A endometriose é uma das doenças que mais afetam mulheres em seu período reprodutivos, e suas consequências se não tratadas, podem comprometer a saúde da mulher.
Diante disso, todo o cuidado é pouco quando o assunto é ir ao ginecologista, pois é através de exames que consegue detectar a presença da doença.
Independente da idade, a doença afeta de uma entre seis mulheres que menstruam regularmente, e este é um fator que assusta por sua grande predominância em um número mínimo de mulheres.
Neste sentido, conhecer os sintomas e detectar a doença com antecedência pode garantir um tratamento específico e um alívio dos desconfortos que a doença pode causar na paciente.
Se você quer saber um pouco mais sobre as características dos sintomas e tipos de tratamentos para endometriose, acompanhe as informações que separamos logo abaixo neste post.
Quais os principais sintomas da endometriose?
Um dos principais sintomas que caracterizam a endometriose são as fortes dores abdominais, mais conhecidas como cólicas menstruais.
As cólicas são dores comuns neste período, mas o que difere de uma normalidade é a intensidade e frequência que provoca a dor.
Outros sintomas como dores durante a relação sexual, ao evacuar na hora de ao banheiro ou urinar também são indicativos da doença, principalmente se estiverem acontecendo no período menstrual.
A diarreia e constipações intestinais causam desconfortos e podem ser confundidas com sintomas normais do período menstrual, porém, se esse efeito nunca aconteceu pode se tornar mais um indicativo para endometriose.
Já as mulheres que fizeram cesárea, um dos sintomas são os nódulos na região abdominal, que causa dor durante a menstruação.
No entanto, aquelas mulheres que não tiveram filhos por cesárea também podem perceber uma protuberância na região do umbigo, que deve ser verificada com seu médico.
Como identificar e diagnosticar a doença de forma precisa?
Para todo diagnóstico, é preciso tirar todas as dúvidas quanto às doenças, sendo preciso levar em consideração todos os sintomas.
Conte com uma clínica conceituada como o site da Humanize Diagnósticos, que proporciona tanto o diagnóstico da doença, como também o tratamento adequado.
Dessa forma, em consulta com um médico especialista ele irá solicitar uma bateria de exames para trazer um diagnóstico mais preciso.
Entre os exames solicitados estão o ultrassom transvaginais, ressonância magnética e toque vaginal.
Como no diagnóstico de câncer , a endometriose pode ser encontrada em vários locais do corpo, incluindo bexiga e intestino.
Quais os tipos de tratamentos que são oferecidos?
O tratamento da endometriose vai depender muito da gravidade da doença e frequência dos sintomas, idade da paciente e se a mulher deseja ter filhos, pois uma das consequências mais graves é a infertilidade.
Desse modo, existem tratamentos dos sintomas com medicamentos e hormônios capazes de diminuir os desconfortos da doença.
Por fim, a cirurgia de endometriose promete tratar as lesões, retirando os focos causados pela doença, sendo este métodos conhecido como laparoscopia.
Cuidar da saúde da mulher é um ato de valorização da vida, por isso, consulte sempre seu ginecologista e faça os exames necessários para descartar qualquer diagnóstico de doenças como a endometriose.