Mais do que simples conversas entre colegas de trabalho, as fofocas podem ser grandes problemas para o ambiente e plano profissional
O RH é responsável por diversas ações de treinamento e desenvolvimento, endomarketing, comunicação e atividade para que o clima organizacional e engajamento sejam sempre positivos no ambiente de trabalho.
Porém, um problema que pode causar mal para indivíduos e grupos e que não está fora do ambiente de trabalho é a fofoca. Você sabe como lidar com a fofoca no trabalho e como não deixar que isso se torne um empecilho para seus planos? Confira!
A fofoca no ambiente de trabalho e na carreira
A fofoca produz efeitos negativos em diversos ambientes, mas dentro do trabalho ela pode ser ainda mais devastadora.
Seja para aqueles que são alvos ou para os que participam das conversas, as fofocas podem se tornar grandes prejudiciais e é preciso ter cuidado para que ela não atrapalhe sua carreira.
Esse tipo de conversa causa diversos problemas dentro do ambiente e para o perfil profissional. Listamos alguns pontos de atenção!
Causa conflitos e problemas de convivência
A partir do momento que uma fofoca é plantada, seja a respeito de uma pessoa ou de processos da organização, com fundamento ou não, há grande possibilidade de conflitos entre os envolvidos.
A fofoca causa burburinhos em diversos setores e é gerado o famoso “telefone sem fio”, fazendo com que cada pessoa saiba uma parte diferente da história e criem a cada momento novas versões do boato.
Quem está direta ou indiretamente envolvido nessas fofocas são atingidos e aumentam conflitos internos, discussões e problemas de convivência.
Prejudica a imagem do colaborador
De uma forma ou de outra, as fofocas sempre chegam aos gestores e RH e, em muitas situações, elas são investigadas para que sejam resolvidas o mais rápido possível.
Sendo assim, ao notar recorrência nesse tipo de situação e ao identificar sempre as mesmas pessoas envolvidas nos boatos, há grande prejuízo na imagem dos fofoqueiros perante os superiores.
Colaboradores que propagam fofocas e contribuem para o clima organizacional negativo não são vistos com bons olhos e ficam marcados dentro das empresas, podendo gerar demissões e até mesmo justa causa em casos mais graves.
Atrapalha a reputação e relação com colegas
Existem dois tipos de fofoqueiros, aqueles que de fato fazem os comentários e fofocas e os outros que ouvem e são condizentes com tudo. Ambos contam com reputação negativa e não são confiáveis perante a empresa e colegas de trabalho.
A fofoca não é apenas uma brincadeira, mas sim um problema sério e estar em qualquer um dos perfis ou posições de fofoqueiro é um grande erro para o profissional.
Além disso, ao estar dentro de fofocas, os colegas pensarão duas vezes antes de falar com você, prejudicando suas relações de trabalho e colaboração entre todos.
Atrapalha a produtividade
A fofoca vai além de conversas nos almoços, corredores e momentos de pausa e ela afeta o bom andamento do trabalho. Isso acontece pois os envolvidos querem saber mais sobre as novidades e perdem seu tempo falando sobre o tema.
Os boatos espalhados em pleno horário de expediente prejudicam a atenção das pessoas em seu trabalho, causando queda de produtividade e qualidade.
Esse tipo de problema durante o ambiente e horário de trabalho te tira do foco e de resultados e faz com que a carreira fique estagnada.
Os efeitos da fofoca podem ser realmente devastadores e, mesmo que os comentários sobre outros parecem tentadores, é importante ficar o mais longe possível dos comentários maldosos e não compactuar com esse tipo de conversa.
Ter amizades e conversas no trabalho é diferente de se envolver com situações de fofoca. Para isso, é importante ter momentos leves, mas sem deixar de focar em suas atividades e, principalmente, em sua carreira.
Respeite a organização e seus colegas e tenha bom senso ao lidar com todos em seu ambiente. Mais do que isso, é importante ajudar a incentivar o respeito coletivo e fazer com que esse seja um valor essencial dentro da organização.
Como você lida com fofocas em seu ambiente de trabalho? Elas já te prejudicaram de alguma forma? Aproveite que você sabe mais sobre seus impactos negativos e fique o mais longe possível dessas conversas!