamente e maiores prejuízos ao ambiente e às pessoas que estão ao redor do negócio sejam devidamente evitados e cuidados a tempo.