Para que possa ter melhores resultados em seu rebanho, um dos pontos imprescindíveis que os pecuaristas devem estar atentos é ao sucesso reprodutivo dos animais.

Isso significa, então, verificar como está a taxa de natalidade do gado, entender se há problemas na fertilidade, de nutrição ou ainda um manejo inadequado que esteja impactando na reprodução e natalidade dos animais.

Nós resolvemos trazer então algumas estratégias que vão ajudar você a otimizar a taxa de natalidade no gado em sua fazenda. Quer saber quais são elas e como funcionam na prática? Então não deixe de acompanhar este conteúdo até o fim!

Fazer uma avalição e monitorar a condição corporal

A primeira estratégia para que se possa otimizar a taxa de natalidade no gado é avaliar a condição corporal das fêmeas de forma regular, monitoramento constantemente os resultados.

Isso vai permitir a você se certificar que elas sempre estejam em um estado corporal que seja adequado antes de iniciar o período da reprodução.

Afinal, se uma fêmea tiver uma condição corporal que seja abaixo ou acima do que é considerado ideal, isso pode acarretar problemas de reprodução.

Monitorar o ciclo estral

Outra estratégia de extrema eficácia para otimizar a taxa de natalidade do gado é monitorar o ciclo estral.

Para isso, é necessário fazer uso de técnicas para detectar cio que sejam eficientes, caso da utilização de rufiões, da observação visual e também tecnologias para detecção eletrônica.

Com isso, você vai poder identificar de forma mais eficaz o ciclo da fêmea, garantindo que a monta seja feita no momento certo ou a inseminação seja realizada quando for ideal.

Ter um programa para a nutrição balanceada dos animais

Uma outra estratégia que vai fazer toda a diferença é desenvolver um bom programa de nutrição balanceada para seu rebanho.

É necessário que esse programa seja criado considerando quais as necessidades nutricionais mais específicas conforme cada fase do ciclo reprodutivo.

Essa é uma maneira de cuidar da alimentação dos animais e contribuir para o desenvolvimento dos mesmos. Ter uma programa de nutrição, ajuda a controlar as refeições do rebanho de acordo com as fases e necessidades do gado.

Assim, você vai ter a garantia de que as fêmeas estarão recebendo uma boa alimentação, que seja equilibrada em termos de proteínas, calorias e minerais.

Avaliar a qualidade do sêmen

Fazer uma avaliação sobre a qualidade do sêmen do animal também entra aqui em nossas dicas para otimizar a taxa de natalidade do gado.

É necessário que o armazenamento e o descongelamento desse sêmen que vai ser usado na inseminação artificial, na sanidade e na fertilidade dos touros durante a monta natural seja feito adequadamente para garantir o sucesso do processo.

Raças especiais, como Senepol e Nelore, precisam de um cuidado ainda maior na manutenção e armazenamento do sêmen.

Garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos animais do rebanho

Por fim, e apesar de nem todos os pecuaristas darem a atenção devida a esse fator, proporcionar um maior bem-estar e mais qualidade de vida para os animais é um processo fundamental.

O gado deve ter qualidade de vida para que seja produtivo, tenha uma boa carne quando chegar ao mercado e, é claro, possa ter o seu papel de reprodutor no rebanho.

Todos esses pontos vão garantir que a taxa de natalidade no gado seja maior e os resultados econômicos para a sua fazenda também.

Conclusão

Como você viu aqui, existem várias estratégias que são capazes de otimizar a taxa de natalidade no gado, como verificar a questão da qualidade do sêmen, oferecer uma alimentação balanceada e uma qualidade de vida ao animal.

O que você achou do nosso conteúdo de hoje sobre as 5 estratégias para otimizar a taxa de natalidade no gado?

Share.