Quer inovar no mercado e empreender em áreas pouco concorridas? Então confira o nosso texto a seguir e saiba como!
Se você está em busca de novas oportunidades para empreender, mas quer fugir do senso comum e se destacar, saiba que esse texto foi criado especialmente para ajudá-lo. Isso porque nem sempre os negócios mais populares são as únicas opções de sucesso.
Dessa forma, existem diversas opções de empreendimento que estão fora do radar e oferecem ótimas oportunidades de crescimento e sucesso. Assim, criamos esse guia para falar sobre as 5 formas de empreender que estão fora do radar.
Então, se você quer conhecê-las e encontrar um modelo de empreendimento para se destacar da maioria, continue conosco na leitura do nosso texto e fique por dentro de tudo que preparamos.
O que está em alta para empreender 2023?
Em 2023, existem algumas tendências de negócios que estão em alta e oferecem uma boa lucratividade para os empreendedores que se arriscam nelas. Esses negócios são bastantes simples e o seu modelo é muito conhecido.
Entre os negócios que estão em alta para empreender em 2023, podemos citar:
- Alimentação vegana
- Loja de roupas
- Artesanato personalizado
- Franquias
- Lojas virtuais
- Venda de infoprodutos
Embora sejam negócios em alta, eles acabam se tornando bastante populares e pouco inovadores. Sendo assim, se você quer algo que está fora do radar, precisa pesquisar um pouco mais e ler o tópico abaixo!
5 formas de empreender que estão fora do radar
A partir de agora iremos falar sobre as 5 formas de empreender que estão fora do radar. Lembrando que cada um dos modelos de negócio que iremos explorar são pouco conhecidos, ou seja, a concorrência é pequena.
Então, confira abaixo cada uma das formas de empreender que estão fora do radar:
1- Economia colaborativa
A economia colaborativa é uma forma de empreender que está ganhando bastante destaque. Pois, esse modelo de negócio consiste na ideia de compartilhar os conhecimentos, habilidades e recursos.
Dessa forma, você pode trabalhar com o aluguel de espaços na sua casa, o compartilhamento de ferramentas, caronas compartilhadas e até mesmo serviços como freelancer.
Para tanto, é necessário identificar as necessidades da comunidade em que você pertence e pensar em formas de solucionar essas necessidades e promover a colaboração e o crescimento conjunto.
2- Negócios sustentáveis
Os negócios sustentáveis são aqueles que não estão focados apenas no lucro, mas também possuem uma preocupação com os impactos ambientais e sociais. Esse modelo de negócio é valorizado e bem aceito pela comunidade.
Sendo assim, você pode explorar um negócio que tenha pouco impacto ambiental e ao mesmo tempo promova a responsabilidade social. Algumas ideias de negócios nessa área são a venda de alimentos orgânicos e a produção de produtos eco-friendly.
Todo e qualquer negócio que se preocupe com o meio ambiente e com a sociedade em que está inserido costuma despertar a preferência dos consumidores conscientes.
3- Negócios digitais
Com o avanço da tecnologia, empreender no mundo digital se tornou uma opção cada vez mais viável e promissora. Sendo assim, você pode criar um negócio online, seja uma loja virtual, um blog, um canal no YouTube ou um serviço de consultoria.
Essas plataformas digitais permitem que você ganhe dinheiro monetizando o conteúdo ou vendendo publicidade, ou seja, divulgando produtos e recebendo pela sua divulgação.
Existe também a opção de trabalhar com corretoras online, criptomoedas grátis, mercado de investimentos e muito mais.
Portanto, as possibilidades são vastas e o alcance é global. Logo, invista em marketing digital para promover sua marca e alcançar seu público-alvo. Além disso, esteja sempre atualizado sobre as tendências do mercado digital e aproveite as ferramentas disponíveis para impulsionar seu negócio na internet.
4- Mercado nichado
Mais uma excelente forma de empreender pouco explorada consiste em identificar determinados mercados bichados, ou seja, mercados com produtos e clientes bastante específicos, como o mercado de carros de luxo.
Ao identificar esse mercado, você pode se tornar um especialista e começar a trabalhar com ele. Então, faça pesquisas e busque a maior quantidade de conhecimento possível para se tornar uma autoridade nesse mercado.
Para ilustrar, você pode criar uma loja online que venda apenas produtos plus size, ao invés de vender todos os tipos de roupa. Além disso, se você é do segmento de alimentação, pode trabalhar apenas com xis salada caseiro.
Assim, ao invés de competir com a grande maioria, você reduz a quantidade de concorrentes, ao passo que também se torna uma autoridade no assunto.
5- Negócios sociais
Os negócios sociais têm como objetivo principal gerar impacto positivo na sociedade. Assim sendo, eles combinam o empreendedorismo com a responsabilidade social, buscando soluções para problemas sociais e ambientais.
Dessa forma, você pode criar um negócio social que ofereça oportunidades de trabalho para comunidades desfavorecidas, promova a inclusão social ou contribua para a preservação do meio ambiente.
Além de ser uma forma de empreender, os negócios sociais também podem atrair o apoio de investidores e parceiros que compartilham dos mesmos valores.
Para ilustrar esse modelo de negócio, imagine que você trabalha com turismo na Bahia. Essa região é bastante procurada por turistas que fazem os mais diversos passeios e consomem serviços variados, como o catamarã para Morro de São Paulo.
Então, ao montar o seu empreendimento que oferece serviço de catamarã, você pode aproveitar e contratar apenas pessoas locais da comunidade para ajudá-lo. Logo, além de promover o desenvolvimento social, você irá ajudar na economia da região.
Conclusão
No texto de hoje, exploramos cinco formas de empreender que estão fora do radar e podem oferecer grandes oportunidades de sucesso.
Entre eles, temos a economia colaborativa, os negócios sustentáveis, os negócios digitais, o mercado nichado e os negócios sociais, que são alternativas inovadoras e permitem que você se destaque no mercado e crie negócios com propósito.
Portanto, aproveite cada uma das nossas sugestões e comece já um novo empreendimento, de modo não apenas lucrar, mas promover mudanças sociais com impacto positivo na vida das pessoas!