Se você está começando no mercado de marketing digital imagina que, dentre muitas ferramentas existentes, alguma deve ser indispensável para suas estratégias. E, dentre essas indispensáveis está o Google Ads, ferramenta que ajudará sua empresa, não importa o tamanho, a se posicionar na internet.

Preparamos abaixo um conteúdo para fazer você conhecer melhor o que ela te oferece e porque te ajudará a criar campanhas de sucesso.

O que é o Google Ads?

Ferramenta de pesquisas do gigante das buscas, o Google, ela oferece a você a oportunidade de investir nos famosos links patrocinados e conectar sua empresa ou negócio com o consumidor, de forma simples e precisa.

Sabe quando você entra no Google para buscar algo e nos resultados aparecem alguns com o nome “link patrocinado”. Então, esses são pagos e gerenciados pela ferramenta Google Ads.

Mas, se o seu objetivo é aumentar suas vendas, conhecer apenas o significado da ferramenta não será o suficiente. Por isso vamos mostrar como ela funciona.

Tipos de anúncios

Conheça os tipos de anúncios disponíveis na plataforma: 

Anúncio de busca

Esse é o tipo mais comum de acharmos nas buscas do Google. Eles aparecem logo no início da busca do usuário, antes do resultado orgânico, e são identificados com uma marcação de  “anúncio”.

Alguns fatores são considerados pelo Google para a escolha do anúncio que aparecerá primeiro, conforme listamos abaixo:

Segmentação – O anúncio é exibido conforme a região geográfica escolhida;

Palavras-chave – Termo de busca escolhido para o anúncio;

Relevância dos anúncios – O tema do anúncio está de acordo com a palavra-chave escolhida;

Landing Page – a relevância pela qual as páginas de destino dos anúncios tem para os usuários;

Taxas de conversão – o quão relevante os anúncios são para os usuários, indicado pela quantidade de ações dos mesmos nas páginas de destino;

Lance – quem escolheu um Custo por Clique (CPC) maior que a concorrência leva uma vantagem maior; 

Índice de Qualidade: índice que mantém a dependência dos demais fatores listados acima.

Anúncio Display

Esses anúncios são veiculados em posts e aparecem em qualquer lugar da página.

Sua distribuição é baseada em alguns fatores que dizem respeito principalmente ao que for relevante ao usuário. Alguns dos critérios que o Google leva em consideração para a exibição dos displays são: palavra-chave, canais, remarketing e tópico. 

Google Shopping

Tipo de campanha recomendada para o empreendedor que possui uma loja online, ajudando no aumento de tráfego e geração de leads de qualidade.

Anúncio em vídeo

Formato de anúncio que disponibiliza publicidades no YouTube e em outras redes display do Google.

Lembre-se, da mesma forma que você está pensando em anunciar nesse tipo de plataforma o seu concorrente também estará. Por conta disso, separamos algumas informações básicas para que você aprenda a utilizar a plataforma da melhor maneira possível.

Primeiramente saiba que quanto maior o valor investido no CPC maior será a exibição dos seus anúncios. Mas além disso o Google define a sua posição nas buscas de acordo com uma classificação, chamada de Ad Rank.

O Ad Rank é a métrica que o Google utiliza e com base nela determina a ordenação dos anúncios nos resultados de pesquisa. 

O investimento no CPC será somente 1 dos 5 fatores que determinarão os cálculos da classificação do seu anúncio.

Caso você escolha o valor máximo e a forma automática para o Google gerenciar, a plataforma irá escolher um valor que esteja no seu orçamento e assim tentar aumentar o número de cliques.

Além do CPC a ferramenta dispõe de uma outra opção, conhecida como CPM, que você pagará a cada 1000 exibições dos seus anúncios. Essa opção não depende do clique do usuário, mas somente de sua exibição ao mesmo.

Através do Ad Rank e do lance, o Google fará a comparação dos seus anúncios com o da concorrência, exibindo assim apenas o link patrocinado que for mais relevante aos usuários.

Esse cálculo será refeito pelo Google a cada vez que um usuário fizer a procura, dessa forma a plataforma poderá apresentar um novo resultado ao usuário seguinte.

Esperamos que com essas informações e dicas você tenha compreendido melhor como funciona e qual o benefício em utilizar o Google Ads. Aproveite agora mesmo e faça um anúncio!

Share.