Em São Paulo, Palmeiras e Corinthians são quem melhor representam o poder de uma boa rivalidade. Intensa e cheia de reviravoltas, capaz de reunir multidões de apaixonados. Definitivamente, história não é algo que se compra.
Foto: Ettore Chiereguini/AGIF
Leia abaixo três fatos ‘desconhecidos’ sobre o clássico paulista:
1- Manifestação de ódio
Você com certeza já parou para pensar como surgiu o apelido de Porco para o Palmeiras. Sim, isso tem uma relação direta com o rival Corinthians.
Em 28 de abril de 1969, aconteceu um trágico acidente de trânsito. Dois jogadores do Corinthians, Lidu e Eduardo, foram levados ao hospital, mas não deu tempo. Ambos morreram de forma repentina.
Lidu e Eduardo eram os líderes daquele Corinthians do final da década de 1960. A perda foi significativa. Então, o clube alvinegro entrou com um pedido importante: inscrever dois atletas fora do prazo. Dessa forma, as vagas de Lidu e Eduardo seriam preenchidas.
A tentativa do Corinthians não deu certo por causa de um “Não” do Palmeiras, seu maior rival. Segundo Wadih Helu, mandatário do Timão na época, o Palmeiras teve “espírito de porco”.
O termo “porco” pegou e virou uma manifestação de ódio do Corinthians contra o Palmeiras. O Verdão, ‘despreocupado’ com a situação, aproveitou a oportunidade para tornar o animal como seu mascote oficial.
2- O Derby já apareceu na Copa do Brasil?
Palmeiras e Corinthians já se enfrentaram dezenas de vezes em mata-mata. Porém, até hoje, o confronto nunca apareceu na Copa do Brasil, torneio que o Verdão conquistou quatro vezes. Já o Timão, três.
Foto: Marcos Mendes/Agência Estado
Ao longo da história, o Palmeiras leva a melhor sobre o Corinthians no mata-mata. O retrospecto mostra que o Porco tem uma vantagem de 13 a 9.
3- Palmeiras x Corinthians como citação no cinema
O filme é “Boleiros – Era uma vez o futebol”. Lançado em 1998, o longa-metragem de Ugo Giorgetti faz uma referência épica ao clássico Palmeiras x Corinthians.
Na trama, o personagem Edil, interpretado por Lima Duarte, se vê elétrico com o dia de Derby. “A senhora não sabe o que é um Palmeiras x Corinthians”, frase dita no filme e reproduzida até hoje pelos torcedores.
Este fato curioso é uma prova do tamanho da popularidade que a rivalidade paulista tem. Um dos maiores clássicos do Brasil foi parar no cinema nacional.