Em qualquer ramo de atuação, existem características básicas e desafios diários no empreendedorismo. No setor de saúde isso não seria diferente. A gestão de clínica de saúde também conta com suas particularidades.
Para isso, quem assume o papel de gestor deve se preocupar com os problemas que podem acontecer nesse percurso. De modo geral, a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo e contar com soluções healthcare será um diferencial.
Preparamos este conteúdo para que você saiba como a gestão de clínica de saúde interfere na experiência do paciente. Boa leitura!
Gestão de clínica de saúde: os desafios a serem superados
A gestão de clínica de saúde precisa ser totalmente eficiente. É muito comum encontrarmos muitas demandas e fluxos de pacientes.
Somado a isso, caso não haja sistemas digitais capazes de ajudar no funcionamento dos processos, provavelmente os profissionais ficarão sobrecarregados. Isso afeta o bem-estar dos profissionais e a qualidade do atendimento.
Posto isso, veja a seguir quais desafios devem ser superados na sua clínica médica.
Controle da agenda dos profissionais
Em clínicas nas quais a agenda está sempre lotada, atrasos nos procedimentos e consultas marcadas é algo bem comum. Esse é um grande problema, capaz de colocar em xeque a reputação e qualidade dos seus serviços.
Por isso, é importante apostar em ferramentas que ajudem a ajustar a demanda conforme a capacidade de atendimento.
Uma estratégia interessante é contar com o agendamento on-line e ter um controle digital e unificado. Tudo isso agiliza o processo de marcação de consultas e pode evitar que os pacientes faltem.
Aliás, já existem sistemas que enviam mensagens ou e-mails para lembrá-los sobre horário e data da consulta. Essa estratégia é bem simples, mas muito efetiva e ajuda a organizar os atendimentos.
Garantir um atendimento humanizado
A gestão de clínicas de saúde não pode se basear somente em números. A qualidade do atendimento também deve ser um diferencial.
Contudo, com a falta de tempo e vários processos para cuidar, disponibilizar um atendimento humanizado pode ser um grande desafio. Nesse cenário, a tecnologia faz a diferença.
Soluções eficientes melhoram a experiência do paciente. Além disso, os recursos certos facilitam a comunicação entre médico e paciente, garantindo que seja respeitosa, assertiva e adequada.
Quando o atendimento na ponta é rápido e eficaz, tudo flui melhor. Em outras palavras, o sistema cuida de certas atividades e libera a equipe para oferecer o cuidado e atenção que os pacientes merecem.
Admissão de pacientes eficiente
Quem nunca precisou lidar com uma clínica cheia? É inevitável passar por momentos assim, especialmente em alguns horários e dias da semana.
Momentos críticos podem desencadear grandes filas de espera, tornando a admissão dos pacientes um grande desafio para os gestores. Porém, tudo isso pode ser evitado!
A tecnologia é uma aliada e consegue entregar ferramentas que agilizam os processos. Em síntese, você tira da mão de pessoas essas ações meramente burocráticas e entrega a um sistema moderno e eficaz.
Dessa forma, a utilização de totens de autoatendimento, confirmações virtuais e envios de documentos on-line podem otimizar processos. Esses são mecanismos que também reduzem a espera no atendimento, tornando o processo de admissão mais eficiente.
Falhas na comunicação entre setores
Outro gargalo muito comum é a falha de comunicação entre setores. Esse é um ponto importante para a gestão de clínica de saúde e merece total atenção.
Em geral, o problema é provocado por processos e sistemas antigos. Eles favorecem a existência de falhas e erros, além de causarem muita insatisfação aos pacientes.
Aliás, não é incomum que os próprios pacientes precisem tomar uma atitude para solucionar os contratempos e a falta de integração entre setores de uma mesma clínica ou hospital.
No mundo atual, esses tipos de falhas são inadmissíveis. Por isso, o investimento em tecnologia, juntamente com a revisão de processos, é o primeiro passo para conquistar um fluxo de trabalho harmônico e integrado.
Essas são as medidas mais eficazes para quem deseja compreender o modo como os dados circulam, quais são importantes e onde o problema acontece. Fazendo isso, fica mais fácil aplicar melhorias na comunicação.
Por que a experiência do paciente é tão importante
A experiência do paciente auxilia na gestão hospitalar. Afinal, quando ela demonstra à organização os pontos positivos e negativos do atendimento e do tratamento médico, ajuda a identificar tudo que precisa ser mudado.
A consequência disso é uma melhor gestão de clínica de saúde. Lembrando que a opinião positiva do paciente deve ser o termômetro de qualquer instituição da área,
Quando o paciente recebe um atendimento humanizado, no tempo certo e de qualidade, consegue evoluir melhor. A adesão ao tratamento é muito melhor e o clima organizacional se torna mais harmônico e prazeroso.
Vale dizer que a confiança nos profissionais e a percepção de respeito são fatores que melhoram a reputação de qualquer clínica. Portanto, não há dúvidas de que a experiência do paciente importa!
Como a tecnologia pode transformar a gestão de clínicas de saúde
Tanto o agendamento e o pronto atendimento quanto às etapas pré-analíticas, analíticas e de pós-atendimento precisam ser alicerçadas e organizadas com tecnologias eficazes.
Isso vai melhorar a produtividade dos colaboradores e evitará falhas. Esse processo também contribui para uma imagem positiva da clínica de saúde e reflete em sua capacidade de atrair novos pacientes.
Um fator primordial nesse sentido é a integração das soluções utilizadas pela clínica. Em muitas unidades, é comum o uso de vários softwares: um erro capaz de gerar desperdício de tempo e baixa produtividade.
A utilização de sistemas integrados e centralizados, que disponibilizam dados em tempo real aos gestores, ajuda a superar muitas falhas. Com isso, é possível diminuir as queixas dos pacientes com atrasos e filas, por exemplo.
Conclusão
Diante do exposto, podemos afirmar que a tecnologia simplifica a gestão da clínica de saúde. Afinal, ela pode tornar os processos mais simples, rápidos e livres de erros.
É vital que os gestores entendam sua importância, principalmente quando falamos em garantir uma melhor experiência aos pacientes. Isso porque, teremos processos funcionando de forma certa e no tempo adequado.