Você costuma fazer follow-up por e-mail com seus leads? Você sabe o que é follow-up? Neste texto vamos dar dicas valiosas sobre essa estratégia.
Então, se queres entender as dicas mais importantes relacionadas ao assunto, continue a leitura, ao terminar de ler este texto você estará preparado para aumentar o seu desempenho em vendas.
Acompanhar de perto seus clientes, estar sempre em contato e manter o relacionamento vivo é um dos segredos de como fidelizar clientes.
E, hoje, existem diversos canais para se conectar com eles, do telefone e mídias sociais, passando por chats e tantos outros recursos, como o tradicional e-mail.
Nesse contexto, o e-mail é uma das ferramentas aliadas dos vendedores. O bom uso dele durante a condução do processo comercial permite que se aproveite melhor as oportunidades de negócio e aumente as vendas.
Para isso, é importante saber como executar o follow-up de vendas por e-mail. Nos parágrafos a seguir deste artigo, você vai entender melhor o que é e qual a importância do follow-up.
Além disso, vamos mostrar também 8 dicas essenciais de como aplicar essa estratégia de forma eficaz e alavancar seu desempenho comercial:
- Conheça o seu destinatário e as necessidades dele;
- Sempre se identifique nos e-mails;
- Demonstre empatia nos e-mails;
- Identifique os decisores de compra;
- Ofereça valor em seus e-mails;
- Preze pela objetividade;
- Chame a atenção no assunto do e-mail;
- Estabeleça a data para resposta.
- Dica bônus
O que é follow-up por e-mail?
Traduzindo livremente, “follow-up” significa “dar prosseguimento”.
Em se tratando de vendas, o follow-up se refere a uma estratégia em que o vendedor realiza uma série de contatos com um lead a fim de dar continuidade ao processo comercial e conduzi-lo ao fechamento da venda.
Há também o follow-up que é feito no pós-vendas e que tem como objetivo estreitar o relacionamento com o cliente e garantir que ele tenha uma boa experiência com a solução que ele adquiriu recentemente.
Esse contato do follow-up pode ser feito por meio de diferentes canais, inclusive por e-mail.
No follow-up por e-mail, busca-se educar o lead a respeito do problema que ele enfrenta, explicar os benefícios que a solução oferecida pode trazer para ele, esclarecer dúvidas e convencê-lo a fechar negócio.
Por que o follow-up por e-mail é importante?
O follow-up por e-mail é importante para que se consiga desenvolver um relacionamento de confiança com o lead. Assim, ele tende a se sentir mais à vontade para fechar uma compra.
Com uma estratégia de follow-up por e-mail bem estruturada, consegue-se aproveitar melhor as oportunidades de venda e impulsionar de maneira significativa o desempenho comercial.
9 dicas de como fazer follow-up por e-mail
Para que você seja bem sucedido ao fazer follow-up por e-mail, existem algumas boas práticas que devem ser incorporadas a essa estratégia de vendas. Veja a seguir quais são elas.
1 – Conheça o seu destinatário e as necessidades dele
Ao enviar um e-mail de follow-up, é imprescindível que você tenha um sólido conhecimento sobre as principais dores, necessidades e expectativas do seu destinatário.
Assim, você poderá personalizar as mensagens e mostrar como seu produto ou serviço pode ajudar o potencial cliente.
2 – Sempre se identifique nos e-mails
É fundamental que em todo e-mail de follow-up você se identifique e lembre o lead dos tópicos que foram abordados em interações anteriores. Um e-mail bem identificado tem mais chances de ser aberto e respondido.
3 – Demonstre empatia nos e-mails
Procure mostrar para o lead que você compreende os problemas que ele vem enfrentando. Tente se colocar no lugar deles.
4 – Identifique os decisores de compra
O e-mail de follow-up deve ser enviado para aqueles que têm poder de decisão de compra na empresa com a qual você quer fechar negócio.
5 – Ofereça valor em seus e-mails
É sempre importante que o follow-up por e-mail seja capaz de agregar valor para o lead em cada nova interação. Você pode, por exemplo, compartilhar conteúdos informativos, mostrar cases de outros clientes que já aderiram à sua solução, oferecer período de free trial etc.
6 – Preze pela objetividade
Um e-mail de follow-up precisa ir direto ao ponto. A mensagem deve ser comunicada de maneira clara e concisa. Evite que o seu e-mail tenha mais de 10 linhas.
7 – Chame a atenção no assunto do e-mail
O assunto dos e-mail deve ser capaz de despertar a curiosidade do destinatário e instigá-lo a abrir o e-mail. Utilize uma frase curta e com palavras que chamem a atenção do lead.
8 – Estabeleça a data para resposta
Ao final de cada e-mail, defina uma data para que o lead possa te responder. Caso ele não te responda, você já terá uma data para enviar o próximo e-mail de follow-up.
Dica bônus
Para organizar melhor a sua estratégia de follow-up, invista em uma ferramenta de CRM, ou use pelo menos um crm grátis.
Esse tipo de solução tecnológica permite que você automatize o disparo de e-mails e faça uma melhor gestão do histórico de interações com os leads.
Veja mais dicas de como aplicar essa técnica em outros canais, confira este infográfico do Agendor:
E aí, o que você achou das nossas dicas? Conte aqui nos comentários e caso tenha alguma dica, fique à vontade para deixá-la nos comentários.
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Este artigo sobre, foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.