Vender é a chave para o sucesso de qualquer empresa dentro do mercado. É dessa forma que a empresa obtém lucro e alcança a possibilidade de crescimento. Por isso, qualquer estratégia de vendas deve ser bem planejada e aplicada na prática, para que seja eficiente e cumpra com os objetivos traçados pela equipe.
Sendo assim, as empresas tem lançado mão de novas ferramentas tecnológicas para melhorar seu desempenho nas vendas e conquistar mais clientes. Uma dessas ferramentas muito utilizadas são os softwares CRM, que promovem o gerenciamento de clientes. Por mais que seja necessário haver um investimento inicial para adquirir uma plataforma CRM, é um valor muito bem aplicado e que traz retorno financeiro, devido às funções oferecidas por esse sistema.
Atualizar sua empresa é sempre bom, pois o mercado está repleto de concorrentes que desejam estar sempre um passo à frente e não tem receio em investir em produtos inovadores para melhorar seu desempenho. Nas empresas digitais, isso também é uma realidade inegável! Vemos constantemente diversas marcas investindo pesado em marketing, atendimento ao cliente e outras funções relacionadas ao processo de vendas, para conquistar um espaço tão preciso de destaque no meio virtual.
Portanto, trouxe abaixo 7 dicas importantes sobre como você poderá usar um software CRM para impulsionar as vendas de empresas digitais. Se você ainda é novo nesse ramo, não se preocupe! Esse conteúdo também será super importante para o seu conhecimento e crescimento profissional. Vamos conhecer?
1. Controle de dados
A primeira estratégia de CRM que irei citar é o uso do controle dos dados dos clientes da empresa através de um software CRM.
Os dados dos clientes precisam estar organizados e estarem disponíveis para acesso fácil. Isso irá auxiliar a equipe de vendas a conhecer a situação do cliente na empresa, se é um cliente que compra frequentemente, se já passou por alguma situação problemática e etc.
Os dados poderão ser úteis para as campanhas de marketing e suporte ao cliente, fazendo com que o mesmo sempre tenha acesso às novidades e possa sempre ter suas dúvidas sanadas.
2. Integração de equipes
A integração das equipes envolvidas no processo de vendas é necessária para o melhor desempenho da empresa. Sabemos que, por mais que a empresa possa ser dividida em vários setores para funcionar bem, é preciso que haja comunicação entre os funcionários.
Todos precisam estar cientes de novidades no site da empresa, novas estratégias para captar leads e mudanças na gestão. Isso vale para os funcionários de cargos mais altos até os menos complexos.
Os softwares CRM são capazes de promover essa integração entre diversos setores da empresa, para que a comunicação entre eles se torne facilitada e menos burocrática. Por exemplo, um gerente será capaz de relatar problemas com o site da empresa para um programador e ter a resposta sobre a solução do mesmo.
Dessa forma, todos trabalharão em conjunto, cientes de suas funções e alinhados com o propósito da empresa.
3. Melhoria no atendimento
O setor de relacionamento ao cliente é um dos mais importantes e que pode impulsionar as vendas digitais. Por isso, pensar em estratégias para a melhoria desse setor é importante para o seu negócio.
Um sistema CRM é capaz de reunir todas as redes sociais e outros meios de contato com o cliente em um só lugar. Isso torna o trabalho de contatar o cliente mais prático e rápido, otimizando o precioso tempo da equipe de vendas para que possam realizar outras tarefas importantes.
Além disso, é possível melhorar a estratégia de comunicação com o cliente, tornando o atendimento mais individualizado. Será realizado de acordo com a necessidade de cada um, afinal, informação é tudo e o que o sistema CRM proporciona é um leque de informações sobre os clientes, que podem ser atualizadas a qualquer momento pelos membros da equipe de vendas.
4. Previsão de vendas assertivas
Outra estratégia de gerenciamento de clientes que permite aumentar o número de vendas digitais é através da análise dos dados coletados para prever vendas.
Através de uma plataforma CRM você consegue obter algumas informações muito úteis como:
- Produtos que um cliente já comprou na sua empresa;
- As redes sociais que os clientes mais utilizam e interagem com a sua marca;
- Situações problemáticas dos clientes;
- Nível de satisfação do consumidor com o serviço da sua empresa;
- Quais produtos o cliente tem interesse em comprar;
- Compras frequentes.
Com esses dados você poderá verificar quais os produtos mais vendidos da sua empresa, os menos vendidos, a satisfação dos clientes, a resolutividade da equipe de suporte e etc. Assim, poderá direcionar estratégias de vendas e marketing com base nessas informações.
5. Controle financeiro
O controle das finanças é outro ponto que impulsiona vendas. Uma empresa que sabe ter o controle dos seus investimentos e lucros consegue crescer, direcionar mais verba para os setores que mais necessitam. Além disso, compreende que as vendas devem receber uma atenção dobrada.
Por meio do gerenciamento de clientes com um CRM, é possível ter o controle de cada valor empregado na empresa e planejar ações futuras para o aumento de vendas.
Conhecendo as finanças do seu negócio, é possível otimizar as funções e alcançar o rápido crescimento. Sabemos que para iniciar uma empresa digital nem sempre é necessário um investimento grande, mas ainda que seja uma empresa de porte pequeno ou médio, é preciso controlar as finanças. Esse tem sido o segredo do sucesso de muitas empresas digitais da atualidade.
6. Planejamento de ações de marketing
Conhecendo os dados sobre os clientes, sobre a equipe e todas as estratégias de vendas aplicadas é possível traçar um plano de marketing assertivo, que consiga atrair muitos clientes no meio virtual, principalmente através das redes sociais.
Dessa forma é possível alcançar os clientes 24 horas por dia através do atendimento automatizado. Essa ferramenta também tem sido muito útil para a divulgação de promoções pela equipe de marketing.
7. Identificação de melhorias
Por último, a identificação de pontos a serem melhorados é uma das estratégias de CRM que o software possibilita.
Como o sistema armazena dados em nuvem e pode receber atualizações em tempo real por vários membros da equipe de vendas, é possível obter um resumo dos dados e verificar os pontos do processo de vendas que precisam de melhorias. Analisar esse processo como um todo é fundamental para compreender a efetividade da equipe e traçar metas para a melhoria do desempenho de todos.