Confira neste artigo quais são as principais ações que você deve colocar em prática para conseguir fidelizar clientes para a sua empresa!
Fidelizar clientes é um aspecto fundamental para qualquer empresa, afinal, ao fazer isso, a sua organização gera negócios contínuos, melhora a competitividade, reduz custos, aumenta a credibilidade, ganha promotores/defensores da marca e muito mais!
Porém, para obter esses e outros benefícios, não é do dia para noite…
Primeiro, é necessário trabalhar duro, de maneira eficiente. E segundo, é preciso colocar em prática algumas ações, das quais explicaremos para você a partir de agora!
Principais ações para fidelizar clientes
Conheça muito bem o seu público-alvo
Quem são os seus clientes? Homens? Mulheres? Qual a faixa etária deles? Qual a classe social? Quais são seus hábitos? Além disso, quais são suas dores, medos e problemas?
Conhecer muito bem o seu público-alvo é a primeira ação que você precisa dar atenção se quiser fidelizar clientes, afinal, assim a sua empresa conseguirá aplicar as melhores estratégias e usar abordagens mais assertivas e objetivas na hora de captá-los.
A sua empresa precisa conhecer muito bem quem é o público-alvo dela, para justamente compreender como gerar valor para ele e claro, mostrar como o seu produto/serviço resolverá a dor e as necessidades dele.
Se isso não for feito, é bem provável que a sua empresa tenha um grande esforço, mas um baixo retorno.
Ofereça um atendimento excepcional
De pouco adianta você ter um bom produto ou oferecer um serviço de qualidade, se o atendimento deixa a desejar.
O cliente pode até comprar um produto da sua empresa ou contratar um serviço, mas se o atendimento não for bem feito, ele dificilmente retornará.
Por isso, outra ação que você precisa considerar na busca pela fidelização de clientes é oferecer um atendimento excepcional – e isso vale tanto para lojas físicas, presenciais, quanto para lojas virtuais, e-commerces.
Tenha em mente que em qualquer ambiente que a sua empresa estiver, ela precisa proporcionar o melhor atendimento possível.
E isso quer dizer que, tanto você quanto os seus colaboradores, devem sempre ser educados, transparentes, respeitosos, empáticos, objetivos e ágeis na hora de realizar um atendimento.
É importante que vocês se coloquem no lugar do cliente, busquem entendê-lo e ajudá-lo da melhor maneira. Prestem bastante atenção no que ele diz ou reclama para vocês melhorarem.
Ser bem atendido é bom e todo mundo gosta.
Além disso, trabalhem muito bem o pós-venda. Não “esqueçam” o cliente após ele ter comprado algo ou ter contratado um serviço. Mostrem que a empresa se preocupa com a satisfação dele.
Foque na experiência do consumidor
Quando um cliente vai até a sua loja ou acessa o site da sua empresa, a experiência que ele tem é agradável e fluida ou há ruídos e problemas?
A experiência do consumidor é outro aspecto de suma importância para a sua empresa se preocupar.
Isso porque, se o cliente passa por situações problemáticas e de estresse ao comprar da sua marca, a tendência é que ele não volte tão cedo (se voltar).
Portanto, se você quer fidelizar clientes e ter verdadeiros embaixadores da sua marca, é essencial que a sua empresa foque na experiência do consumidor.
E para isso, é fundamental pensar em cada etapa do processo de compra e em cada detalhe que possa fazer a diferença para que o cliente escolha a sua empresa e não a concorrência.
A sua empresa precisa demonstrar ao cliente que ele é único, especial e importantíssimo para ela.
Não trate os consumidores apenas como “mais um”, se você quer fidelizar clientes.
Dê brindes personalizados
A sua empresa precisa construir valor na oferta e para isso, além se seguir os tópicos anteriores, é importante que ela invista, de maneira estratégica, em brindes personalizados, afinal, quem não gosta de um mimo?
Assim, ao fazer isso, você valoriza o seu cliente, oferece um atrativo a ele e, muitas vezes, se destaca dos concorrentes, pois os consumidores ganham mais do que em qualquer outro lugar.
E a boa notícia é que o mercado de brindes é amplo, então você pode escolher um ou mais itens que “conversem” com seu público-alvo.
Por exemplo, você pode investir em canecas, canetas, calendários, carregadores portáteis, cadernos para anotações, garrafinhas, squeezes, copos personalizados e muito mais! Vale a pena fazer uma pesquisa e analisar as opções disponíveis.
E como os brindes são personalizados, você pode customizá-los com algo que remeta a sua empresa. Por exemplo, se você der um bloquinho de anotação, você pode colocar o logo da sua empresa, o site dela ou qualquer outra informação.
Dessa forma, sempre que o cliente for utilizar o brinde em seu dia a dia, ele estará visualizando algo da sua marca e ela dificilmente cairá no esquecimento.
Agora, é importante ressaltar que você deve direcionar esta estratégia para os clientes certos, afinal, não dá para dar brindes para todo mundo, muitas vezes isso acaba sendo inviável. Portanto, planeje essa ação de maneira estratégica.
Peça feedbacks
Para fidelizar clientes, a sua empresa precisa atender (ou até mesmo superar) as expectativas que eles têm. E para saber se isso está acontecendo ou não, é de suma importância pedir feedbacks a eles.
Assim, a sua empresa demonstrará aos consumidores que está preocupada com a satisfação deles e, com base nos comentários, críticas, elogios e sugestões que fizerem, você poderá ir melhorando os processos, de modo a torná-los cada vez melhores e mais eficientes.
O follow-up é uma ótima maneira de medir o nível de satisfação dos consumidores, gerar valor e ver onde a sua empresa pode melhorar.
Ofereça produtos e/ou serviços de qualidade
Por fim, mas não menos importante, é fundamental que, além de seguir todas as dicas apresentadas neste artigo, a sua empresa ofereça produtos e/ou serviços que sejam realmente de qualidade.
Afinal, se isso não acontecer, o cliente dificilmente voltará a comprar ou contratar serviços dela, e todo o esforço poderá ir por água abaixo.
Portanto, ofereça produtos/serviços de qualidade, conheça muito bem o seu público-alvo, proporcione um atendimento excepcional, foque na experiência do consumidor, dê brindes aos clientes e peça feedbacks sempre que possível.
Dessa forma, você estará no caminho certo para conseguir atrair e, principalmente, fidelizar clientes!