Realizar uma estratégia de marketing digital utilizando as redes sociais é imprescindível para consolidar sua marca atualmente. Veja algumas estratégias para atrair clientes com as redes sociais!
Com mais de 3 bilhões de usuários no mundo, as redes sociais são o principal meio de comunicação atual, o que levou as empresas a investir nessas plataformas para divulgar sua marca, produtos e serviços.
Mas, com o boom de empresas marcando presença no meio digital, é essencial traçar uma estratégia para se destacar entre o mar de informações que os usuários recebem a todo momento.
Confira algumas dicas de estratégias de marketing digital para atrair clientes qualificados para sua empresa nas redes sociais!
Estratégias para atrair clientes nas redes sociais
1. Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais utilizadas atualmente, e com razão. Afinal, o foco é compartilhar conteúdo da sua empresa ou ramo de atuação, que seja relevante ao seu público-alvo.
Este conteúdo tem como objetivo informar e educar os clientes, atrair leads qualificados e gerar reconhecimento de marca, fornecendo informações institucionais da empresa, gerando credibilidade e autoridade. Também é utilizado para apresentar produtos e serviços de forma mais atraente e explicativa.
Uma das grandes sacadas dessa estratégia é criar conteúdos específicos para cada etapa da jornada de compra do cliente. Assim, fazendo com que ele progrida naturalmente e avance até a etapa final, a conversão.
Outro segredo é gerar conteúdo sempre se atentando às regras de SEO, para que cada vez mais pessoas encontrem o conteúdo de forma orgânica, para contribuir também no ranqueamento do site e redes sociais no Google.
O SEO é uma estratégia a longo prazo, se comparado com as redes sociais, porém uma estratégia completa a outra.
2. Gestão de comunidade
Essa estratégia tem como objetivo criar conexão entre a sua empresa e seus clientes. Pesquisas afirmam que, se um consumidor tem uma boa experiência com a marca nas redes sociais, a tendência de indicar para seu círculo social é muito maior.
Não apenas estar disponível em vários canais de atendimento, é mostrar a personalidade da marca nas redes sociais, para inspirar conexão.
Então, trabalhar formas de se conectar e surpreender os clientes nas redes sociais é uma forma de gerir a sua comunidade existente e atrair novos consumidores.
3. Conteúdos em vídeo
Os conteúdos em vídeo são sucesso nas redes sociais, ganhando redes específicas e cada vez mais espaços nas plataformas existentes. Então, quem não está investindo em conteúdo neste formato, está ficando para trás.
Além de trazer inúmeras possibilidades, os vídeos atraem os usuários de forma mais rápida, fazendo com que se destaque no meio das milhares de informações que são transmitidas nos “feeds” todos os dias.
Os vídeos podem trazer conteúdos informativos, utilizando os mais longos e recortes com informações pontuais. Além disso, oferecer dicas, tutoriais, depoimentos, mostrar bastidores da empresa e como são realizados os processos, além de notícias e entretenimento do ramo de atuação da marca.
4. Anúncios patrocinados
Se suas redes já trazem conteúdo de qualidade, existe uma forma de potencializar o alcance e visibilidade da sua marca: os anúncios patrocinados.
Os anúncios pagos realizados nas redes sociais podem trazer mais visualização e conversão para sua empresa, sendo capaz de trazer ótimos resultados.
Para realizar campanhas de anúncios é preciso, primeiramente, conhecer bem o seu público-alvo, sabendo seu perfil, interesses, faixa etária, localização geográfica, além de outras informações relevantes como escolaridade, profissão e média de renda.
O interessante é que as ferramentas de anúncios para as redes sociais podem segmentar e especificar bem o seu público de acordo com diversas variáveis, fazendo com que o seu conteúdo chegue para as pessoas que são mais prováveis de gerar interesse pela sua marca, produto ou serviço.
É possível, inclusive, integrar as redes sociais ao seu site, para realizar campanhas de remarketing. Sabe quando você desiste de uma compra on-line e logo recebe um anúncio patrocinado daquela loja em suas redes, oferecendo um desconto? Esta é uma estratégia de remarketing.
Para ter anúncios mais relevantes, é essencial usar palavras-chave relevantes ao seu público, que sejam utilizadas pelos usuários ao buscar pelo seu produto ou serviço. Assim, seus anúncios podem ser distribuídos ao seu público-alvo de forma mais ágil e eficiente.
Note que todas estas estratégias devem funcionar de modo integrado, pois cada uma irá potencializar ainda mais as ações de marketing digital realizadas nas redes sociais de sua empresa.
Gostou de saber mais sobre estratégias para redes sociais? Aplique estas dicas nas redes de sua empresa e potencialize suas ações de marketing digital.