Você verá a seguir algumas dicas de como afinar guitarra, e o princípio é o mesmo para a maior parte dos instrumentos de corda. Tendo em vista que este é o primeiro desafio para aqueles que estão começando agora.
Você pode tentar o quanto quiser mas, se sua guitarra estiver desafinada, você não conseguirá reproduzir perfeitamente os acordes desejados. A seguir veremos algumas noções de como afinar violão ou guitarra usando ou não um afinador.
Desse modo, poderá identificar notas de suas cordas mantendo assim sua afinação por muito mais tempo. É importante, principalmente para você que está aprendendo agora, ter uma prática constante para o aperfeiçoamento.
Como afinar guitarra de modo simples
Antes de tudo, iremos iniciar com algumas noções básicas. Para o manuseio da afinação você deve saber que tal ato é feito através de pinos, estes que por sua vez lhe proporcionarão encontrar os tons da afinação escolhida.
Estes pinos, ficam no cabeçote da guitarra, e para conseguir chegar a sua afinação deve-se atentar a sua movimentação como por exemplo: se você deseja aumentar o tom você deve apertar as cordas, já se deseja baixar e deixá-los mais graves deve-se afrouxar elas.
Você deve se atentar também, na frequência em que se afina sua guitarra. Geralmente é comum que guitarristas afinam apenas quando vão utilizá-las. Há quem diga que ao guardar suas guitarras com as cordas frouxas elas possam durar mais.
Dependendo de seu repertório escolhido, seja para a prática ou para uma apresentação, algumas vezes é bem comum trocar uma afinação ou, apenas para que ela se mantenha afinada, afinal, é normal ela ‘voltar’ deixando sua afinação em tom bemol. Um exemplo disto seria você executar os acordes perfeitamente e as notas não soarem como o desejado.
Métodos de como afinar sua guitarra
Existem alguns meios que você pode utilizar que irão te ajudar neste início de percurso. Com a tecnologia, surgiram aplicativos que possibilitam tal facilidade para seus usuários podendo assim afinar sua guitarra de forma mais rápida.
Dentre estes apps de afinação, você tem aqueles de grande referências como o Cifra Club, que além de te ajudar com afinações em geral também fornece tablaturas e cifras para seu aprendizado. Quanto a estes aplicativos de afinar guitarra, temos o cromático e externos como é o caso do diapasão.
Afinadores cromáticos
Os aplicativos que contam com o modo de afinação cromático, geralmente é uma ótima escolha para aqueles que estão iniciando, pois há uma melhor precisão nos tons. Você pode baixar estes aplicativos em seu smartphone facilitando o uso, mas também temos a opção do afinador eletrônico, onde você utiliza colocando no cabeçote da guitarra.
A versatilidade desses afinadores é que, você pode usá-los em guitarras elétricas quanto em acústicas, isso serve para violões e contrabaixos também, isso se estiver usando a afinação padrão de A, que seriam: E, B, G, D, A, E. Lembrando que se deve começar a contar sempre pela corda mais aguda.
Caso precise de afinações específicas como por exemplo a DADGAD você pode ajustar dentro do próprio aplicativo, ou mesmo apenas seguir normalmente, embora possa ser um pouco mais difícil já que não é uma afinação padrão você conseguirá obter o resultado esperado.
Bom, você deve estar se perguntando como chegar então na afinação padrão, isso é bastante simples na verdade. A esta altura você já deve conhecer as notas naturais, são elas C (Dó) D (Ré) E (Mi) F (Fá) G (Sol) A (Lá) e B (Si).
A Afinação padrão é baseada no tom de A, sendo assim a primeira corda (mais aguda) seria E, a segunda B, a terceira G, a quarta D, a quinta A e a sexta corda e mais grave é E novamente, e esse é o melhor modo de como afinar guitarra.